Artigo: Tributo à Anchor, a cervejaria que impulsionou o movimento craft

*Por Leo Sewald
O mundo cervejeiro está de ressaca hoje.
São poucas as pessoas ligadas de alguma forma ao meio cervejeiro que nunca ouviram falar da Anchor Brewing, do lendário Fritz Maytag e da clássica Anchor Steam.
A Anchor foi catalisadora para o desenvolvimento do que hoje chamamos de “craft”. É o símbolo de uma transformação que aconteceu com o mundo da cerveja, um resgate histórico que se iniciou nos Estados Unidos e depois se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil.
Leia também – Cervejaria artesanal mais antiga dos EUA irá fechar; entenda legado da Anchor Brewing
Tive a oportunidade de conhecer a Anchor e o seu excelente time. Tinas de cobre clássicas serviam como pano de fundo para uma cervejaria moderna, uma mistura perfeita entre o charme e a tradição do passado com a tecnologia necessária para se fazer produtos de ponta.
E que produtos. Steam Beer moderna, alguém?
Mas o fechamento da Anchor não traz só consequências para o mercado cervejeiro. A cervejaria está enraizada na história da cidade de São Francisco, é uma herança cultural do oeste industrial americano. O fechamento da marca representa muito mais do que a simples perda de uma cervejaria de qualidade: é como se estivéssemos assistindo uma página sendo lenta e dolorosamente rasgada de um livro de história.
Pelo menos a Anchor estará viva não apenas nas mentes daqueles que a conheceram, mas seu legado também estará presente em cada copo de California Common servido mundo afora.
*Leo Sewald é fundador da Seasons Beer e sócio da Companhia Brasileira de Cervejas Artesanais (CBCA)
0 Comentário