fbpx
breaking news New

18 concursos cervejeiros no Brasil, na América Latina e no mundo em 2023

Já tendo realizado 11 edições, o Brussels Beer Challenge é uma das várias competições a rechear o calendário cervejeiro

Visibilidade, reconhecimento, exposição em diferentes mídias, avaliação e análises por diferentes critérios, feedbacks profissionais, disputa com concorrentes nacionais e internacionais, tendências de mercado, premiações em dinheiro, medalhas e muito mais. São inúmeros os motivos que podem levar uma cervejaria a participar de um ou mais concursos cervejeiros em 2023. 

Mas também são inúmeras as opções disponíveis para as cervejarias competirem ao longo de um ano. Mas nem todo concurso cervejeiro serve para todo mundo ou nem todos acabam compensando a participação, já que os campeonatos demandam importantes investimentos. Por isso, é preciso avaliar com cautela quais concursos cervejeiros valem a decisão pela inscrição para concorrer em 2023.

Com a intenção de ajudar as marcas a se organizarem para a participação em competições ao longo dos próximos meses, o Guia elaborou uma lista com 18 concursos cervejeiros a serem realizados em 2023 no Brasil, na América Latina e em todo o mundo.  

A produção dessa lista contou com o apoio de duas sommelières de cerveja, Aline Ferreira e Fabiana Arreguy, que possuem vasta experiência nesse tipo de competição. A relação, aliás, reflete a alta do número de campeonatos e busca, também, apresentar competições realizadas em países vizinhos e que nem sempre são contemplados por marcas brasileiras.

Leia também – Setor cervejeiro global deve ter expansão modesta em 2023; veja tendências

Confira 18 concursos cervejeiros que vão ser realizados em 2023:

CONCURSO BRASILEIRO DE CERVEJAS
ONDE: Blumenau (SC)
QUANDO: 5 a 8 de março 

POR QUÊ: Está entre os maiores concursos de cervejas artesanais do mundo, fazendo parte da Semana da Cerveja Brasileira, entre 5 e 11 de março, que também contempla a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira, o Congresso Internacional da Cerveja, a Feira Brasileira da Cerveja, o Festival Brasileiro da Cerveja e a Conferência Internacional de Concurso Cervejeiros. De acordo com os organizadores, participaram 3.635 amostras, de 537 cervejarias de 21 estados em 2022.

“Embora tenha havido vários problemas éticos relacionados à coordenação desse concurso, é inegável que é a maior competição da América Latina. Participar dele é quase uma obrigação das cervejarias brasileiras, já que pelo número de amostras concorrentes é possível formar um panorama completo sobre a qualidade das cervejas produzidas no Brasil”, diz Fabiana.

COPA DE CERVEZAS 3 CIUDADES
ONDE: Berisso, Argentina
QUANDO: 24 a 26 de março

POR QUÊ: A competição argentina recebe amostras de cervejarias profissionais e caseiras e é organizada pela Asociación de Cerveceros de Berisso. Em 2023, vai realizar a sua quinta edição

WORLD BEER CUP
ONDE: Nashville, Estados Unidos
QUANDO: 10 de maio

POR QUÊ: A competição é organizada pela Brewers Association, a associação das cervejarias independentes dos Estados Unidos, e mudou recentemente seu formato, passando a ser anual. Em 2022, nenhuma brasileira foi premiada.

“O maior concurso de cerveja internacional é conhecido como ‘as Olimpíadas da cerveja’ e acontece anualmente junto a Craft Brewers Conference e a BrewExpo America. A competição divide as cervejas em mais de 100 categorias e recebe mais de 200 jurados. No ano de 2022, recebeu mais de 10 mil inscrições, de 57 países”, comenta Aline.

ARO ROJO
ONDE: Tampico, México
QUANDO: 14 a 17 de junho

POR QUÊ: Competição internacional que reúne cervejarias do México e do resto do mundo. É anual e terá a sua quarta edição em 2023, sendo um dos vários concursos cervejeiros realizados em solo mexicano. De acordo com seus organizadores, “a competição também é uma grande experiência multicultural em cerveja, onde aqueles que fazem parte dela experimentam um intercâmbio cultural”.

