fbpx
breaking news New

Inflação da cerveja no varejo e nos bares supera IPCA em 2023

Reajustes dos preços da cerveja foram semelhantes para consumo no domicílio e fora do domicílio

A inflação da cerveja em 2023 superou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial do Brasil, que atingiu variação de 4,62%, de acordo com dados do IBGE. Este ritmo maior nos reajustes foi observado tanto para cervejas vendidas no varejo quanto nos bares.

Conforme divulgado pelo instituto, a inflação da cerveja em domicílio encerrou o ano de 2023 em 5,29%, um índice semelhante aos 5,23% de aumento nos preços fora do domicílio. Mesmo ficando acima do IPCA de 2023, a inflação da cerveja caiu em comparação com 2022, quando o índice havia sido de 9,37% no varejo e de 6,42% nos bares.

Leia também – Produção de alcoólicas cresce pelo 5º mês e amplia recuperação; veja análise

Os números do ano passado também ficaram abaixo das altas dos preços de outras bebidas alcoólicas, que registraram inflação de 11,41% em domicílio e 7,57% fora do domicílio. Além disso, a inflação da cerveja em 2023 destoa do desempenho do grupo ao qual pertence, o de alimentação e bebidas, que apresentou um aumento de apenas 1,03% no ano passado, com destaque para a deflação do óleo de soja (-28,00%), do frango em pedaços (-10,12%), e das carnes (-9,37%).

“O grupo de produtos alimentícios ficou abaixo do resultado geral e ajudou a segurar o índice de 2023. Houve quatro quedas seguidas no meio de ano, o que contribuiu para esse resultado. A queda na alimentação no domicílio reflete as safras boas e a redução nos preços das principais commodities no mercado internacional, como a soja e o milho”, analisa o gerente da pesquisa, André Almeida,

O IPCA de 4,62% indica que o Brasil atingiu a meta estipulada pelo Banco Central para a inflação em 2023, que era de 3,25%, com margem de tolerância de 1,25%. Além disso, representa a menor inflação anual desde 2019. A gasolina, com uma alta acumulada de 12,09%, foi o principal contribuinte para a inflação, influenciada pela reoneração dos tributos federais e alterações nas cobranças do ICMS.

Dezembro
A alta da inflação da cerveja acima do IPCA em 2023 se deu mesmo após um mês de dezembro de reajuste modesto em seu preço. A inflação do produto ficou em 0,14% no varejo no 12º mês do ano, tendo sido de 0,09% nos bares. Já o local de aquisição pesou na variação dos preços de outras bebidas alcoólicas em dezembro. O item teve deflação de 0,06% no varejo e inflação de 1,34% nos bares.

A inflação da cerveja ficou bem abaixo do IPCA de dezembro, que foi de 0,56%, ainda assim a menor taxa para o mês desde 2018. E o grupo alimentação e bebidas puxou o ritmo da inflação, tendo alta de 1,11% no 12º mês do ano passado. Os maiores destaques foram os reajustes nos preços da batata-inglesa (19,09%), do feijão-carioca (13,79%), do arroz (5,81%) e das frutas (3,37%)

“O aumento da temperatura e o maior volume de chuvas em diversas regiões do país influenciaram a produção dos alimentos, principalmente dos in natura, como os tubérculos, hortaliças e frutas, que são mais sensíveis a essas variações climáticas”, explica Almeida.

Por outro lado, a deflação de 0,34% da gasolina ajudou a conter um aumento maior da inflação geral em dezembro, uma vez que é o subitem de maior peso entre os 377 pesquisados pelo IPCA.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password