fbpx
breaking news New

Matisse recria cerveja com técnica de congelamento lento e 14% de álcool

Maruhy Ice é extensão da premiada Maruhy, American Stout com nibs de cacau da própria cervejaria de Niterói

O alto teor alcoólico e a técnica de congelamento lento são as características que a Matisse, uma cervejaria de Niterói (RJ), buscou ressaltar em sua mais nova criação, a Maruhy Ice, um rótulo que também é uma releitura de uma das mais conhecidas e premiadas cervejas do seu portfólio.

Inspirada no estilo alemão Eisbock, conhecido por seu alto teor alcoólico, a Maruhy Ice é uma extensão da premiada Maruhy, da própria Matisse, uma American Stout com nibs de cacau, 6,7% de graduação alcoólica e duas vezes medalhista na Copa Cervezas de America. Já a Maruhy Ice tem 14% de álcool.

Leia também – Entrevista: “Planejamos ser a melhor cervejaria do Brasil até 2027. E seremos”

“A Maruhy Ice é produzida através de congelamentos sucessivos, com separação e descarte da parte congelada. A parte não congelada, ao atingir a concentração desejada, resulta em uma cerveja de coloração negra intensa, com um aroma marcante de chocolate e malte torrado”, afirma Mário Jorge Lima, sócio-fundador da Matisse.

Segundo ele, os sabores presentes na cerveja original são intensificados na nova bebida, ressaltando o chocolate amargo e as nuances tostadas que lembram o café. Apesar de a novidade ter 51 IBUs, Mario Jorge destaca que o amargor é quase imperceptível, mascarado pela alta complexidade da cerveja.

“O elevado teor alcoólico resultante (14% de graduação alcoólica) também se harmoniza com o corpo intenso e a complexidade elevada da cerveja, tornando-o quase imperceptível. Isso, juntamente com um baixo dulçor, confere à cerveja uma elevada capacidade de ser bebida, sendo necessária cautela para os apreciadores mais entusiasmados”, enfatiza.

Com relação ao processo de congelamento lento, o fundador da Matisse explica que, nessa técnica, a temperatura é reduzida gradualmente, permitindo que os cristais de gelo se formem nas áreas onde a temperatura é mais baixa, sem congelar a cerveja como um todo.

“Em cada etapa, a parte congelada é separada e o líquido resultante, mais alcoólico e concentrado, é submetido a uma nova etapa de congelamento em um nível de temperatura mais baixo. Esse processo se repete até que se atinja o nível desejado de concentração e graduação alcoólica”, diz.

Portanto, como ele destaca, esse processo confere um diferencial à bebida, permitindo a obtenção de cervejas com corpo mais intenso e teor alcoólico mais elevado, sem submeter o malte a um processo de fervura prolongado. “Isso resulta em uma cerveja altamente complexa, encorpada e alcoólica, mas com a frescura e suavidade das cervejas mais leves”, completa.

A Maruhy Ice está disponível no bar da fábrica da Matisse, localizado em Niterói. A marca também promete levar essa novidade ao Mondial de la Bière Rio, marcado para 11 a 15 de outubro.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password