fbpx
breaking news New

3 Fonteinen reduz produção de Lambics e faz demissões em meio à crise financeira

Desafios levam icônica marca belga a reduzir sua estrutura e produção

Uma das cervejarias artesanais mais icônicas do mundo, a belga 3 Fonteinen, reconhecida pela produção de Lambics e Gueuzes, reduziu significativamente suas operações. A empresa anunciou demissões de funcionários e a diminuição do volume de cerveja fabricada, atribuindo essas medidas a problemas financeiros acompanhados de uma queda nas vendas.

A confirmação dessas medidas foi feita por meio das redes sociais da 3 Fonteinen. A marca belga destaca que encara desafios devido ao aumento dos custos de produção, especialmente em decorrência da crise energética, e da redução nas vendas, com o consumidor optando por cervejas mais acessíveis ou mesmo reduzindo a procura por bebidas alcoólicas.

Leia também – Pesquisas da USP mostram viabilidade do cultivo de lúpulo de qualidade no país

“É com profunda tristeza que anunciamos que nos despedimos de parte da nossa equipe”, informa a 3 Fonteinen.  “O aumento significativo dos custos nos últimos anos e a considerável redução da atividade no mercado de cerveja nos colocaram diante da dura realidade. A decisão mais difícil se tornou inevitável. Continuaremos a produzir nossa Lambic e Gueuze como sempre fizemos, mas em menor escala. E, lamentavelmente, com menos colaboradores. A ferida profunda se transformará em uma cicatriz duradoura”, acrescenta.

A 3 Fonteinen não divulgou detalhes específicos sobre o número de funcionários demitidos. No entanto, essa medida representa uma reviravolta na trajetória da marca, que anteriormente planejava um investimento de 25 milhões de euros para expandir sua capacidade produtiva em Beersel.

De acordo com o jornal econômico belga De Tijd, a cervejaria contava com 19 funcionários, e desde 2019, as vendas diminuíram pela metade. Essa queda nas vendas teve impacto direto nas finanças, sendo que em 2022, o lucro operacional diminuiu 70% em relação a 2021, totalizando 221.643 euros. No ano passado, a empresa registrou prejuízo.

Com uma história que remonta ao século XIX, quando era inicialmente uma blenderia de Lambics, a 3 Fonteinen foi oficialmente fundada em 1953. Desempenhou um papel crucial, juntamente com marcas como Cantillon e Bonn, na preservação e renascimento das Lambics e Gueuzes. Suas garrafas, caracterizadas pelo número 3, agora serão menos vistas, à medida que a cervejaria busca sobreviver em meio aos desafios econômicos.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password