fbpx
breaking news New

3 mudanças que podem melhorar a concorrência no setor

Microcervejarias têm dificuldade para aparecer nos principais pontos de venda, segundo especialistas consultados pelo Guia da Cerveja (Crédito da Imagem: Alexander Rist /Freeimages)

O surgimento de um dinâmico mercado de artesanais nos últimos anos ainda não foi suficiente para trazer um equilíbrio ao setor brasileiro de cervejas. Se o consumidor pode festejar o aumento da opção de rótulos e estilos, o produtor ainda sofre com problemas internos do próprio negócio, como a polêmica questão da concorrência.

Essa, ao menos, é a avaliação de especialistas consultados pelo Guia da Cerveja, em um especial sobre eleições para identificar quais seriam as grandes demandas políticas do setor.

Se uma matriz tributária mais equilibrada poderia beneficiar as microcervejarias, um olhar mais atento para evitar a concentração de mercado também poderia dinamizar o setor, segundo Carlo Enrico Bressiani, sommelier de cervejas, PhD em Finanças pela Universitat Ramon Llull, de Barcelona, e diretor-geral da Escola Superior de Cerveja e Malte.

“[Precisamos da] Redução da burocracia que cerca o setor e da retirada de subsídios aos grandes grupos”, aponta o diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte. “Outro ponto importante é ter alguém vigilante à concorrência desleal.”

Publicidade

A avaliação de Bressiani é compartilhada por Sady Homrich, baterista do Nenhum de Nós e um dos grandes especialistas brasileiros em cerveja. A expansão das artesanais ainda é limitada pelo não cumprimento adequado da Lei de Defesa da Concorrência. Uma das consequências, segundo ele, seria a dificuldades das “pequenas” chegarem aos principais pontos de venda.

“Um ponto relevante é fazer valer a lei que proíbe exclusividade em ponto de venda. O marketing dos grandes conglomerados ‘compram’ ilegalmente pdv’s [pontos de venda] com bonificações e dinheiro em espécie via caixa 2. Isso mantém as artesanais fora da concorrência”, afirma Sady.

Assim, de acordo com Homrich e Bressiani, 3 pontos seriam fundamentais para melhorar o equilíbrio no setor:

1- Retirada de subsídios aos grandes grupos;

2- Vigilância à concorrência desleal;

3- Proibição da exclusividade em ponto de venda.

Confira, nas próximas semanas, a sequência do nosso especial sobre eleições e mercado cervejeiro. E, se quiser indicar alguma demanda, escreva para nosso editor: itamar@guiadacervejabr.com.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password