fbpx
breaking news New

Setor cervejeiro global deve ter expansão modesta em 2023; veja tendências

Cerveja passou a ser vista como luxo acessível, tornando segmento mais resiliente ante crises

O setor cervejeiro voltará a sofrer com desafios macroeconômicos e geopolíticos em 2023, mas conseguirá apresentar crescimento, ainda que modesto neste ano. A previsão é da IWSR Drinks Market Analysis, uma conhecida empresa de análises do mercado de bebidas alcoólicas, que estimou crescimento entre 1% e 2% do volume de cerveja em 2023.

De acordo com a análise, o aperto no custo de vida vem ocorrendo em diversos mercados, mas a avaliação é de que o setor cervejeiro pode ser resiliente nesse contexto, em função do entendimento de que a bebida passou a ser vista como “um luxo acessível”.

A instabilidade econômica, aliás, é citada como um fator que deverá tornar mais lenta a recuperação de venda de cerveja nos locais para consumo, que não deve atingir os níveis pré-Covid antes de 2025, com o relatório apontando que essa dificuldade dos bares afeta mais as marcas artesanais.

Leia também – Brasil cai para o 24º lugar no consumo de cerveja por habitante, aponta pesquisa

A IWSR, porém, está otimista com o desempenho de alguns dos principais mercados cervejeiros, especialmente a China, o Brasil e o México em 2023. “Com a China reabrindo suas fronteiras em janeiro de 2023, após três anos de restrições de viagens e requisitos de quarentena, espera-se que o mercado local se recupere, impulsionando o canal e a categoria de cerveja como um todo”, diz a consultoria.

Há uma percepção positiva para os volumes de cerveja em 2023 para o Brasil, México e América Latina em geral. “A IWSR espera que os volumes de cerveja no Brasil e no México – o terceiro e quarto maiores mercados de cerveja, respectivamente – continuem a crescer nos próximos anos”, afirma.

O trabalho também reconhece que o setor cervejeiro dos Estados Unidos vem sofrendo com a concorrências das RTDs – bebidas prontas para consumo –, mas, ao mesmo tempo acredita que o segmento será resiliente nessa disputa em 2023, apontando que apresentou crescimento da importação no ano passado, de 4%.

Publicidade

A IWSR ainda avalia que o ritmo reduzido de expansão do volume de cerveja em bares, pubs e restaurantes deverá fortalecer outros canais, caso do comércio eletrônico. O documento ressalta, inclusive, a crescente importância do comércio eletrônico para a venda de bebidas alcoólicas. De acordo com a IWSR, nos 16 maiores mercados online, cerveja, sidras e RTDs vão representar quase 25% das vendas eletrônicas em valor até 2026.

Para referendar essa avaliação, a consultoria cita os investimentos das maiores cervejarias do mundo em aplicativos, como Bees, da Ambev, e o Heishop, do Grupo Heineken, para atender bares. “A AB InBev e a Heineken, por exemplo, não estão apenas investindo na venda para consumidores online, mas também na construção de suas plataformas digitais B2B para atender sua clientela comercial, especialmente em mercados emergentes onde o comércio tradicional continua muito importante”, comenta.

O trabalho também aponta que a premiumização do setor cervejeiro continuará crescendo em 2023, mesmo com a perda do poder de compra de parcela relevante da população. Para isso, cita o maior investimento das marcas em rótulos mais sofisticados e a busca por esse tipo de bebida para consumo caseiro, também destacando o potencial de vendas de cervejas premium online.

“O ambiente online é adequado para a promoção de marcas premium, e a expansão das vendas online de cerveja deve ajudar a facilitar a premiumização contínua da categoria de cerveja. Apesar das pressões inflacionárias de 2022, o processo de premiumização parece ser duradouro e provavelmente acontecerá novamente este ano”, prevê a IWSR.

Além disso, a IWSR também aposta que a cerveja sem álcool continuará em expansão neste ano. “Ampliação da disponibilidade, maior suporte de marketing, inovação, produto de melhor sabor e maior engajamento do consumidor estão gerando oportunidades para o segmento”, diz.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password