Carlsberg adquire participação de 20% na Mikkeller na Dinamarca

Mais um grande grupo cervejeiro adquiriu participação em uma icônica marca artesanal pelo mundo, agora na Dinamarca. A Mikkeller anunciou ter firmado um acordo com a Carlsberg, que fechou a compra de 20% do seu negócio. Os valores financeiros envolvidos na transação não foram revelados. A aquisição passa a ter validade no segundo semestre deste ano.
Nesse acordo, a Carlsberg adquiriu ações da Orkila, uma empresa de private equity que havia comprado 49% da Mikkeller em 2016. Assim, mesmo após a conclusão dessa transação, a Orkila permanecerá como o segundo maior acionista da cervejaria.
Leia também – 3 Fonteinen reduz produção de Lambics e faz demissões em meio à crise financeira
O fundador e CEO da Mikkeller, Mikkel Bjergsø, manterá sua posição de liderança e o controle acionário da empresa. De acordo com a cervejaria, essa parceria não impactará suas operações diárias, assegurando que os bares e restaurantes da Mikkeller vão continuar operando como antes, tanto na Dinamarca quanto globalmente.
Bjergsø destaca que a associação com a Carlsberg tem o potencial de ampliar significativamente o alcance e a distribuição de suas cervejas, impulsionando as vendas. “Este é um grande dia para mim pessoalmente. Há quase 20 anos, dediquei-me à produção de cerveja com a ambição de proporcionar acesso a cervejas de alta qualidade a um público mais amplo. Com o considerável aparato de vendas da Carlsberg, esta parceria nos oferece a oportunidade de alcançar ainda mais consumidores”, diz.
O fundador ressalta que a aquisição da participação na Mikkeller ocorre após um ano de recuperação para a companhia, acreditando que esse acordo impulsionará a cerveja dinamarquesa a novos patamares.
“2023 foi um ano muito bom para a Mikkeller. Depois de alguns anos desafiadores, conseguimos realinhar o negócio e a rentabilidade. Agora, com a Carlsberg a bordo, nossa distribuição na Dinamarca será elevada a outro nível. Estou entusiasmado com os próximos anos, quando estaremos verdadeiramente prontos para posicionar a Dinamarca entre as melhores nações cervejeiras do mundo”, afirma.
O CEO da Carlsberg Dinamarca, Peter Haahr Nielsen, destaca que o acordo fortalece o portfólio de cervejas especiais do grupo, enfatizando o compromisso de impulsionar a operação e distribuição da marca artesanal dinamarquesa sem alterar suas características.
“Possuímos um portfólio interessante de cervejas especiais e, com essa parceria, poderemos oferecer aos clientes e consumidores ainda mais variedades exclusivas nesta categoria. Pretendemos que a Mikkeller mantenha suas características distintas, enquanto contribuímos para o crescimento da marca com nossa experiência operacional”, comenta.
Fundada em 2006, a Mikkeller conquistou renome internacional e hoje está presente em mais de 40 países, com bares em cidades como Tóquio, Londres, Paris, Tallinn e Taipei.
0 Comentário