fbpx
breaking news New

Mercado cervejeiro precisa ser melhor explorado pela indústria, diz Abimaq

abimaq
Para Nelson Ferreira Júnior, executivo da Abimaq, indústria de máquinas "deve investir mais em tecnologia para o setor"

A expansão do mercado brasileiro de cerveja vem exigindo a disponibilidade de equipamentos mais eficientes e com baixo custo de manutenção. Nem sempre, contudo, a indústria nacional consegue atender essas expectativas. É o que garante Nelson Ferreira Júnior, vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas para a Indústria Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial (CSMIAFRI) da Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos (Abimaq).

Na avaliação de Ferreira, a ampliação da oferta ao setor pode favorecer tanto os industriais, que ganhariam com um amplo mercado para explorar, quanto os produtores de cerveja, que passariam a contar com equipamentos mais eficientes.

“Hoje grandes indústrias do mercado cervejeiro compram equipamentos cada vez mais eficientes, com grande confiabilidade e também com custo de manutenção baixo”, comenta o executivo, em entrevista ao Guia da Cerveja. E ele acrescenta:

“Este mercado tem que ser melhor explorado. A indústria nacional deve investir mais em tecnologia para o setor, proporcionando aos seus clientes que eles consigam repetibilidade na qualidade da sua cerveja com um custo produtivo adequado às necessidades de volume”.

Embora a indústria nacional já ofereça equipamentos específicos ao setor, Ferreira pondera que eles ainda estão longe de suprir a demanda. “Grande parte das vendas de equipamentos nacionais são feitas para um mercado de microcervejarias. Por outro lado, as grandes cervejarias têm comprado de empresas multinacionais.”

Mercado em expansão
A certeza de que o mercado cervejeiro pode ser melhor explorado se deve ao crescimento expressivo do setor nos últimos anos. Essa expansão pode tanto ser confirmada pelos dados conjunturais, segundo o executivo, quanto pelo desenvolvimento das artesanais.

“Este mercado ao longo dos anos vem se mostrando ter um potencial em pleno crescimento, principalmente no consumo de cervejas especiais”, diz Ferreira, apontando alguns bons balizadores para avaliar o setor.

“Um grande termômetro para este segmento é a economia: quando o país está bem, o volume de cerveja mainstream consumida cresce e o inverso também é verdadeiro. E aí neste intervalo entra o consumo de cervejas especiais que cresce ano a ano, gerando vários investimentos por parte da indústria.”

A aposta no setor cervejeiro, assim, segundo ele, pode definitivamente trazer benefícios a toda indústria nacional. “O mercado cervejeiro no Brasil e na América Latina como um todo é um dos mais atraentes do mundo, devido ao consumo crescente e à demanda reprimida. O mercado está aí aberto a todos que queiram produzir equipamentos de alta qualidade, de forma a valorizar ainda mais este mercado milenar, o da cerveja.”

 

 

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password