Rota RJ lança colaborativa das 25 associadas para festejar volta do turismo

O avanço da vacinação contra o coronavírus vem permitindo uma série de reencontros. E, com a esperança de iniciar uma nova fase, com a retomada do turismo, as marcas da Rota RJ decidiram lançar um uma cerveja colaborativa envolvendo as 25 associadas, a GO IPA, que está sendo apresentada ao público durante o Mondial de la Bière Rio.
O evento teve uma edição virtual em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, e voltou a acontecer presencialmente, agora na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo. Com início na última quinta-feira, a festa cervejeira prossegue até domingo.
Leia também – Na Marina da Glória, Mondial marca volta dos grandes eventos das artesanais
“Ela foi um marco para todos os associados, pois pudemos nos reunir quase depois de dois anos. O lançamento dessa cerveja é para dizer que nós voltamos. Que estamos todos de pé e a celebrar a retomada do turismo”, destacou Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota RJ.
Criar uma cerveja para o Mondial é algo comum para a Rota RJ, que em 2021 não tem um estande próprio no evento. Mas o seu rótulo colaborativo pode ser encontrado nos locais onde estão instaladas as marcas Alpendorf e Mad Brew.
Na receita da nova bebida, o destaque é a polpa da goiaba, produto típico de Guapimirim, além dos lúpulos Citra, Cascade e Amarillo, inseridos no dry hopping dessa American IPA. “Sempre utilizamos o insumo regional de onde nós estamos produzindo. Então o insumo que nós utilizamos nessa cerveja foi a goiaba, um produto típico da região de Guapimirim, produzida no Sítio Sato”, afirmou Ana Cláudia.
Para ela, a junção dos ingredientes deixará o público muito curioso para degustar essa colaborativa da Rota RJ. “Colocamos lúpulos aromáticos para que ela tenha um caráter muito refrescante e que traga toda a tropicalidade dessas frutas brasileiras, que com a adição da goiaba ficou mais intensa ainda. Então, o público pode esperar uma novidade muito disputada.”
A brassagem da nova colaborativa da Rota aconteceu em 17 de novembro, na Cervejaria Nossa Fábrica. De acordo com Ana, a produção será de 2,5 mil litros. Dessa fabricação, o objetivo é separar mil litros, envasados em growlers de 600 ml, para uma ação social que acontecerá neste final de ano na região serrana do Rio.
Nós vamos trocar a cerveja por alimentos e, com isso, a gente espera arrecadar mais de uma tonelada de alimentos na região de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. Que a gente possa fazer um Natal mais feliz para instituições da região
Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota RJ
Os litros restantes serão divididos em barris, alguns enviados ao Mundial e outros comercializados nos estabelecimentos dos associados da Rota RJ e em seus eventos. O objetivo é reverter metade da renda obtida com a venda da cerveja para a associação.
“Nossa associação não tem fins lucrativos, é uma questão mesmo de manutenção pós-pandemia para que nós possamos investir em outras questões, como a comunicação. A ideia é que a bebida também seja também será engarrafada e utilizada pela Rota para presentes de final de ano”, contou Ana.
No dia da brassagem estavam presentes o chef Rafa Ramos, responsável pelo almoço dos cervejeiros, Talita Delia e Washington Sato, do Sítio Sato, representantes da BR Craft Insumos Cervejeiros e da Hdclean, o secretário de Turismo de Guapimirim, Mário Seixas, o jornalista Bruno Agostini, o mestre-cervejeiro Leonardo Botto e o sommelier José Padilha.
0 Comentário