fbpx
breaking news New

Festival do Lúpulo amplia programação em sua 2ª edição e terá concursos

Evento marcado para datas que abrangem carnaval de 2022 terá feira e visitação a plantação de lúpulo com algumas atrações

O Festival Nacional da Colheita do Lúpulo ficou maior. Após realizar a sua primeira edição em 2021, o evento voltará a ocorrer em 2022, agora no período de 25 de fevereiro a 1º de março, quando se celebra o carnaval. E ampliou o número de dias e as atrações, o que inclui a realização de concursos de lúpulo e de cervejas lupuladas na cidade de Curitibanos (SC).

A primeira edição do festival, realizada em fevereiro de 2021, um período de agravamento da pandemia do coronavírus, contou, para cumprir com as medidas sanitárias, com a participação de apenas 60 pessoas. Um público que poderá ser bem maior para a segunda versão do festival do lúpulo, que espera atrair 150 pessoas, além dos moradores de Curitibanos.

Leia também – Adaptação e parcerias: Como fornecedores encararam o ano no setor cervejeiro

“O evento de 2021 foi sensacional, com os participantes ficando satisfeitos, algo confirmado pela inscrição da maioria das pessoas novamente, garantindo vaga para 2022”, relata o engenheiro agrônomo Rodrigo Baierle, proprietário da Lúpulos 1090 e organizador do festival.

Os responsáveis pela organização do festival decidiram incluir mais eventos na programação, como a Feira Brasileira do Lúpulo, além de manterem os workshops, a visitação a uma plantação, a colheita e brasagem coletiva, assim como as palestras, com a abordagem de conteúdos técnicos, e as atrações gastronômicas.  

“Esperamos trazer também a população de Curitibanos para conhecer o lúpulo. Temos uma região muito propícia e que pode se tornar um polo produtivo”, diz Baierle. “Vamos disseminar o que acontecerá de bom no festival para mais pessoas e regiões. Ter mais gente interessada em produzir lúpulo e mais cervejarias interessadas em utilizar o lúpulo em suas cervejas”, acrescenta.

E a principal novidade do festival em 2022 serão as competições. O evento, assim, contará com a realização do Concurso Latino de Cervejas Lupuladas. Organizada em parceria com a produtora Matinê Cervejeira, a disputa abrangerá 62 estilos de cerveja e tem 20 categorias, sendo uma exclusiva para cervejas feitas com lúpulos cultivados em solo nacional.

Publicidade

A expectativa é de que os concursos ajudem a estimular a pesquisa e o desenvolvimento de rótulos que levem o lúpulo brasileiro em suas receitas. “Surgiu com a ideia de fomentar a cultura do lúpulo na América do Sul, o seu uso nas cervejas e o consumo das lupuladas, que serão julgadas por jurados”, comenta Baierle.  

Outra atração inédita do festival em Curitibanos será a Copa Brasileira de Lúpulos. Esse concurso vai premiar o melhor cultivador e a melhor fazenda de lúpulo por meio da análise do ácido alfa e dos óleos essenciais, como explica Baierle.

“Poderemos avaliar os lúpulos brasileiros, premiar os melhores cultivadores, seus agrônomos. A fazenda com maior pontuação será eleita a melhor fazenda produtora de lúpulo, algo inédito. Vai fomentar a cadeia e melhorar as cadeias do cultivo”, afirma.

Ele também acredita que os concursos podem servir como estímulo para o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no cultivo do lúpulo, além de mostrar as diferenças da produção nacional, provocadas pelo uso de técnicas distintas e pela localidade onde ela ocorre.

“Esperamos promover a disseminação de boas técnicas de cultivo, com informações, e a avaliação química. Isso vai permitir a avaliação do lúpulo de diversas regiões, os diversos terroirs. As pessoas poderão perceber como o terroir floral é diferente de acordo com a região, mesmo sendo o mesmo lúpulo. Então poderemos avaliar os cultivares e os seus cultivos”, argumenta.

Criado para fomentar a cultura do lúpulo, com a divulgação de informações, o festival teve, no ano passado, busca intensa por informações, de acordo com Baierle. Assim, os organizadores decidiram reforçar a programação técnica para 2022.

Haverá, então, palestras de Scott Janish, autor do livro “A Nova IPA”, do próprio Baierle, de Stefano Gomes Kretzer, proprietário da Lúpulos do Vale, de Renan Furlan, proprietário da Lúpulo Tropical, assim como do químico Duan Ceola, pesquisador na área do lúpulo. Ao mesmo tempo, haverá palestras voltadas ao setor cervejeiro, como a de Marcos Odebrecht, proprietário da Maltes Catarinense.

A programação completa do 2º Festival Nacional da Colheita do Lúpulo pode ser conferida no link.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password