fbpx
breaking news New

Misoginia em artigo derruba jornalista cervejeiro nos EUA

misoginia cerveja
Publisher de rede de jornais que cobre o mercado cervejeiro nos EUA foi forçado a se retirar por conta de artigo misógino

No Brasil e fora dele, grandes mulheres sommeliers, mestres cervejeiras, pesquisadoras e apreciadoras de cerveja ocupam paulatina e merecidamente seu espaço no ambiente cervejeiro, historicamente concebido como “lugar de homem”. Mas mesmo com quase um quinto do século XXI ficando para trás, vira e mexe a misoginia volta a dar as caras no universo cervejeiro. Nessa semana Bill Metzger, jornalista norte-americano do setor, superou as expectativas publicando uma dose considerável de misoginia em um artigo, o que não lhe deu alternativa se não “pedir para sair”.

O artigo foi escrito em primeira pessoa pelo publisher do impresso Great Lakes Brewing News, de Buffalo, parte da rede Brewing News, no começo dasemana. Ele se propunha a debater cerveja escocesa e seus barris de madeira. No entanto, descambou para misoginia e afirmações grosseiras em relação às mulheres.

“Na era do #metoo, o pêndulo balançou para muito longe. Um movimento mais agressivo e a carreira de um homem pode descarrilhar. Eu sinto as paredes se fechando em volta de mim, meu espaço para me mechar se esvaindo. Meus instintos de levar para a cama toda mulher que eu vejo estão se reduzindo de um tamanho ‘king size’ para o de um berço”, escreveu Metzger, referindo-se ao movimento contra abuso e assédio sexual principalmente no ambiente de trabalho, iniciado por atrizes de Hollywood.

O texto não parou por aí. Ainda afirma que “as regras de hoje põem os homens em uma espécie de programa de reeducação feminazi”. Sugere ainda que mulheres precisam de uma dose alta de álcool para “superar as restrições sociais impostas a seu eu primitivo”. Em seguida, continua como uma espécie de diário de viagem com observações relacionadas à cerveja e companheiros de jornada.

O texto caiu como uma bomba para a comunidade cervejeira norte-americana. Em dias, uma avalanche de críticas ao texto pipocou na internet e dentre a imprensa especializada.

Não colou
Jornal e jornalista correram para se retratar via Facebook. O argumento, no entanto, foi de que o texto seria narrado por um personagem ficcional e se pretendia irônico ao fazer justamente o oposto do que é acusado: criticar a misoginia e o machismo no ambiente cervejeiro por meio de uma “simples paródia de uma atitude repugnante que vejo frequentemente”. Não colou.

Como forma de reação, ao menos seis cervejarias retiraram os anúncios do jornal dirigido por Metzger, participantes se retiraram do National IPA Championship, promovido pela companhia.

E não para por aí: um jornalista se demitiu publicamente, três publicações do grupo (Yankee Brew NewsMid- Atlantic Brewing News and American Brewer), anunciaram que vão passar a operar independentemente e Metzger concordou em abrir mão de sua cota de 50% da companhia. Foi uma besteira facilmente evitável e extremamente cara – como deve ser.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password