Brewers Association tem eleição dominada por candidaturas de homens brancos

Assim como a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) se prepara para escolher sua nova diretoria, a Brewers Association (BA, entidade que representa as cervejarias artesanais dos Estados Unidos) também está prestes a definir novos representantes. Em 29 de setembro, foi aberta a votação das eleições para a escolha cinco novos diretores, que vão representar três categorias diferentes de cervejarias.
Em um cenário semelhante ao do mercado brasileiro, a comunidade cervejeira dos EUA é majoritariamente masculina e branca, o que se reflete na lista de concorrentes aos assentos na diretoria. Dos 26 candidatos das três modalidades de cervejarias, apenas quatro são mulheres e há apenas um negro: Marcus Baskerville, proprietário da Weathered Souls Brewing Co., de San Antonio, no estado do Texas.
Leia também – Marca do Texas vai fermentar e maturar cervejas em uma caverna
Baskerville ganhou notoriedade na cena cervejeira no primeiro semestre de 2020 ao idealizar o projeto de cerveja colaborativa Black is Beautiful, que tem o objetivo de dar visibilidade à luta por igualdade racial. A cerveja é hoje produzida por mais de 1,1 mil marcas de 21 países, incluindo o Brasil.
Cargos em disputa
Das cinco cadeiras disputadas, três são para a classe “package brewer”, que representa as cervejarias que vendem mais de 75% de sua produção fora da própria fábrica.
Uma cadeira da diretoria é para representante dos “pub brewers”, cervejarias que vendem mais de 25% de sua produção em suas próprias instalações e têm no restaurante e no oferecimento de refeições uma parte significativa de seu negócio.
E, por fim, a última vaga é para um diretor oriundo dos “taproom brewers”, que vendem mais de 25% em seu estabelecimento, mas sem atividade gastronômica relevante.
Até 20 de outubro, os membros votantes da associação poderão participar das eleições pela internet ou por correio. Os cinco membros escolhidos para a diretoria tomarão posse em fevereiro de 2021. Cada cervejaria terá apenas um voto computado nas eleições. Outras instituições, empresas e pessoas que podem ser filiadas à BA não têm direito a votar para a escolha desses membros.
0 Comentário