fbpx
breaking news New

Lagunitas chega ao país, reciclagem de vidro em Brasília: As novidades da semana

lagunitas
Trazida pela Heineken, Lagunitas tem a IPA mais vendida do mundo e agora está disponível no mercado brasileiro

A semana foi repleta de boas novidades para o cervejeiro, incluindo a chegada da renomada artesanal norte-americana Lagunitas ao Brasil, além de diversos lançamentos, como um rótulo sem álcool da Wäls. Já a Green Mining, expandindo o seu projeto de sustentabilidade, agora levou as ações de reciclagem de garrafas de vidro para a capital federal. Confira essas e outras novidades selecionadas pelo Guia.

Lagunitas no Brasil
Uma das principais marcas de cerveja artesanal do planeta, a Lagunitas Brewing Company, criada em Petaluma, na Califórnia, e que tem a IPA mais vendida do mundo, agora está disponível no mercado brasileiro após ser trazida pela Heineken, sendo fabricada em Blumenau. Inicialmente disponível no e-commerce do Grupo Pão de Açúcar, ela chegará na próxima semana aos principais bares de artesanais de São Paulo, Rio e Belo Horizonte, nos formatos 355 ml e chope. A partir da segunda quinzena de outubro, a cerveja também poderá ser adquirida nas lojas físicas do Pão de Açúcar, além de grandes redes de supermercados em outros estados, como Angeloni (SC) e Verdemar (MG).

Reciclagem em Brasília
Em mais uma ação para ampliar a reciclagem de garrafas de vidro, a startup Green Mining, em parceria com a Ambev, inaugurou um hub de coleta em Brasília. Com o uso de tecnologia que permite identificar os locais de maior geração de resíduos pós-consumo, principalmente garrafas de vidros descartadas por bares, a startup busca coletar grande quantidade de recicláveis, com eficiência de custo, contratando cooperados ou catadores de rua que já trabalhavam com reciclagem de maneira informal. Já são 22 estabelecimentos no Distrito Federal que participam do projeto.

Leia também: Ação em Pinheiros expõe importância social da reciclagem de vidro

Lançamentos da Vórtex
A Vórtex Brewhouse, localizada na Chácara Santo Antônio, em São Paulo, lançou dois rótulos nos últimos dias. O primeiro foi a Huracán IPA em lata de 473ml. O rótulo é uma West Coast IPA com 6,9% de graduação alcoólica e 47 IBUs, com dry hopping do lúpulo El Dorado, gerando aroma que remete a maracujá e tangerina. A outra, disponibilizada em lata, é uma Black IPA com 7,3% de álcool colaborativa com o projeto do programa CMCH (Contando Música Contando Histórias), que dá nome ao rótulo, e a Rádio 89FM.

Hazy IPA da ZEV
A cervejaria ZEV, de Suzano (SP), lançou uma Hazy IPA com aveia, manga, maracujá e pistache, disponibilizada em chope. Segundo o fabricante, ela tem cor amarelo brilhante, aroma de manga e maracujá, dulçor leve de pistache, sendo aveludada, limpa e com o amargor do lúpulo no final. Tem 6,8% de graduação alcoólica e 60 IBUs.

Wäls sem álcool
A Wäls apresentou uma cerveja com 0,0% de teor alcoólico. É uma Session Citra sem álcool: a Session Free. A receita leva lúpulos citra, resultando em uma cerveja extremamente aromática. “A Wäls sempre foi reconhecida pela qualidade em suas receitas, tanto que somos uma das cervejarias mais premiadas do mundo. Ao lançar uma cerveja sem álcool, queremos surpreender e mostrar que o aroma e o sabor podem ser os mesmos de uma bebida tradicional, sem diminuir a diversão das pessoas. Não é o teor alcoólico que faz a qualidade da cerveja, mas sim a forma como ela é produzida. Isso sem falar do consumo consciente e da importância de mostrar para as pessoas que uma boa bebida sempre fica melhor se consumida de maneira consciente”, afirmou Arnaldo Garcia, gerente de marketing de Wäls.

