fbpx
breaking news New

O abraço partido: drama resulta em projeto para crianças com doenças

abraço_magico
Projeto já conta com a adesão de 11 marcas e está unindo outros nomes em prol de uma causa nobre

Fruto de uma iniciativa que foi inspirada em um drama familiar do seu idealizador, Gustavo Jorge, sócio-proprietário da Roquer Brewing Co., o recém-criado projeto Abraço Mágico chega para balançar o mercado cervejeiro. A ação tem o propósito de destinar parte do lucro com as vendas de várias cervejas, identificadas com um mesmo desenho de rótulo em comum, para instituições que realizam pesquisas e atendem crianças diagnosticadas com doenças sanguíneas. Hoje ele já conta com a adesão de 11 marcas e está unindo outros nomes em prol dessa causa nobre.

Gustavo Jorge, que também é sommelier de cerveja, apresentou essa novidade no último dia 5 de julho, menos de três meses depois de ter contato pela primeira vez com a Purpura Trombocitopênica Idiopática (PTI), uma das patologias do sangue que acometem crianças e adultos, assim como ocorre com a leucemia, o linfoma e outras enfermidades desta natureza.

Leia também – Cervejeiras se unem e lançam rótulo para celebrar respeito à visibilidade lésbica

E, para poder viabilizar essa ação solidária, o sócio-proprietário da Roquer Brewing Co., sediada em São Roque (SP), foi atrás de parceiros e agora continua em busca de outros, oferecendo como atrativo a participação neste projeto colaborativo no qual serão lançadas diversas cervejas, de estilo livre e receita própria de cada marca participante. Porém, com todas conectadas por meio de um rótulo padrão cuja arte traz um coração e o nome da campanha.

Além do lançamento destas bebidas, marcado para ocorrer a partir do dia 5 de setembro, o Abraço Mágico promete desenvolver outras ações, como a promoção de campanhas de doação de sangue e plaquetas, parte essencial dos tratamentos destas doenças, que são caros e dependem das doações às instituições para serem realizados em crianças atendidas por estas entidades.

Para saber mais detalhes sobre o andamento do projeto, o Guia entrevistou Gustavo Jorge, que celebra o fato de já ter conseguido fechar parceria com 11 marcas e revela os próximos passos almejados pela sua campanha, como, por exemplo, alcançar nos próximos meses a adesão de um total de 20 cervejarias.

“Eu penso que é um número que já seria bem bacana porque a ideia do projeto não é só destinar parte do valor das vendas, que já é uma ajuda muito significativa, mas fazer outras ações. Estamos desenhando uma ação aqui em São Roque para abastecer bancos de sangue da região, estamos em contato com as instituições, já fechamos com algumas e iremos divulgar a lista”, conta o sócio-proprietário da Roquer Brewing Co., para depois explicar que cada cervejaria poderá optar por ceder recursos a serem direcionados pela campanha ou buscar diretamente uma instituição que trate das crianças.

Um mesmo coração para todos, só diferenciado pelas cores
Gustavo Jorge também detalha como o seu projeto está disponilizando, gratuitamente aos participantes, a arte padronizada dos rótulos das cervejas que serão lançadas. Destaca, ainda, que há a opção da escolha de cores para o desenho do coração no qual é exibido o nome Abraço Mágico. O fato tornará mais fácil a identificação de cada marca que aderiu à campanha e ainda ajudará no gerenciamento destes produtos nos locais onde forem comercializados.

“Antes de lançar a ideia conversei com parceiros para ter o feedback e a impressão inicial. E isso foi muito importante, pois trabalhamos alguns pontos que foram trazidos da experiência de outros projetos semelhantes. Por exemplo, buscamos ter o padrão da arte, para dar unidade à ação. Mas, para ter uma diferenciação que vai ajudar a diferenciar cada cervejaria no ponto de venda, foi feito um estudo de cores. Cada cervejaria que adere ao projeto recebe um número e escolhe uma cor dentre as sugeridas”, destaca Gustavo.

Publicidade

E ele assegura que a Roquer Brewing Co. não está tendo “nenhum tipo de benefício” financeiro ao ceder a arte e ao criar o site do projeto, o roquer.com.br/abraco-magico, no qual as instruções para aderir à campanha são solicitadas com o preenchimento de um pequeno cadastro. As 11 cervejarias já inscritas são as seguintes: Avós, Brewto’s, Cerveja Calmaria, Curandeira, Dádiva, Lithos, Nkoz, Orbita, Salva, Samaúma e Thanks Brewing.

Clique aqui para conhecer o site do projeto

“Foi tudo desenvolvido por mim, que quis abraçar cada detalhe desse projeto, ter uma sensibilidade em cada ponto. Quando trabalhamos com terceiro setor é muito delicado essa questão de exposição e algumas pessoas entenderam errado que está se buscando um benefício próprio, mas temos de focar no propósito maior, que é quem vai ser beneficiado lá na ponta: as instituições que levam o cuidado para essas crianças”, completa o criador da campanha.

O drama que inspirou o projeto
Iniciado de forma promissora, o projeto Abraço Mágico foi criado tendo como fonte de inspiração um grande drama familiar vivido recentemente por Gustavo Jorge, que contou como acabou perdendo a sua filha Lala, de apenas 5 anos, menos de dois meses após a menina começar a apresentar manchas roxas na pele e ter recebido um diagnóstico inicial de  Purpura Trombocitopênica Idiopática (PTI), no dia 22 de abril. Nesta data, ela foi internada com urgência em um hospital de São Roque depois de exames detectarem que o seu sangue estava com apenas 3 mil plaquetas (o padrão normal é de 200 a 400 mil).

Lala foi transferida para uma unidade de saúde em Sorocaba, onde ficou internada, melhorou e ganhou alta ao atingir 74 mil plaquetas, em 2 de maio. E, no dia 5, este número subiu para mais de 400 mil e ela foi liberada até para retornar à escola. Porém, voltou a apresentar queda nos níveis deste índice sanguíneo, realizou outros tratamentos e exames, sendo que em um deles, no dia 27, sofreu convulsões e uma tomografia indicou um edema cerebral. Encaminhada para a UTI, ela teve morte encefálica em 5 de junho.

“Essa rotina do hospital e o contato com crianças em tratamento e as famílias me fizeram pensar em começar a desenhar o projeto. No processo do luto precisei buscar ações que me dessem força pra continuar sem a Lala filha, melhor amiga e companheira. Fazíamos tudo juntos. Então desenvolver o projeto em que eu conseguisse de alguma forma transformar a dor da perda em um propósito maior que ajudasse outras crianças é o que motivou a iniciar o Abraço Mágico”, revela Gustavo Jorge, que batizou a ação com o nome de uma prática carinhosa que tinha com a filha, agora homenageada.

“Abraço Mágico era o que eu fazia para minha filha, desde os primeiros passos, quando ela se machucava e eu dava um abraço. E fazia ela me apertar bem forte para a ‘magia’ acontecer e passar a dor dela para mim. Sempre funcionava. Agora podemos proporcionar um Abraço Mágico para outras crianças”, enfatiza Gustavo, que ainda lembrou de uma triste coincidência que motivou as datas do calendário do projeto.

“Ela fez a passagem dela em 5 de junho, o Dia Nacional da Cerveja. Por isso, o lançamento da campanha foi um mês depois e o lançamento das cervejas está previsto para o dia 5 de setembro”, revela. “É um legado para a Lala, que ficaria feliz com tudo isso. É o que me motiva hoje.”

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password