fbpx
breaking news New

Bares têm crescimento e ampliam ofertas de harmonizações e serviços

Bares têm buscado oferecer experiência gastronômica rica em sabores e atmosfera acolhedora

Com uma conjuntura socioeconômica mais favorável, bares e restaurantes tiveram motivos para celebrar no ano de 2023. Associações consultadas pela reportagem do Guia apontam que houve crescimento de pelo menos 4% no ano passado, marcado pela oferta de novas experiências ao consumidor pelos bares, como degustações, assim como pela diversificação de bebidas alcoólicas, que vão além da cerveja.

“O ano de 2023 revelou uma perspectiva mais otimista para o segmento de bares e restaurantes em relação aos anos anteriores. É possível mencionar números positivos, como um crescimento de receita de 4% no acumulado dos últimos 12 meses e uma consolidação pelo nono mês consecutivo como segmento em destaque na abertura de vagas de emprego”, afirma o diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Fernando Blower.

Leia também – Produção de alcoólicas cresce pelo 5º mês e amplia recuperação; veja análise

Para ele, em 2023, os bares foram favorecidos pela estabilidade econômica, assim como pela redução da adoção do modelo híbrido de trabalho pelas empresas, o que permitiu o crescimento e a consolidação da recuperação do segmento, bastante afetado nos momentos mais críticos da pandemia do coronavírus.

“Foi um ano em que vimos ações para a diminuição do endividamento das famílias, a gradual redução da taxa de juros e a diminuição do uso do modelo home office, que têm impactos significativos. A circulação mais ativa das pessoas, especialmente com a volta ao trabalho integral ou ao modelo híbrido, estimula o consumo nos bares e restaurantes”, diz.

Publicidade

Esse momento de reencontro dos bares com o consumidor também tem sido marcado pela oferta de novas experiências, como forma de estreitar os laços. O diretor e fundador do BaresSP, Fábio de Francisco, cita a oferta de uma maior variedade de bebidas, assim como de experiências que envolvem harmonizações como alguns dos marcos recentes do segmento.

“Uma tendência foram os coquetéis, muitos bares com cartas autorais e muitos que não tinham, colocaram drinques nos cardápios. Outra tendência foi a experiência, desde restaurantes temáticos até área kids para famílias. Nos bares com cerveja especial, sentimos um movimento de harmonizações e degustações”, afirma.

Além disso, bares e restaurantes têm buscado atender o consumidor não apenas dentro do estabelecimento, com a consolidação da oferta do delivery. “Como tendência, o setor viveu a consolidação do delivery como uma parte importante da receita dos bares e restaurantes, mantendo uma posição que conquistou durante a pandemia, período em que muitos estabelecimentos recorreram a esse modelo de negócio”, argumenta o diretor de conteúdo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), José Eduardo Camargo.

Desafios ainda persistem
Apesar da visão positiva sobre 2023, as associações ressaltam que os bares ainda precisam lidar com dificuldades, provocadas, principalmente, por passivos vindos da pandemia. “Há alguns entraves, como as dívidas acumuladas com impostos e empréstimos tomados durante a pandemia, mas que estão sendo pagos agora. Outro desafio que surgiu neste ano é o de encontrar pessoas dispostas a trabalhar no setor, especialmente os profissionais mais especializados”, conclui o diretor da Abrasel.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password