fbpx
breaking news New

Eisenbahn e Paulaner em SP, Spaten em Blumenau: as cervejas da Oktoberfest

Festa vem tendo disputa intensa pelo posto de cerveja oficial no ano de 2023

Sinônimo de cervejas, a Oktoberfest se espalhou pelo mundo, com edições por diferentes cidades, despertando o interesse de diversas marcas para vincular seus nomes à festa. Em 2023, no Brasil, a disputa pelo posto de cerveja oficial ficou mais intensa e com novidades. Enquanto a Spaten seguirá à frente da Oktoberfest Blumenau, mas agora com um contrato válido até 2028, a Eisenbahn assumiu esse posto na festividade de São Paulo. E a capital paulista também terá a Paulaner entre as suas atrações.

A escolha da Spaten como cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau repetiu a seleção do ano passado, mas com diferenças e um imbróglio. Afinal, dessa vez, a prefeitura da cidade catarinense realizou uma licitação para não uma, mas as seis próximas edições da festividade.

A Ambev foi a vencedora da disputa pelo posto de cervejaria oficial da Oktoberfest com a proposta de R$ 5,11 milhões por edição. A licitação também contemplou a construção de um boulevard na área do Parque Vila Germânica, onde ocorre a festividade em Blumenau.

Leia também – Brasil fica sem medalhas pela 2ª edição seguida da World Beer Cup

Assim, a cervejaria terá o direito de utilizar o naming right do local até o fim de março de 2029, tendo que entregar a obra concluída até junho de 2024. No espaço, vai ter exclusividade na venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, com exceção dos eventos que sejam focados em cerveja artesanal.

Embora a decisão da escolha pela Ambev tenha saído em março, só pôde ser oficializada dois meses depois. Isso se deu em função de questionamento do resultado da licitação pelo Grupo Heineken, que apontou irregularidades na documentação da concorrente. Seu recurso, porém, foi rejeitado pela Prefeitura de Blumenau.

Após a solução do impasse, a Spaten foi a escolhida pela Ambev para ser a marca oficial da festividade, embora outras cervejas do seu extenso portfólio também devem estar à disposição do público na Oktoberfest de Blumenau, assim como ocorreu em 2022. E a decisão tem relação direta com histórico da marca, de origem na Alemanha, algo bastante explorado em suas campanhas de marketing e publicidade desde o lançamento no país.

Publicidade

Em 2022, a Oktoberfest de Blumenau recebeu 634 mil pessoas, com uma das novidades sendo o Camarote Spaten, um ambiente exclusivo da cerveja oficial, que contou com sete grandes shows nacionais, open bar e open food de comidas típicas e atrações surpresa. Neste ano, o ambiente deverá se repetir na festividade, marcada para 4 a 22 de outubro.

“É com muito orgulho que continuaremos a fortalecer o vínculo cervejeiro entre Brasil e Alemanha, com o estilo Spaten de ser forte”, comenta Joice Carvalho, chefe de marketing da marca. “Que sejam oficialmente muito bem-vindos à maior festa alemã das Américas pelos próximos seis anos”, acrescenta o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Eisenbahn na Oktoberfest de São Paulo

Criada em Blumenau e cerveja oficial da festividade na cidade catarinense entre 2015 e 2019, a Eisenbahn terá esse status em 2023 em São Paulo, posto que ocupou pela última vez há quatro anos, sendo sucedida pela Spaten em 2021 e 2022 – o evento não aconteceu em 2020, por causa da pandemia.

“Ficamos muito felizes em anunciar essa parceria. Eisenbahn tem como missão fazer os consumidores viverem a qualidade artesanal através da valorização do tempo, das memórias e de cada detalhe que merece ser aproveitado no nosso dia a dia e acreditamos que por meio da São Paulo Oktoberfest, o público terá momentos inesquecíveis e memórias que ficarão, e com certeza queremos fazer parte disso”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

O evento será realizado entre os dias 6 e 22 de outubro no complexo do ginásio do Ibirapuera. E outra novidade será a presença da alemã Paulaner entre as cervejas disponibilizadas para o público na São Paulo Oktoberfest. A marca, aliás, é uma das participantes da festividade original, em Munique.

“Paulaner faz parte da história da Oktoberfest e participar do festival de São Paulo é uma oportunidade incrível de aproximar o público da região um pouco mais dessa tradição. Estamos muito entusiasmados com a parceria e temos certeza de que será uma experiência incrível para todos que puderem comparecer”, afirma Nayara Agostinho, gerente de bebidas da Casa Flora Importadora, responsável por trazer a bebida ao país.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password