fbpx
breaking news New

Pack sustentável e com sementes da Lumiarina incentiva criação de horta

Embalagem com seis cervejas da marca traz sementes de manjericão, rúcula e salsa

Consumir uma cerveja – ou seis – e utilizar o pack que a armazena para criar uma pequena horta. A possibilidade se tornou viável para aqueles que compraram 6 latinhas da Lumiarina, na mais recente das várias ações sustentáveis realizadas pela marca de Nova Friburgo (RJ).

O pack da marca foi criado para armazenar as produções de 473ml, sendo feito de papel reciclado. Além disso, vem com sementes de manjericão, rúcula e salsa. Assim, pode ser picada em pedaços e plantada, o que evita o descarte do material. E, aos interessados, permite até mesmo o cultivo a partir dessas sementes.

Leia também – Festival do Lúpulo amplia programação em sua 2ª edição e terá concursos

A ideia de contar com esse tipo de embalagem foi de Luiz Enne, sócio da Lumiarina, e surgiu após a observação de uma ação semelhante da Patagonia. Ao descobrir que a empresa que atua com a marca da Ambev estava localizada em Niterói (RJ), a Papel Semente, foi possível, então, colocar o plano em ação.

“O pack é feito de 3 partes. Cada uma, então, tem um tipo de semente. E precisavam ser pequenas sementes, para dar a possibilidade de transformar a caixa em uma horta doméstica. Assim, não restringe demais, podem até ser semeadas em um apartamento”, explica.

Publicidade

O pack da Lumiarina pode ser encontrado em dois pontos de Nova Friburgo, a Cachaçaria Andarilho da Serra e a Casa Nápoles. “Transformei essa caixa em um produto mais exclusivo, estando em dois parceiros. É quase como um souvenir. Um produto premium em um local que impulsiona a venda. Tem que comprar o pack de seis cervejas para levar a caixa de graça. Ou tem de pagar por ela”, detalha Luiz.

Para ele, o lançamento de um pack com sementes condiz com um momento em que uma parcela da sociedade aumentou a sua preocupação com a sustentabilidade, além de desejar ampliar o contato com a natureza. “As pessoas estão mais preocupadas com sustentabilidade. Na pandemia, começaram a mexer com plantas, a ter uma horta, para ter contato com a terra, buscando outros valores. A ideia casou, então, com um momento de vida de muita gente. A sociedade também quer discutir problemas, como o do lixo”, avalia.  

O sócio da Lumiarina destaca que a iniciativa está relacionada com a trajetória da marca, que surgiu em 2019. De acordo com o profissional, as práticas sustentáveis estão alinhadas com as ações da cervejaria desde o início da sua trajetória. “Tudo que a gente faz passa por um crivo para uma questão sustentável”, afirma.

A Lumiarina, hoje com uma produção próxima dos 2 mil litros mensais de cerveja, faz envase apenas em latas, pela ausência de uma forma viável de reciclagem das embalagens de vidro. A companhia, que faz parte da Rota RJ, ainda está envolvida em um projeto de identificação da diversidade da flora e das espécies da Mata Atlântica, além de também realizar doações de composteiras domésticas. “Tem gente que nos conhece mais pela composteira do que pela cerveja”, conclui Luiz.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password