fbpx
breaking news New

Anuário do Mapa: conheça as cidades mais cervejeiras do Brasil

País conta com 1.729 cervejarias espalhadas por 722 cidades, de acordo com Anuário da Cerveja

Terceiro maior produtor de cerveja do mundo, o Brasil tem sua tradição nesse importante setor da economia apoiada pela fabricação disseminada em grandes e pequenas localidades, a maior parte delas localizadas nas regiões Sul e Sudeste. E a partir dos dados da mais recente edição do Anuário da Cerveja, o Guia indica quais são as cidades mais cervejeiras do Brasil.

De acordo com o levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o país tem, hoje, 722 municípios com ao menos uma cervejaria, o que representa uma de cada oito localidades. O número é crescente, sendo que o saldo positivo de 2021 para 2022 foi de 50 cidades, de acordo com o Anuário da Cerveja.

Leia também – Com crescimento de 11,6% em 2022, Brasil tem 1.729 cervejarias registradas

E São Paulo pode se orgulhar de ser uma das cidades mais cervejeiras do Brasil. Afinal, a capital paulista é a localidade com mais cervejarias: 59 das 1.729 registradas no país. Esse número cresceu no ano passado, pois eram 51 em 2021. Hoje, são 17 a mais do que Porto Alegre, que sofreu uma queda – de 43 para 42 – no ano passado.

Entre as cidades do Top 10 de mais cervejarias, cinco não são capitais: as mineiras Nova Lima e Juiz de Fora, as paulistas Sorocaba e Ribeirão Preto e a gaúcha Caxias do Sul. Ribeirão, aliás, ao saltar de 13 para 17 estabelecimentos em 2022, tirou Blumenau, hoje com 16 cervejarias, da relação das dez principais cidades cervejeiras do Brasil.   

Publicidade

Porém, em termos de densidade, os municípios gaúchos são praticamente imbatíveis, ocupando nove das dez primeiras posições. E o principal destaque é Linha Nova. A apenas 87 quilômetros de Porto Alegre, conta com uma cervejaria para cada 862 habitantes (são duas, no total).

Esse domínio gaúcho só é quebrado por Marema, a sétima cidade com menor densidade cervejeira do Brasil. Na localidade, que fica na região metropolitana de Chapecó, há uma cervejaria para cada 1.703 habitantes. O Brasil, por sua vez, possui uma cervejaria registrada para cada 123.376 habitantes.


Com uma cervejaria para cada um dos seus 210.108 habitantes, São Paulo volta a se destacar pelo número de produtos registrados pelos seus estabelecimentos. De 2021, para 2022, se tornou a cidade cervejeira do Brasil com mais produtos registrados – 1.817 –, deixando Porto Alegre, hoje com 1.805, para trás, em segundo lugar.

A lista de dez principais cidades cervejeiras por produtos registrados conta com seis que não são capitais: Nova Lima, Juiz de Fora, Blumenau, Caxias do Sul e as paulistas Itupeva e Várzea Paulista.  

A relação passou por uma mudança de 2021 para 2022, com Caxias do Sul, hoje com 677 produtos, ultrapassando Ribeirão Preto, hoje fora do Top 10, com 671. De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil possui 42.831 registros de produtos em cervejarias.

3 Comentários

  • Jerônimo Ruggeri Reply

    12 de julho de 2023 at 11:03

    Bom dia prezados.
    Me chamo Jeronimo Ruggeri e sou sócio da cervejaria Dom ruggeri localizada no pequeno município de Pouso Novo RS.
    Foi uma honra ver nosso pequeno município citado na matéria, desde já fica registrado nossa gratidão.
    Pouco tempo atrás eu fiz uma pesquisa parecida utilizando dados do IBGE. Nessa pesquisa ficamos em segundo lugar , perdendo apenas para Linha Nova RS.
    A não ser que todas a cima contam com duas cervejaria por cidade.

  • Jerônimo Ruggeri Reply

    12 de julho de 2023 at 14:05

    Boa tarde prezados.
    Me chamo Jeronimo Ruggeri e sou sócio de uma pequena cervejaria na cidade de Pouso Novo RS.
    Foi uma honra ver nosso pequeno município citado na matéria, muita gratidão ao Guia.
    Recentemente fiz uma pesquisa relacionada a densidade com dados populacionais do IBGE.
    Nessa pesquisa tínhamos ficado em segundo lugar, perdendo apenas para o município de Vila Nova RS.
    Ao menos que todos os outros municípios tenham 2 ou mais cervejarias Pouso Novo fica em segundo lugar.
    Forte Abraço e parabéns pela matéria

  • Rosalvo Tadeu Passeri Reply

    18 de julho de 2023 at 11:25

    E por culpa exatamente dos evangélicos não temos um volume muito maior de produção cervejeira.
    Se os pastores liberarem as cervejas, dá para dobrar o número de cervejarias

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password