Leia também – Balcão da Fabiana: Concursos cervejeiros – São ou não são válidos para o mercado?

SOUTH BEER CUP
ONDE: Montevidéu, Uruguai
QUANDO: 5 de agosto

POR QUÊ: Criada inicialmente para ser bianual e com o objetivo de unir cervejeiros do Brasil e da Argentina, que dividiam as sedes da competição, esse campeonato mudou e agora reúne apenas rótulos que já foram premiados. E a próxima edição, a 11ª, está agendada para o Uruguai.

“O concurso reformulou seu propósito, tornando-se uma competição entre cervejas já premiadas. Uma espécie de copa dos campeões. Assim foi a última edição, realizada em Ribeirão Preto (SP), na qual somente cervejas com medalhas em concursos internacionalmente reconhecidos puderam competir”, conta Fabiana. 

BRASIL BEER CUP
ONDE: Florianópolis, Brasil
QUANDO: 21 a 26 de agosto

POR QUÊ: O Brasil Beer Cup, organizado pelo Science of Beer, acontece em Florianópolis, costumeiramente em meio a outros eventos, como o congresso Beer Summit e o Beer Summit Festival. Também conta com uma categoria que estimula a participação de lançamentos, a experimental, que reúne rótulos não comercializados até o término das inscrições.

“A competição já está em sua terceira edição presencial, contando com mais de 80 jurados de todo o mundo. Recebe inscrição de amostras nacionais e internacionais de cervejarias comerciais, contando também com uma categoria de cerveja caseira”, explica Aline.

GREAT AMERICAN BEER FESTIVAL
ONDE: Denver, Colorado
QUANDO: 21 a 23 de setembro

POR QUÊ: Essa competição acontece desde 1982 e terá a sua 37ª edição em 2023, sendo mais um dos concursos cervejeiros que acontecem junto a outros eventos. Nesse caso, a premiação ocorre em meio a aquele que é considerado o principal festival cervejeiro dos Estados Unidos. “Evento anual organizado pela Brewers Association, ele recebe amostras de todo o mundo, escolhe as três melhores cervejas de cada categoria e com um painel de jurados de todo o mundo”, conta Aline.

Publicidade

EUROPEAN BEER STAR
ONDE: Munique, Alemanha
QUANDO: 29 de novembro

POR QUÊ: A competição, uma das principais realizadas na Europa, é organizada pela Associação de Cervejarias Privadas da Baviera. No ano passado, a competição reuniu 2.168 cervejas de 40 países, que concorreram em 73 categorias, que são revisadas a cada edição, buscando acompanhar os avanços do segmento.

“Um concurso dos mais antigos, criado em 2004 por diretores da Doemens Academy. Sem dúvida é uma competição de respeito, que carrega tradição em sua formação. Realizado na Alemanha, muitas vezes é ignorado por cervejarias brasileiras, que nem sabem que podem participar dele”, pontua Fabiana. 

INTERNATIONAL BEER CHALLENGE
ONDE: Burgess Hill, Inglaterra
QUANDO: Segundo semestre

POR QUÊ: Essa tradicional competição terá sua 27ª edição em 2023. No ano passado, teve a participação de cervejarias de 31 países, tendo distribuído 61 medalhas de ouro. “Concurso internacional que acontece na Inglaterra e divide as cervejas em mais de 80 categorias. Com a participação de mais de 40 países, a competição também tem uma categoria de premiação de design e embalagem, além dos estilos de cerveja”, explica Aline.

WORLD BEER AWARDS
ONDE: Londres, Inglaterra
QUANDO: Geralmente no segundo semestre

POR QUÊ: O concurso britânico acontece em duas etapas. A primeira é realizada em vários países, com cervejas de mesma nacionalidade competindo. O resultado das etapas regionais definem as cervejas (somente aquelas ganhadoras de medalha de ouro) que vão competir em Londres, na última etapa, quando as cervejas de diferentes nacionalidades competem entre si.

“As medalhas nas etapas regionais são conferidas por pontuação, ou seja, pode haver mais de uma medalha de ouro ou prata na mesma categoria. Na etapa final o sistema de pontuação é abandonado e as cervejas competem umas contra as outras até que seja escolhida a vencedora de cada país em sua categoria. Um concurso do qual tenho sido juíza nas etapas brasileiras e posso atestar que é bem sério”, explica Fabiana. 

