fbpx
breaking news New

Graja Beer abre espaço e amplia ações de capacitação e difusão do conhecimento

Cervejaria do Grajaú pretende utilizar novo espaço para exposições e vernissages de artistas plásticos locais, além da venda de produtos

A cerveja da quebrada está “voltando” com mais força do que nunca. Criada em 2018, a Graja Beer nunca deixou de operar. Mas a pandemia do coronavírus paralisou as operações do pub da cervejaria. A sua reinauguração neste sábado, após sete meses sem receber o público, pode até provocar a sensação de recomeço. Mas a aparente pausa serviu para estimular o que lhe é mais vital: propagar pela educação a cultura cervejeira às comunidades mais vulneráveis.

A Graja Beeer, que se autodenomina “a cerveja da quebrada”, está localizada no Grajaú, na zona sul de São Paulo, um bairro que tem população superior a 300 mil pessoas. É com esse público enorme que a marca quer dialogar, oferecer capacitação e divulgar o conhecimento cervejeiro.

Leia também – Beer Summit inicia venda de ingressos e terá trilha gratuita sobre diversidade e inclusão

Passo importante nesse processo, o pub da Graja Beer funcionava desde 2019, mas, por causa da pandemia da Covid-19, estava fechado para atendimento presencial desde março deste ano, quando o funcionamento só seguiu no sistema de delivery, em um processo “dark kitchen”.

Mas a paralisação provocada pela pandemia, no lugar de colocar em risco a continuação do negócio, ofereceu a possibilidade de mudança para um local escolhido estrategicamente com o intuito de ampliar a missão da cervejaria. Com um espaço que já é conhecido por promover ações sociais e culturais no Grajaú, a volta do púbico ao novo local (bem próximo ao anterior) vai impulsionar a marca na missão de acolher os projetos da comunidade.

“Antes, estávamos com o pub em uma casa antiga, adaptada para o recebimento do público. Agora, estaremos em um galpão de dois andares, onde temos áreas para atendimento e eventos”, explica ao Guia um dos fundadores da Graja Beer, Leandro Sequelle.

A nova casa conta com 90 lugares, cumprindo as medidas de distanciamento social, sendo que o novo endereço é quase três vezes maior do que o anterior.

Mais novidades
A mudança de localização não é a única novidade da Graja Beer no seu retorno às atividades presenciais. Quem for ao novo espaço da cervejaria poderá encontrar chopes colaborativos, casos do Grajamaica (feito com a Caravan), uma Wit, e da DaSul (com a Vortex), uma milkshake IPA. Também está previsto o lançamento de novos rótulos em latas dos estilos German Pils, Dark Lager e IPL.

Publicidade

O novo espaço também deverá viabilizar a implementação de alguns projetos que chegaram a ser freados pela pandemia, mas que seguem firmes e estão sendo remodelados e remarcados. Antes da Covid-19 fechar o local ao público, Sequelle acertava detalhes para colocar em prática uma parceria com o Sebrae – a ideia é usar a cervejaria para ser um polo de estudo sobre empreendedorismo.

O sócio da marca também destaca outras iniciativas previstas para passarem pela Graja Breer, como um stand-up comedy preparado pelo Os Gueto, grupo de comediantes pretos do qual Yuri Marçal faz parte.

“Com o nosso retorno, isso tudo volta. E, com o novo espaço, também teremos exposições e vernissages de artistas plásticos locais, e a provável ocupação da ‘loja Graja Beer’, com a venda de produtos diversos locais”, conta Sequelle.

Capacitação cervejeira
Para proporcionar conhecimento no mercado cervejeiro e oportunidades de empregos no setor, uma parceria da Graja Beer com o Grupo Heineken e o Instituto da Cerveja Brasil vai levar moradores do Grajaú a participarem do Programa de Capacitação Cervejeira. “Para que, na quebrada, se possa ter conhecimento técnico e profissional ao mercado cervejeiro, gratuitamente”, comenta Sequelle.

O curso terá 20 horas de aulas presenciais e deverá formar a primeira turma no pub da Graja já em novembro deste ano. Depois, o projeto vai passar por outras cidades no país. E a estimativa é que até 2023 estejam formadas mais de 30 turmas. O projeto ainda foca na representatividade feminina e deverá destinar 50% das vagas às mulheres das comunidades. 

É mais um importante passo da Graja Beer para levar a cultura das artesanais ao extremo sul de São Paulo e mostrar as oportunidades de movimentar a engrenagem social e cultural do Grajaú, dando aos seus moradores a noção de pertencimento. E, a partir deste sábado, em um novo território.

Serviço
Graja Beer Pub
Local – Rua José Bonifácio Filho, 49 – Jardim São Benedito (entre as estações Primavera Interlagos e Autódromo, da CPTM)
Horário de Funcionamento – Quarta, quinta e domingo, das 18h às 23h. Sexta e sábado, das 18h à 0h30

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password