fbpx
breaking news New

Artigo: Qual é o rolê da cerveja verde?

Cerveja verde ganhou lugar cativo nas comemorações do St. Patrick’s Day, sendo uma atração especialíssima nos bares e pubs

*Por Candy Nunes

As festividades do St. Patrick’s Day trazem uma alegria extra para os bebedores de cerveja: a cerveja verde!

Que o feriado irlandês é comemorado em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda, São Patrício, nós já sabemos bem. Sabemos também que é uma festividade realizada ao redor do planeta, pois nada melhor que ter uma boa desculpa para beber cerveja e se divertir.

Mas você sabe a verdadeira história sobre a cerveja verde? Para começar, ela não foi inventada na Irlanda, mas no Bronx, bairro de Nova York. Os irlandeses têm primordialmente, como tradição, o consumo de uma cerveja de coloração preta, a clássica Irish Dry Stout.

Thomas Hayes Curtin, um médico legista irlandês-americano, revelou em 1914 a sua invenção de uma cerveja que tinha a cor do trevo em um clube social do Bronx. A família de Thomas Curtin havia migrado do condado de Carlow, na Irlanda, quando ele tinha apenas 5 anos. Sua formação se deu em Nova York, onde formou-se como médico cirurgião aos 22 anos.

No dia da festividade da grande revelação da cerveja verde no Clube Social do Bronx, uma testemunha ocular relatou: “Tudo o que era possível era verde ou decorado com essa cor e durante todo o banquete, canções irlandesas foram cantadas e cerveja verde foi servida”. Não, não era um copo verde, mas uma cerveja de verdade em um copo normal e incolor. Mas o tom âmbar havia sumido da mistura e um verde profundo estava lá.

Charles Henry Adams, colunista do The New York Times, em sua coluna “New York Day By Day”, relatou com detalhes os acontecimentos, uma semana após o evento. Inclusive, revelando o segredo por trás daquela cerveja de verde profundo. Acredite se quiser: Curtis havia utilizado uma solução de ferro usada para branquear roupas. Era um pó azul, conhecido como Wash Blue. Essa prática não foi vista com bons olhos pela comunidade, pois o pó era considerado um veneno.

Publicidade

Fato é que, depois de mais de um século da invenção de Curtis, a cerveja verde ganhou lugar cativo nas comemorações do St. Patrick’s Day, sendo uma atração especialíssima nos bares e pubs.

Mas a cerveja verde é segura para o consumo?
Com certeza! Hoje em dia, ela é feita com gotinhas de corante comestível, utilizado na confeitaria, por exemplo. E assim temos diferentes profusões de verde, a critério de cada cervejeiro.

Qual é o estilo da cerveja verde?
O estilo mais comum a ser transformado em verde são as American Lagers, não apenas pela neutralidade de aromas e sabores, sendo o estilo mais consumido no planeta, mas por ter um baixo custo de produção. No entanto, qualquer estilo claro de cerveja pode ter sua coloração alterada para o verde, como uma Witbier ou uma Saison. Tudo é possível, desde que o amarelo palha até o dourado intenso receba sua carga cromática comestível, criando a tão amada cerveja verde.

Por motivos óbvios, o St. Patrick’s Day de 2021 só poderá ser comemorado na segurança dos lares. Mas não é por isso que precisa ser passado em branco. Aproveite o verde, que por sinal é a cor da cura, enfeite sua casa, invente uma cartola e veja quais são as opções de entrega para que você receba sua cerveja verde. Faça sua festa com segurança, lembrando da máxima importância de manter o distanciamento social. Sláinte!


*Candy Nunes é sommelière de cervejas, mestre em estilos, técnica cervejeira e apresentadora, além de correspondente audiovisual do Guia

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password