fbpx
breaking news New

Mesmo com queda em junho, produção de alcoólicas cresce 10,7% no 1º semestre

Nos últimos 12 meses, fabricação de bebidas alcoólicas apresentou alta de 11%

A produção de bebidas alcoólicas terminou o primeiro semestre com um saldo positivo de 10,7%. Foi o que apontou a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira. Já nos últimos 12 meses, o indicador também está positivo em 11%.

Porém, em junho, a fabricação de bebidas alcoólicas apresentou uma queda de 13,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, inserindo-se em um contexto de estagnação da produção industrial brasileira.

Leia também – Ambev lucra R$ 3 bi no 2º trimestre, mas margens reduzidas preocupam

Afinal, houve variação nula (0,0%) em junho, após crescimento de 1,4% no mês anterior. Apesar da estabilidade, três das quatro grandes categorias econômicas e a maior parte – 14 –  das 26 atividades investigadas sofreram queda no sexto mês de 2021, segundo o IBGE. E, no acumulado do primeiro semestre, a produção industrial teve expansão de 12,9%.

Publicidade

“Com essa variação nula em junho, o setor permanece no patamar pré-crise, mas no resultado desse mês observa-se uma predominância de taxas negativas entre as atividades industriais”, explica André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE

“Há, no setor industrial, uma série de adversidades por conta da necessidade das medidas de restrição, como a redução do ritmo produtivo, a dificuldade de obtenção de matérias-primas e o aumento dos custos de produção. Pelo lado da demanda, ou seja, observando a economia como um todo, há também uma taxa de desocupação alta, o que traz uma consequência para a massa de salários. São fatores que não são recentes, mas ajudam a explicar esse comportamento da produção industrial”, acrescenta Macedo.

Já a categoria de bebidas não alcoólicas apresentou crescimento no mês de junho: o salto foi de 7,1% em relação ao mesmo período de 2020. O desempenho fez o segmento passar a registrar expansão de 12,2% no acumulado do ano. Já no somatório dos últimos 12 meses, o indicador também está positivo, em 11,1%.

No geral, a produção de bebidas registrou queda de 4,3% em junho quando comparado ao mesmo período de 2020. E o indicador acumulado do primeiro semestre apontou crescimento de 11,4%. Com o resultado, o segmento registrou um saldo também positivo nos últimos 12 meses, em 11%.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password