Consultoria de turismo surge no Rio com foco na integração da cadeia cervejeira

O turismo é uma atividade complexa e multidisciplinar pelas relações que envolve entre o seu ambiente e a sua finalidade. Pensando na variedade de opções, serviços e experiências proporcionada por ele, um grupo de experientes profissionais se uniu para fomentá-lo no mercado cervejeiro. Assim eles criaram a CMLC, consultoria que pretende unir cultura, cerveja e comunicação, sempre focando o incremento do turismo e os diferentes atores da cadeia produtiva.
Leia também – Entenda os motivos do aumento da demanda por latas e seus benefícios
Surgida no Rio de Janeiro, a CMLC tem um portfólio de serviços planejado a partir das experiências acadêmicas e de mercado de seus idealizadores e parceiros. “Começamos a trabalhar aqui no Rio de Janeiro, mas a ideia é difundir este projeto para todo o país”, ressalta Ana Pampillón, turismóloga, sommelière de cervejas e colunista do Guia.
Além de Ana, a CMLC juntou Camila Mattos, mestre em Turismo com especialização em Marketing; Luana Cloper, comunicóloga, especialista em Marketing e Gestão de Projetos, também colunista do Guia e ex-diretora da Brasil Brau e do Mondial de la Bière; e Rodrigo Baruffaldi, administrador de empresas, sommelier e mestre em estilos de cervejas.
O trabalho da consultoria deverá ir além das cervejarias, também atuando em frentes como diagnóstico e capacitação de brewpubs e bares do estado. Com isso, espera fomentar a criação de experiências turísticas e aprimorar o atendimento e a hospitalidade.
“Nosso objetivo é a criação e treinamento de uma rede de guias turísticos e sommeliers de cerveja. Queremos nos aproximar e ativar toda a cadeia turística: operadores e agências de viagens, hotelaria, empresas de transporte, restaurantes, OTAs e associações do trade turístico para promoção e venda de pacotes turísticos e visitas guiadas, parcerias em ativações e apoio institucional”, explica Camila.
Trabalhos de consultoria e criação de diversos projetos no âmbito do entretenimento também estão nos planos da CMLC. “Vamos trabalhar estes projetos de entretenimento, alinhados com a criação de estratégias de marketing, materiais de comunicação, plano de mídia e eventos para promoção do Rio de Janeiro como destino turístico cervejeiro”, afirma Luana.
Primeiros projetos
A CMLC, inclusive, já se uniu com uma das referências do turismo cervejeiro no Brasil, a Rota Cervejeira RJ, que busca valorizar a produção das marcas da região serrana do estado e as suas atrações turísticas.
“A CMLC só veio agregar conhecimento e esforços para nossa associação. Tenho certeza que esta expertise dos profissionais que fazem parte da empresa trarão novos projetos e nos auxiliarão a crescer ainda mais no setor”, comenta Maurício Almeida, presidente da Rota RJ.
E, nos próximos meses, a consultoria pretende trabalhar na integração de toda a cadeia produtiva cervejeira do Rio, com foco especial no lúpulo legalizado da Serra Fluminense. “Precisamos integrar toda a cadeia produtiva e assim possibilitar o crescimento do setor turístico cervejeiro, além de gerar novas possibilidades de negócios”, pontua Baruffaldi.
0 Comentário