fbpx
breaking news New

Beer Summit: A experiência do público como juiz de uma competição profissional

juiz
Evento debateu sobre o que se espera dos juízes em uma competição de cerveja artesanal

O público da Brasil Beer Cup deste ano pôde viver uma experiência especial: um dia de juiz de uma competição profissional de cerveja artesanal. A iniciativa fez parte da programação do último dia do Beer Summit, realizado em 13 de dezembro.

Leia também – Balcão do Profano Graal: A história das Christmas Ales

Para uma experiência completa do evento organizado pelo Science of Beer, foi enviado um kit “box experience” com quatro rótulos de cervejas comerciais para a casa de cada participante, que teve a oportunidade de degustar às cegas junto com jurados profissionais. A ideia era trocar informações sobre o processo de avaliação da bebida em diferentes competições.

“Essa é uma ação inédita no Brasil e visa ensinar como acontecem os julgamentos nos festivais cervejeiros ao redor do mundo”, destacou Amanda Reitenbach, idealizadora do Beer Summit e CEO do Science of Beer.

O estilo escolhido para a simulação foi uma Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro reconhecido pelo Beer Judge Cerfication Program (BJCP). “O estilo é muito jovem, mas já está fazendo a cabeça dos cervejeiros aqui no Brasil”, afirmou Aline Araújo, juíza e membro da equipe de organização do Beer Summit.

As avaliações dos aspectos visuais, olfativos e degustativos das cervejas foram realizadas no Bier Science, uma ferramenta criada pelo Science of Bier para ajudar nas aulas online – e que agora foi adaptada para o evento.

O papel dos juízes
Em conversa sobre o que se espera dos juízes em uma competição de cerveja artesanal, os profissionais do encontro apontaram que eles precisam entender toda a completude da avaliação, que vai além da análise sensorial e descritiva de uma bebida.

“A gente sempre tem de pensar que precisa levar uma informação útil”, analisou Amanda. Segundo ela, o jurado deve ser extremamente objetivo, quantitativo e fornecer feedback para a compreensão da avaliação. O juiz também precisa estar atento ao julgamento da cerveja conforme o concurso, porque há diferentes regulamentos.

Publicidade

Rudy Fávero, juiz em concursos nacionais e internacionais, sommelier de cervejas e professor do Science of Bier, destacou que o guia de diretrizes norte-americano, além de oferecer instruções de como os profissionais devem se portar e avaliar as cervejas, traz uma importante parte histórica.

“Então, nós, como juízes, precisamos ter essa correlação de entender o guia e interpretar essa amostra na nossa frente de forma exímia, ética, correta e passando as melhores sensações e as melhores percepções”, comentou Rudy.

Já a juíza Priscila Prudêncio destacou a importância da produção correta de fichas pelos jurados. “O que é mais proveitoso para qualquer concurso cervejeiro é o feedback. A gente precisa pensar que tem alguém por trás esperando o seu produto que é produzido com tanto esmero para receber uma avaliação.”

Quanto mais o juiz for descritivo, acrescentou Priscila, melhor será a análise. Outro ponto fundamental é terminar a avaliação com alguma sugestão de como o cervejeiro poderia aperfeiçoar o seu produto, completou a especialista.

Há, também, por outro lado, a visão dos cervejeiros. Para Fernanda Ueno, da Japas Cervejaria, é importante sempre avaliar as opções de inscrições disponíveis ao estilo de cerveja que a marca tem.

Outro ponto é estar atento para que a ficha de inscrições contenha apenas o necessário sobre o produto. “Tem pessoas que escrevem mais e passam muitas informações, mas quem vai fazer o julgamento é o jurado”, analisou Fernanda.

O evento
O Beer Summit deste ano começou no dia 4 de dezembro e foi até o dia 13 de dezembro. Além do Brasil Beer Cup e da feira virtual, o evento contou com uma ampla programação de palestras em cinco trilhas: Diversidade, equidade e inclusão, Negócios, marketing e empreendedorismo, Sommelieria, estilos, serviço e harmonização, Matérias-primas, processos e inovação, e Experiências, tecnologia, ciência cervejeira e equidade.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password