fbpx
breaking news New

Marcas do RJ e fundador da Colorado se unem em cerveja com lúpulo nacional

Desejo de uso do lúpulo nacional motivou criação de cerveja colaborativa com representantes do segmento

A criação de rótulos colaborativos é um marco no mundo das cervejas artesanais, com intenções e ingredientes se unindo harmoniosamente. Recentemente, uma nova cerveja juntou nomes relevantes, com o objetivo de valorizar o lúpulo cultivado em solo brasileiro. Foi assim que as cervejarias Sampler e Quatro Graus, Marcelo Carneiro, fundador da Colorado, e o ator Thiago Lacerda se uniram para produzir uma Double IPA que leva o lúpulo nacional.

A Sampler e a Lúpulo Riad, de propriedade de Thiago Lacerda, ambas de Petrópolis e associadas à Rota Cervejeira RJ, se reuniram com a Quatro Graus, uma cervejaria cigana do Rio de Janeiro, e com Marcelo Carneiro para fazer uma espécie de “releitura” de uma das cervejas concebidas pelo fundador da Colorado durante seu tempo na marca de Ribeirão Preto, detentora de prêmios em competições como a Copa Cervezas de América e o Concurso Brasileiro de Cervejas.

Leia também – Exportação de cervejas ácidas leva o terroir brasileiro para a China

O resultado dessa colaboração com a participação do fundador da Colorado é uma cerveja que apresenta o aroma do lúpulo Comet brasileiro, uma cor âmbar atraente, espuma persistente e até mesmo um toque de rapadura em sua formulação. Ela possui uma graduação alcoólica de 8,2% e 62 IBUs de amargor.

“É uma exclusividade criada por grandes nomes do mercado”, diz Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, que acompanhou de perto a idealização e concepção da cerveja, até por envolver integrantes da associação da Serra Fluminense.

O grande diferencial desta criação, que em breve estará disponível para os apreciadores de cerveja, é o toque especial do ingrediente nacional, cultivado na Lúpulo Riad. “Os lúpulos frescos de Petrópolis que trazem características florais e de frutas tropicais”, acrescenta Ana Cláudia.

Publicidade

Marcelo Carneiro, que fundou a Colorado em 1996, na cidade de Ribeirão Preto, desempenhou um papel fundamental no movimento das cervejarias artesanais no Brasil. Desde o início, a marca chamou a atenção pelo uso de ingredientes locais em sua produção e por sua identidade visual única. Em 2015, a cervejaria foi adquirida pela Ambev.

A ideia da cerveja colaborativa, então, surgiu do desejo do fundador da Colorado de aprofundar seu conhecimento sobre o lúpulo nacional, além da admiração provocada por sua história por ele em quem atua no mercado brasileiro de artesanais, como destaca Ana Cláudia. “Aliada a isso tem os meninos da Sampler e da Quatro Graus que nutriram uma grande admiração pelo Marcelo”, conta.

A Rota RJ, que coloca a valorização do cultivo local do lúpulo como uma de suas prioridades, recentemente passou a contar com três produtores da Serra Fluminense: além da Lúpulo Riad, a Estância Éden, também de Petrópolis, e a Floresta Mendes, de Nova Friburgo.

De acordo com a coordenadora da Rota RJ, o mercado nacional pode esperar mais lançamentos com o uso do lúpulo local pelos seus associados. E essa é uma tendência que ela espera que se espalhe para cervejarias de outras regiões do país.

“Essa é a nossa vontade: começar um movimento de valorização do lúpulo brasileiro entre as associadas e com isso abrir essa credibilidade para todas as cervejarias do país. Acreditar no insumo nacional é fundamental para o fortalecimento da cultura do lúpulo”, diz.

A cerveja estará disponível em breve em barris no bar da Sampler, em alguns estabelecimentos de Ribeirão Preto e possivelmente no Mondial de la Bière Rio, em outubro, para o qual a Rota RJ está preparando uma série de ações.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password