Cervejaria norte-americana Founders é vendida à espanhola Mahou
Últimos destaques Novo

Cervejaria norte-americana Founders é vendida à espanhola Mahou

founders brewung company
Tradicional marca de Michigan está de mudança: 90% de suas ações passam para as mãos do maior grupo cervejeiro espanhol

Uma das mais influentes cervejarias artesanais dos Estados Unidos, a Founders passou a ser controlada financeiramente – mas não comandada em sua gestão – pelo maior grupo cervejeiro espanhol, o Mahou San Miguel, que conta com mais de 50 rótulos espanhóis e internacionais em seu portfólio.

O grupo já detinha 30% das ações da Founders desde 2014. Na época, o negócio de US$ 96,3 milhões incluía a possibilidade da Mahou San Miguel comprar o restante das ações após cinco anos. E isto de fato ocorreu agora, quando a espanhola adquiriu as ações de dezenas de acionistas minoritários, incluindo de membros das famílias fundadoras da cervejaria e de empresários do estado de Michigan, onde fica a empresa.

Os dois fundadores da companhia, Mike Stevens e Dave Engbers, continuarão com 5% das ações cada um. Segundo comunicado da empresa, não há qualquer mudança na administração e na rotina da Founders.

Leia também: espanhola com DNA americano, Edge chega ao Brasil

“A Founders vai continuar autônoma em seu negócio e em sua administração, produtos e equipe. Engbers e Stevens vão permanecer como acionistas e não têm intenção de deixar de ser. Seu compromisso com a cervejaria vai continuar e suas funções e responsabilidades serão mantidas”, diz o comunicado.

“Vamos continuar fazendo as cervejas que amamos e teremos no Grupo Mahou um parceiro tão apaixonado por cerveja quanto nós”, complementa a nota.

O objetivo do negócio é ampliar ainda mais a capacidade de distribuição da Founders. Desde a compra parcial das ações em 2014 pela Mahou, a capilarização da Founders cresceu significativamente, passando a alcançar os 50 estados norte-americanos.

Suas vendas, por sua vez, cresceram mais de 30%, praticamente se igualando à Bell’s Brewery, a maior cervejaria independente do Michigan. Agora, o foco é na internacionalização da marca.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password