fbpx
breaking news New

Heineken fecha parcerias para ampliar comunicação com público das periferias

Cervejaria pretende discutir o consumo consciente de álcool e oferecer capacitação em periferias

A Heineken quer ampliar sua presença e se comunicar melhor com o público das periferias do país. Para isso, a marca aposta em abordagens sobre o consumo consciente de álcool e a democratização do conhecimento, como anunciado recentemente nas parcerias com a produtora Laboratório Fantasma, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) e Leandro Sequelle, educador social e fundador da Graja Beer.

Ao mesmo tempo em que a cervejaria renovou sua parceria com a Laboratório Fantasma, tendo lançado um podcast no qual convida o público a refletir sobre o equilíbrio entre a vida e o uso de álcool, em outra iniciativa, com o ICB e Sequelle, vai dar início em novembro deste ano a um projeto de capacitação cervejeira para moradores das comunidades mais vulneráveis.

O objetivo do Programa de Capacitação Cervejeira da Heineken com o ICB e Sequelle é fazer do conhecimento uma porta de entrada para as oportunidades de emprego no setor para moradores das periferias.

Leia também – Com Alex Atala, reality show busca parceiro para comandar espaço da Stella Artois em SP

O programa prevê que até 2023 sejam formadas mais de 30 turmas. A inaugural, que também será o piloto do projeto, acontecerá no próximo mês, nas instalações da Graja Beer, cervejaria do Grajaú, na zona sul de São Paulo, conhecida como “cerveja da quebrada”.

“Acreditamos que por ser uma bebida tão popular e democrática, a cerveja tem o poder de contribuir igualmente para a melhoria da sociedade e das relações humanas. Nosso projeto une educação cervejeira, comunidade, alegria, diversidade e a potência de um novo amanhã. A parceria Heineken, ICB e Graja Beer celebra o melhor do nosso mercado cervejeiro e o melhor do nosso povo”, destaca Sequelle, que será curador técnico e comunitário do projeto.

Thais dos Santos, gerente de comunicação corporativa do Grupo Heineken no Brasil, ressalta como a empresa vê a cerveja como um elemento de conexão. Assim, quer contribuir para o crescimento socioeconômico do país, em especial dos moradores das periferias.

“A possibilidade de fazer isso de forma colaborativa com a Graja Beer, que está totalmente inserida nesse contexto, torna o processo ainda mais especial e alinhado com a forma como atuamos no país”, aponta a gerente da Heieken.

O programa de capacitação cervejeira é gratuito e tem duração de três dias, totalizando 20 horas de aulas presenciais. Os pré-requisitos para se inscrever são: ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e se interessar pelo universo da cerveja. Para contribuir com o aumento da representatividade feminina no setor e com a independência financeira igualitária, 50% das vagas serão destinadas às mulheres das comunidades.

Publicidade

A grade de conteúdo abordará conhecimento sobre a cerveja, a cadeia, o mercado e a formação em serviços do setor para atuação em bares e restaurantes. Ao final, os alunos serão avaliados e receberão um certificado de que estão aptos a atuar como vendedores, promotores, garçons e chopeiros, entre outras atividades.

No Grajaú, os participantes serão selecionados pelo curador e ainda irão avaliar o conteúdo do curso. Em 2021, a iniciativa passará por dez comunidades de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza.

Day After Project
Em outra iniciativa que deve atingir o público das periferias, a Heineken abordará a relação da sociedade com o uso do álcool, através da plataforma Day After Project.

A ação acontece com o apoio da Laboratório Fantasma, sendo disponibilizada no formato de podcast. A produção e mediação do canal é do cantor, compositor e empresário Fióti – também CEO da Laboratório Fantasma – e de Ricardo Terto, produtor de podcasts e escritor.

Para Fióti, a parceria – que resultou no lançamento da música Quero Te Ver Bem Amanhã, em 2019 – marca o sucesso de mais uma etapa do negócio. “As marcas e os meios de comunicação precisam ter iniciativas como esse podcast e projetos que ampliem a conversa a respeito desse assunto. É importante que as pessoas estejam bem e consigam ter equilíbrio em sua vida, e não dependerem apenas de bebidas alcoólicas para se sentirem felizes.”

Já Mauro Homem, diretor de comunicação corporativa do Grupo Heineken no Brasil, acrescenta que o Day After Project tem como proposta se conectar com o público de maneira significativa “e, desde o seu lançamento, buscamos formatos e canais que permitam uma aproximação genuína, principalmente com os jovens”.

Te Vejo Amanhã
Um dos resultados do projeto é a série Te Vejo Amanhã, lançada no Spotify, YouTube, Google Podcasts e Apple Podcasts, entre outras plataformas. Com o tema “Eu bebo sim, mas será que estou vivendo?”, o primeiro episódio contou com a participação de Nicole Balestro, relações públicas, empresária, produtora e diretora artística, em um bate-papo franco sobre como a bebida fez e faz parte da sua rotina.

Os outros dois episódios foram lançados nos dias 12 e 19, sendo intitulados “Mas ninguém vê os tombos que eu levo” e “Nos olhos dos outros é refresco”, respectivamente. Tem participação da cantora e compositora MC Carol, do rapper e empresário Rashid e de Veronica Oliveira, “inspiradora digital”.

Além da série de podcasts, a Heineken trabalha em ativações e conteúdos nas suas páginas no Instagram e Facebook, além da página da plataforma Day After Project no LinkedIn, o que inclui artigos de especialistas em nutrição e comportamento.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password