BRUSSELS BEER CHALLENGE
ONDE: Bruxelas, Bélgica
QUANDO: Geralmente no segundo semestre

POR QUÊ: O Brussels Beer Challenge é uma competição anual, que já teve 11 edições. Em 2022, durante três dias, um painel de 80 especialistas em cerveja de renome internacional julgou 1.800 cervejas de todo o planeta. As participantes são subdivididas em categorias baseadas na origem, tipologia e estilo, depois sendo degustadas, com as premiadas recebendo medalhas de ouro, prata ou bronze.

COPA CERVECERA MITAD DEL MUNDO
ONDE: Quito, Equador
QUANDO: Geralmente no segundo semestre

POR QUÊ: A maior competição do Equador, busca reunir amostras de toda a América Latina e Espanha. Acontece em Quito e a última edição recebeu 3 mil cervejas, que foram julgadas por mais de 150 jurados de todo o mundo.

COPA CERVEZAS DEL CARIBE
ONDE: Cartagena, Colômbia
QUANDO: Geralmente no segundo semestre

POR QUÊ: “Acontece anualmente em Cartagena e recebe amostras de todo o mundo, promove uma feira e um seminário de cerveja junto ao concurso. Recebe inscrições de cervejarias e também de cerveja caseira”, comenta Aline.

COPA QUETZAL
ONDE: Guatemala
QUANDO: Previsto para julho

POR QUÊ: Competição internacional focada em toda a América Latina, incluindo o México e toda a América Central. O objetivo, de acordo com os organizadores, é premiar e reconhecer as melhores cervejas e melhorar a qualidade em cada um dos produtos participantes. Já realizou 3 edições, sendo anual.

CHILANGA BEER CUP
ONDE: Cidade do México, México
QUANDO: Geralmente no segundo semestre

POR QUÊ: Este é mais um dos concursos cervejeiros que irão acontecer na América Latina durante o segundo semestre de 2023. Recebe inscrições de todo o mundo nas categorias profissional e caseira. A última edição contou com 475 inscrições de 12 países. Os organizadores enviam feedbacks sobre as cervejas avaliadas para as marcas participantes.

COPA DE CERVEZAS AUSTRAL
ONDE: Buenos Aires, Argentina
QUANDO: Geralmente no segundo semestre

POR QUÊ: Organizada pela Cámara de Cerveceros Artesanales de Argentina, que já realizou duas edições. Está aberta a receber amostras de todo o mundo. Acontece concomitantemente ao Festival de la Cerveza Artesanal Independiente, que renuiu 10 mil pessoas no ano passado.

COPA CERVEZAS DE AMERICA
ONDE: Chile
QUANDO: Geralmente no segundo semestre

POR QUÊ: Retomada no ano passado, a competição contou com uma novidade: a realização de etapas nacionais, fruto de uma união com o Festival de Cerveja POA. O expediente deve se repetir em 2023, com o intuito de espalhar a disputa pela América do Sul.

“Curiosamente participei da 1ª edição desse concurso no ano de 2011, quando foi criado por uma revista especializada do Chile em parceria com um empresário que nada entendia de cerveja. Depois disso, a competição mudou de organização pelo menos três vezes, mas manteve o nível de excelência na escolha do corpo de juízes e no tratamento dado a eles durante os dias de julgamento. Não é um concurso grande, mas acabou se tornando um bom representante da América do Sul”, comenta Fabiana. 

MBEER CONTEST BRAZIL
ONDE: Rio de Janeiro, Brasil
QUANDO: Geralmente no final do segundo semestre

POR QUÊ: O MBeer Contest Brazil é o concurso do Mondial de la Bière Rio, um dos maiores festivais cervejeiros do mundo. Sem categorias pré-definidas por estilo, os juízes fazem as degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificando o estilo da cerveja e a avaliando a partir disso. “Por ser um concurso acoplado a um festival tão importante, as cervejas premiadas ficam ao alcance do público, que pode provar delas tão logo sejam premiadas”, diz Fabiana. 

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password