fbpx
breaking news New

Dia Internacional da Cerveja: Conheça a origem da data e saiba como celebrá-la

Data foi criada em 2007, na Califórnia, sendo celebrada na primeira sexta-feira de agosto

A primeira sexta-feira de agosto é um dia especial para todos os envolvidos no setor cervejeiro, sejam os responsáveis pela produção da bebida, os empreendedores do segmento ou os consumidores. Afinal, a data marca a celebração do Dia Internacional da Cerveja.

A criação da efeméride ocorreu em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, cidade mais conhecida pelo seu envolvimento com a cultura do surfe e do skate. E o seu idealizador foi Jesse Avshalomov. Inicialmente, havia uma data fixa – 5 de agosto. Mas, após a edição de 2012, optou-se pela mudança para a primeira sexta-feira do mês de agosto.

Leia também – Beck’s lança pack especial com seis cervejas em escala gradual de IBUs

De acordo com os responsáveis pela criação da data, o seu surgimento teve três motivações: reunir-se com os amigos para saborear a cerveja, celebrar os responsáveis por fabricá-la e servi-la e, por fim, unir o mundo sob a bandeira da bebida, comemorando as cervejas de todas as nações juntas em um único dia.

Para festejar e permitir essa troca de culturas, os idealizadores também sugerem que se presenteie alguém com uma cerveja. E que os consumidores provem e bebam rótulos diferentes dos usuais, além de agradecer aos seus cervejeiros e garçons.

Os organizadores do Dia Internacional da Cerveja estimam que a festa já alcançou 80 países de seis continentes, além de mais de 200 cidades. O Brasil, evidentemente, não fica fora da celebração, ainda mais por ser um ator importante do segmento, tendo mais de 1.200 fábricas registradas até 2019, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

E, mesmo com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, o segmento continua ativo. Afinal, como destaca Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da cervejaria artesanal Dádiva, o lançamento de novos produtos tem ajudado a empresa a se manter ativa e saudável financeiramente.

“Desde março, colocamos no mercado mais de 10 novos rótulos e todos foram muito bem recebidos pelos parceiros e clientes. Alguns desses rótulos foram produzidos somente por nós, da Dádiva, enquanto outros foram produzidos em colaboração com outras marcas”, pontua Luiza.

Celebração com reflexão
A comemoração do Dia Internacional da Cerveja também pode servir para algumas reflexões sobre a busca por um segmento mais igualitário e menos machista – e os obstáculos necessários para alcançá-lo. Divulgado em outubro de 2019, o 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras apontou que o ambiente do setor ainda é bastante masculinizado, com 89% dos profissionais sendo homens.

Camila Nassar, hoje técnica de produção da cervejaria Berggren, entrou para o segmento como estagiária. A partir daí, começou a estudar sobre insumos e a ler livros para cervejeiros caseiros. Em pouco tempo, comprou equipamentos para começar a fazer a bebida em casa. E precisou encarar o preconceito no mercado de trabalho.

“Em 2016 eu já era gerente de uma loja de cervejas de Campinas e, apesar de entender bastante sobre o assunto, muitos clientes gostavam de tirar dúvidas com um dos atendentes homens, porém, esses últimos sempre acabavam recorrendo a mim, o que deixava os clientes sem graça quando  presenciavam tal cena”, ressalta Camila.

Celebração com show
Mesmo com a realização de shows em casa de espetáculos parecendo ser algo muito distante em função do surto de coronavírus no Brasil, haverá uma apresentação musical para celebrar o Dia Internacional da Cerveja. A Brahma vai levar, nesta sexta, a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano para se apresentar na sua fábrica em Agudos (SP). A live terá início às 20 horas.

Durante a transmissão, serão abordados os 130 anos de tradição cervejeira de Brahma, os processos envolvidos na fabricação da bebida e curiosidades.

“Nessa data especial para os amantes de uma boa cerveja, resolvemos abrir a porta da nossa casa, da Cervejaria Ambev de Agudos, para celebrarmos juntos o Dia Internacional da Cerveja, com os nossos queridos parceiros e brahmeiros, Zé Neto e Cristiano. Além de entreter o público com mais essa live da dupla, poderemos mostrar algumas curiosidades da nossa produção, dos nossos processos e, é claro, da nossa Brahma”, conta Maria Rachel Carvalho, gerente de marketing da Brahma.

2 Comentários

  • Clóvis Alfredo Michels Reply

    7 de agosto de 2020 at 15:31

    Cerveja, bebida dos Deuses!

  • Hélio Reply

    8 de agosto de 2020 at 12:50

    Fábrica da Brahma em agudos, no final dos anis 80 chegavamos num bar qualquer em SP e pedimos uma Brahma mas pedíamos pra ver a tampinha se não fosse de Agudos, saiamos pra outro bar procurar nosso tesouro: Cerveja Brahma com água de Agudos

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password