fbpx
breaking news New

Em busca de versatilidade, marcas consagradas migram para tamanhos menores

Antarctica Original em lata
Original busca mais versatilidade ao lançar versão em lata. Baden Baden lança garrafas de 300ml de olho em novas ocasiões

Depois de ganhar espaço com as garrafas de 300ml, a Original buscou ampliar sua inserção no mercado ao lançar uma versão em latas de 350ml. A novidade chega no fim de abril aos pontos de venda das regiões Sul e Sudeste. Outra marca consagrada, a Baden Baden, também faz movimento rumo aos tamanhos menores lançando sua versão de 300ml.

As novidades ocorrem em um momento de grande mudança no paladar do consumidor brasileiro. No caso específico das marcas da Ambev, um recente relatório apresentado pelo banco suíço UBS – voltado para o mercado financeiro – avalia que tais “mudanças parecem jogar contra a Ambev, que historicamente se concentrou em volumes mais altos para aumentar a alavancagem operacional”.

baden baden 300ml
IPA Baden Baden de 300ml

Já a Baden Baden, que lançou nessa semana as versões em garrafas de 300ml de seus rótulos, segue caminho distinto. Com um posicionamento premium e em faixa de preço bastante distinta da Original, a marca aproveita o movimento de popularização de estilos cervejeiros para propor seu consumo em novas ocasiões.

Escolhas da Ambev
O caminho percorrido pela marca da Ambev acaba sendo semelhante ao da Serramalte, que também viu suas latas se popularizarem nas prateleiras do país. Até o final do ano, segundo a Original, as demais regiões também receberão as versões em lata.

Apostar na maior versatilidade de uma de suas principais marcas, atrelada tanto ao conceito de boemia quanto de tradição, parece ser uma tentativa de resposta da Ambev para encarar esse novo mercado consumidor.

Se antes a iniciativa tinha sido “popularizar” a Serramalte, sua cerveja de gosto mais forte, segundo avalia parte do consumidor “comum”, agora o foco recai na Original, uma bebida mais palatável ao grande público.

“Estamos sempre querendo expandir o nosso portfólio, seja com novos produtos ou na forma de consumi-los. A Original em lata chega para aumentar o número de opções para o nosso consumidor”, afirma, em conversa com o Guia, Felipe Cerchiari, diretor de inovação da Ambev.

Para Francisco Freire, diretor executivo da Vox Pesquisas, instituto dedicado a estudos do comportamento do consumidor, a Original é uma marca muito associada à ideia da conversa em torno da garrafa, e a um bom custo-benefício.

“A formação do imaginário do cervejeiro brasileiro passou por ela, e ela conseguiu sobreviver ao boom de novas opções de cerveja no mercado”, avalia Francisco. “Mas fica difícil Manter-se relevante sem estar em todos os lugares e ocasiões onde o consumidor circula”.

Estética tradicional
A nova lata da Original foi desenvolvida em parceria entre a agência Questtonó e a fabricante de latas Ball. Tem “design exclusivo”, segundo a marca, e foi inspirada nos formatos das latas da década de 90.

Para Francisco, da Vox, a manutenção da estética tradicional da Original tem um papel fundamental na migração para lata. “A marca se consolidou em uma atmosfera de bar, de boteco, com um jeito específico de ser consumida. Agora muda tudo. A estética retrô e o líquido são os únicos vínculos que sobram, e têm o desafio de transportar a mesma atmosfera de consumo para outros territórios e ocasiões”, avalia ele.

Felipe Cerchiari, da Ambev, reforça que a receita da lata é a mesma das garrafas. “A única mudança é que agora as pessoas têm uma nova forma de consumi-la. Nosso foco são todos os consumidores de cerveja, sejam aqueles que já conhecem a marca ou que ainda pretendem experimentar”, revela.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password