Ainda não tem um growler? Confira suas vantagens | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

Ainda não tem um growler? Confira suas vantagens

guia do growler
Opção prática e sustentável, growler está ganhando espaço entre os consumidores brasileiros (Crédito da Imagem: My Growler)

O fantástico crescimento da cultura cervejeira nos últimos anos no Brasil não significou apenas o aparecimento de cervejarias e rótulos. O modo de comprar, consumir e pensar a cerveja também vem evoluindo e assimilando inovações a cada dia. Prova disso é a popularização da cultura do growler. Muitos dos consumidores de artesanais já estão habituados a ele, mas ainda há um espaço gigantesco a ser ocupado, e suas características levam a crer que isso logo acontecerá.

Trata-se de um recipiente reutilizável desenhado especialmente para o armazenamento de cerveja, e que remete à tradição secular de encher a própria garrafa com sua bebida. O uso é simples: o cliente leva seu growler até a taphouse e reabastece com a cerveja que escolher, para o consumo em casa. Ele pode ser abastecido tanto na tap quanto na contra-pressão, e o consumo deve ser rápido: a cerveja dura, em média, 3 dias refrigerada.

Para quem está chegando agora na onda dos growler, o Guia preparou um…. “Guia do growler”, que vai te deixar pronto para entrar nessa tendência. Nessa primeira parte, vamos entender as vantagens de seu uso, e, nas próximas semanas, vamos mostrar quais são os diferentes modelos presentes no mercado nacional, e aprender como manter seu growler limpo e pronto para o uso.

VANTAGENS DO GROWLER

Sustentabilidade: Como acontecia na antiga dinâmica de levar o vasilhame para recarregar, o uso do growler também diminui o descarte de embalagens como garrafas e latas. Ainda que muito do vidro das garrafas seja reciclado no Brasil, o consumo por meio de growler também proporciona a economia de diversos recursos que deixam de ser aplicados ao longo do trajeto até a mesa do consumidor: rótulos, processos industriais (como pasteurização e envase) e toneladas de CO2 emitidos no leva e traz de tudo isso.

 

Economia: Nem é preciso dizer que, evitando gastos e descartáveis no caminho até a mesa, o consumidor também está economizando. Proporcionalmente, a bebida comprada em growlers tende a ser mais barata do que a engarrafada. O CEO da My Growler, Rodrigo Fernandes, lembra que a cultura do growler ainda fomenta a economia local. “Para que o growler se consolide, é importante que tenhamos cada vez mais pontos de recarga”, afirma. “O investimento é baixo e o retorno interessante”.

 

Liberdade e variedade: Para a sommelier e jornalista mineira Fabiana Arreguy, o growler traz a grande vantagem de proporcionar a chance de experimentar mais variedade. “Você pode levar para casa cervejas que são vendidas somente on tap”. De fato: quantas vezes você deixou de tomar a cerveja que queria porque ela só é vendida em pubs? Ou porque o barril é grande, precisa de chopeira, cilindro de pressão e gelo? Assim, ele passou a permitir uma variedade maior de situações de consumo de artesanais.

 

Qualidade: Além da maior variedade, quem opta pelo growler acaba consumindo cerveja de melhor qualidade, visto que a bebida não passa por pasteurização e é sempre nova – é a mesma bebida que vai para os barris. “O sabor da bebida não altera com o uso do growler”, afirma a sommelier Thays Cardozo. “Claro que quanto antes ser consumido seu chope, mais fresco e mais saboroso vai estar”.

 

Proximidade: Considerando que a maioria dos pontos de abastecimento são pequenos estabelecimentos, o hábito de reabastecer incentiva a economia local e pode ajudar na construção de vínculos. Para Fernandes, da My Growler, a aproximação é benéfica também para o comerciante, que pode criar mecanismos para manter o vínculo (promoções, descontos,  fidelidade, etc.). “O resultado é um melhor custo-benefício para o cliente e aumento do ticket médio do cliente no estabelecimento”, afirma ele.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password