fbpx
breaking news New

Growlers se consolidam no setor: veja diferenças entre PET, vidro, cerâmica e inox

Growlers têm tipos variados, assim como ocasiões para seu consumo pelo público cervejeiro

Seja de PET, vidro, cerâmica ou inox, os growlers conseguiram consolidar seu espaço no segmento da cerveja artesanal. Depois da ascensão provocada pela alta do delivery nos momentos mais graves da pandemia do coronavírus, esse tipo de embalagem se firmou como uma interessante alternativa para o consumidor.

E os motivos, na visão de especialistas, são muitos. Afinal, se trata de um produto barato, leve, resistente, reciclável, versátil e de fácil personalização. Com isso, ainda que sem as restrições provocadas pela crise sanitária, o consumidor tem incluído o growler em suas rotinas.

Assim, um profissional, por exemplo, em um dia quente e ensolarado, pode, na saída do seu trabalho, parar em uma loja que vende a cerveja que ele gosta. Mas não podendo degustá-la naquele momento, o consumidor a leva em um growler para a sua residência, conseguindo ter acesso a uma cerveja fresca, mesmo sem permanecer no estabelecimento. “Ele compra sua cerveja fresca e gelada, recém tirada do barril e sai contente para saboreá-la no conforto do seu lar”, diz Helton Aguiar, diretor da Meu Garrafão.

Por outro lado, uma cerveja envasada em um growler pode ser uma boa forma de presentear um amigo ou um familiar. O executivo da Meu Garrafão cita o exemplo de um fã de Star Wars e de cervejas artesanais para destacar a facilidade de personalização desse tipo de embalagem.

“Imagine que uma pessoa lembra que o amigo aniversariante adentrou recentemente no mundo das cervejas artesanais, provando, sempre que pode, estilos novos da bebida. E ele teve uma ideia! Foi pesquisar se tem algo que una cerveja artesanal e Star Wars. Deu alguns poucos cliques e voilá! Ele achou um growler muito divertido que remete aos filmes, com a frase cômica: ‘may the beer be with you’. Em tradução direta, seria algo como ‘que a cerveja esteja com você’, uma paródia com a clássica frase dos filmes de Star Wars que diz: Que a Força Esteja Com Você!’”, exemplifica Aguiar.

Assim, independentemente da ocasião, o executivo da Meu Garrafão enxerga grande potencial para os growlers continuarem tendo relevância no mercado.

Publicidade

“Independentemente do tipo de growler, a tendência é o consumidor levar cada vez mais a cerveja fresca para casa, para festas com os amigos, ou para outro lugar que ele queira ir, desde que seja aquela cerveja especial que ele tanto queria, mas não vai encontrar na prateleira do supermercado”, afirma.

Leia também – Brasil Beer Cup cria categoria para cervejas com ingredientes nacionais

Assim, pensando nas diversas alternativas de growlers presentes no mercado, o Guia apresenta as características dos diferentes tipos dessa embalagem:

Growlers PET
Os growlers PET são, em geral, garrafas PET adaptadas. Em geral na cor âmbar, tem uma tampa com vedante que possibilita manter a bebida carbonatada. Muitas vezes, tem uma charmosa alça de dois dedos para facilitar o transporte.

Growlers de vidro
Os growlers de vidro podem ter tampa de rosca ou a flip top, que nada mais é do que uma tampa que fecha hermeticamente o recipiente. Os growlers de vidro são muito queridos pelos fãs de cerveja artesanal, pois podem ser personalizados com cores vivas e retêm o gás da bebida por bastante tempo.

Growlers de cerâmica 
Os growlers de cerâmica têm características similares aos de vidro, porém com diferenciais importantes. Eles não deixam a luz entrar no recipiente, conservando melhor a cerveja, e suportam um pouco mais a temperatura em relação aos growlers de vidro e PET. Além disso, podem ser encontrados em variadas cores vivas, dando opções interessantes de personalização para este tipo de embalagem.

Growlers de inox
Geralmente importados da China, os growlers de inox têm um grande diferencial: o material. O inox é muito resistente e suporta facilmente impactos que os growlers de vidro e cerâmica, por exemplo, não aguentariam. Quando o growler de inox é feito somente de uma camada, a transferência de calor nele é muito eficiente. Ou seja, a cerveja gela bem rápido. Por outro lado, ele esquenta bem rápido fora da geladeira. Entretanto, se o growler de inox é feito com duas camadas, chamadas de parede dupla a vácuo, ele vira uma garrafa térmica. Assim, a cerveja fica fresca por muito mais tempo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password