fbpx
breaking news New

Dona da Estrella Galicia fatura 610 mi de euros em 2021 e mira mercado externo

estrella galicia balanço
Companhia familiar espanhola iniciou construção de fábrica em Araraquara, com previsão de inauguração em 2024

A Hijos de Rivera, empresa detentora da marca Estrella Galicia, apresentou o seu balanço financeiro de 2021 e relatou ter faturado 610,4 milhões de euros (aproximadamente R$ 3,12 bilhão, na cotação atual). A companhia espanhola, que também possui uma importante divisão de águas, sonha em alcançar a receita de 1 bilhão de euros (R$ 5,11 bilhões) em 2024, o que buscará a partir da internacionalização das suas marcas, incluindo uma presença mais ativa no mercado brasileiro.

Foi a primeira vez que o faturamento da Hijos de Rivera superou os 600 milhões de euros, com a empresa, assim, conseguindo superar os níveis pré-pandemia. A companhia detentora da Estrella Galicia também apresentou lucro de 94,9 milhões de euros em 2021, um incremento de 79% em relação ao ano anterior, sendo 30% superior a 2019.

Leia também – Com Red Ale, Patagonia lança sua primeira cerveja colaborativa no Brasil

De acordo com o balanço, a divisão cervejeira da Hijos de Rivera, que possui a Estrella Galicia como seu carro-chefe, vendeu 436 milhões de litros no ano passado. Foram, assim, 90 milhões de litros a mais do que em 2019, o último ano pré-pandemia, um avanço de 27,8%. Além disso, foram comercializados 189 milhões de litros de água, um aumento de 16,4%, em relação a 2020, mas abaixo dos 198 milhões de litros de 2019.  

Para manter a expansão, a Hijos de Rivera tem um plano de realizar investimentos de 600 milhões de euros até 2024, sendo que metade desse montante será obtido através de empréstimos para a companhia familiar.

Publicidade

O valor será investido, principalmente, na ampliação da capacidade produtiva da empresa, que hoje possui uma fábrica em operação no Parque Industrial A Grela, em A Coruña, na Espanha. A empresa, porém, saltará para 3 unidades industriais até 2024, com uma delas sendo em Arteixo, também na Galícia, e a outra em Araraquara, no interior de São Paulo.

A internacionalização, vista com uma das alavancas para atingir o faturamento de 1 bilhão de euros, tem, assim, o mercado brasileiro como fundamental para a Estrella Galicia, que já possui um acordo de distribuição no país com a Coca-Cola. E se hoje as vendas externas não atingem os 10% do faturamento da empresa espanhola, a expectativa é de que elas representem 20% em 2024.

Com filiais nos Estados Unidos e no México, a América é um foco óbvio para a companhia nesse processo de internacionalização, mas não o único. “Vamos montar uma filial no mercado britânico. Já temos em Portugal e com certeza na Europa abriremos mais”, afirma Ignacio Rivera, presidente-executivo do grupo.

Embora tenha relatado expansão no lucro e no faturamento em 2021, a Hijos de Rivera ainda não recuperou completamente o ritmo de vendas em bares e restaurantes. A companhia afirma que a comercialização nesse tipo de estabelecimento representa, hoje, 60% do seu mix, abaixo, portanto, dos 70% registrados no período pré-pandemia.

“Há uma certa ressaca dos efeitos da pandemia. Embora os bares estejam abertos, há uma tendência de continuar consumindo em casa e, portanto, de consumir embalagens não retornáveis”, acrescenta o executivo da Hijos de Rivera.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password