fbpx
breaking news New

Indústria de bebida alcoólica oscila em agosto e sofre forte queda

indústria
Depois de subir 8,5% em julho, fabricação de bebidas alcoólicas perdeu o ritmo e caiu 5,4% em agosto (Crédito da foto: Lotus Head/Freeimages)

A indústria de bebidas alcoólicas teve uma queda abrupta em agosto. Depois de subir 8,5% em julho, ela perdeu o ritmo e caiu 5,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda assim, quando analisados sob uma perspectiva mais ampla, os números se mantiveram favoráveis: a indústria alcoólica avançou 1,8% em 2018, na comparação com igual período de 2017, e 2,6% nos últimos 12 meses.

Já a fabricação de bebidas não alcoólicas foi em linha oposta e subiu 4,6% em agosto na comparação com o mesmo período do ano anterior. Assim, chegou a uma alta de 5% em 2018 e 4,1% nos últimos 12 meses.

Publicidade

Tais números, contudo, não foram suficientes para segurar a indústria de bebidas, que apresentou queda de 10,8% na comparação entre agosto e julho de 2018. No ano, por sua vez, o crescimento é de 3,3%, mesmo índice dos últimos 12 meses.

A queda acentuada da fabricação de bebidas, aliás, ajudou a explicar a ligeira diminuição da produção industrial – redução de 0,3% na comparação entre agosto e julho, mas crescimento de 2% quando a base é o mesmo período de 2017.

“Vale destacar que esse comportamento de queda ocorreu após a atividade industrial recuar 10,9% em maio e crescer 12,7% em junho. No confronto com agosto de 2017 (série sem ajuste sazonal), a indústria cresceu 2,0%, terceiro resultado positivo consecutivo, mas o menos intenso dessa sequência”, avalia o IBGE.

“Contribuições negativas importantes sobre o total da indústria vieram de bebidas (-10,8%), de produtos alimentícios (-1,3%) e de indústrias extrativas (-2,0%)”, acrescenta o instituto.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password