fbpx
breaking news New

Produção de alcoólicas mantém trajetória de crescimento e sobe 2,7%

Atividade possui variação positiva de 1,4% no período de 12 meses iniciado em abril de 2022

Após registrar crescimento de dois dígitos em fevereiro (13,2%), resultado provocado sobretudo pelo carnaval, a produção de bebidas alcoólicas manteve sua tendência de alta em 2023. A atividade saltou 2,7% em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e fechou o primeiro trimestre de 2023 com alta de 5,5%.

Os dados foram divulgados na Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE, que também apontou variação positiva, de 1,4%, da produção de bebidas alcoólicas no período de 12 meses iniciado em abril de 2022.

Leia também – Heineken investirá R$ 1,5 bi em fábricas do Nordeste; veja impacto nas marcas

Avaliação divulgada pela XP Investimentos, publicada no seu Monitor da Indústria de Bebidas, destaca que o resultado traz boas perspectivas para 2023, com expectativa de crescimento da atividade na comparação com o ano passado.

“A produção de bebidas alcoólicas ficou 5% acima das estimativas do nosso modelo de regressão e, devido a um início de ano sólido, nosso modelo de regressão prevê um aumento de volumes em relação ao ano anterior”, afirma, também apontando que a sazonalidade deve provocar variações na busca pelas bebidas alcoólicas ao longo do ano, o que pode ser positivo para as cervejarias.

“Uma mudança interessante para 2023 deve ser a volta à sazonalidade histórica, o que é positivo para as estratégias comerciais das empresas, principalmente considerando que o primeiro evento social (carnaval) foi positivo considerando a produção do setor no 1T23, gerando otimismo para os próximos gatilhos de demanda no calendário do ano”, acrescenta.

Outras bebidas
Também seguindo a tendência de alta, a produção nacional de bebidas não alcoólicas cresceu 1,2% em março na comparação com o terceiro mês de 2022, uma expansão que ficou 15% acima da previsão da XP, “aumentando fortemente as estimativas para o ano”.

Publicidade

O desempenho no mês de março fez o segmento de não alcoólicas acumular alta de 4,2% no primeiro trimestre de 2023. Já no período de 12 meses, o indicador está positivo em 7%.

O IBGE também informou que a fabricação de bebidas registrou aumento de 2% ante o mesmo mês do ano passado. Com isso, o segmento totaliza alta de 4,8% nos três primeiros meses de 2023. E o crescimento da atividade é de 4,1% de abril de 2022 até março deste ano.

Produção industrial avança em março
O desempenho da fabricação de bebidas em março foi importante para a atividade industrial brasileira, que, de acordo com o IBGE, conseguiu inverter a tendência de queda dos meses anteriores e cresceu 1,1% frente a fevereiro na série com ajuste sazonal.

Na comparação com março de 2022, na série sem ajuste sazonal, houve crescimento de 0,9%. Apesar disso, a produção industrial segue negativa em 2023, agora em -0,4%. Já no período de 12 meses, fica estável (0,0%). Agora, então, o nível da produção industrial está 1,3% abaixo do momento pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Das 25 atividades investigadas pela pesquisa, 16 avançaram em março. Entre elas, as principais influências sobre o índice geral vieram dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%), máquinas e equipamentos (5,1%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (6,7%).

“Os dois primeiros meses de 2023 foram marcados por queda, embora não tivessem disseminação do resultado negativo entre as atividades. Em março, a maior parte das atividades também ficou no campo positivo e a indústria marcou um crescimento que não era visto desde outubro do ano passado (1,3%). Então há uma melhora de comportamento da produção industrial, especialmente considerando esse crescimento de magnitude mais elevada, mas ainda está longe de recuperar as perdas do passado recente”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password