Publicidade

Dogfight
A Dogfight é a nova artesanal cigana produzida em Ribeirão Preto. Com lúpulos selecionados, IBU e graduação alcoólica elevados em seu rótulo, a cervejaria diz se inspirar em grandes batalhas históricas, tendo o caça britânico Spitfire como principal ícone na logomarca. O primeiro lote está sendo distribuído em latas de 473 ml e chope em barris descartáveis. Além disso, é um produto não pasteurizado.

Brahma consciente
Em ação para promover o consumo responsável de álcool, a Brahma e a Cervejaria Ambev passaram a distribuir água gratuitamente em seus eventos patrocinados. A iniciativa começou na última sexta-feira, denominado Dia de Responsa, durante o Jaguariúna Rodeo Festival. A ação irá até o fim de 2019, com a cervejaria esperando impactar cerca de 300 mil pessoas com a iniciativa.

Autosserviço da Alles Blau
A Cervejaria Alles Blau, de Blumenau, criou uma estação de autosserviço de chope, que está instalada no CO.W Coworking, no bairro Brooklyn, em São Paulo. Basta adquirir o cartão, colocar crédito, inserir na máquina e retirar a bebida. O diferencial é que o consumidor tem a experiência de servir o seu próprio chope. O valor cobrado é de acordo com os mililitros que vão para o copo. São duas opções diferentes: Pilsen e um estilo especial, que mudará a cada mês – o do momento é o IPA.

Projeto musical da Bud
Ampliando a sua presença no universo musical, a Budweiser agora conta com seu próprio estúdio em São Paulo, o B-Side Studio. O primeiro trabalho realizado já foi lançado e tem a participação dos cantores Tássia Reis, Febem e Janine Mathias, na série Bowtie, na qual cada artista faz uma versão de uma música própria já existente. O resultado poder ser visto no canal do YouTube da cervejaria. E a cada semana uma nova série de conteúdos será lançada nessa plataforma.

Prêmio Beba Brasília
Criado em 2017, o Prêmio Beba Brasília vai realizar votação popular para definir os vencedores de nove categorias: Cervejaria mais conhecida / Top of Mind, Cervejaria Favorita do público, Rótulo/Cerveja Favorita do público, Bar Mais Frequentado / Top of Mind, Bar Favorito do público, Cervejaria Revelação, Bar Revelação, Loja de Insumos Cervejeiros Favorita do Público e Profissional cervejeiro do Ano. A eleição online começará no dia 1º, perdurando por todo o mês de outubro. Já os ganhadores serão conhecidos em evento marcado para 10 de novembro.

Agenda I: Circuito Stella
A nova edição do Circuito Stella ocorre nos meses de setembro e outubro, com receitas criadas por mais de 20 restaurantes, com menus completos, incluindo entrada, prato principal e sobremesa, além de uma cerveja gelada. Entre os restaurantes convidados, estão Le  Vin, Lima Cocina,  Ino Botafogo e Capricciosa, no Rio, Astoria, Capitão Leitão,  Ephigenia  Bistro e Paradiso, em Belo Horizonte,  Attimo per Quattro,  Così, Costa Nova e Arlete, em São Paulo, La Pasta Gialla, Marcolini, Veg e Lev e A Caiçara, em Curitiba, e Liv Lounge, Mercadito e Wine Garden, em Brasília. Os preços variam entre R$ 55 e R$ 110.

Agenda II: Festa da Suds
A festa de 2 anos da importadora Suds Insanity será no próximo domingo, em Curitiba, com 18 torneiras de chope, como Great Divide (Estados Unidos), Edge Brewing (Espanha) e Thornbridge (Inglaterrra), além de garrafas da cervejaria Nils Oscar (Suécia).

1 Comment

  • luciana aurora Reply

    17 de setembro de 2019 at 15:01

    ja tomei essa lagunitas numa viagem que fiz, lembro que gostei. que bom que agora vai ter no Brasil!!

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password