Marca de Cingapura usa água tratada de esgoto em cerveja e alerta sobre escassez

A cervejaria artesanal Brewerkz Singapore lançou um rótulo que chama a atenção por um dos seus ingredientes. A NEWBrew, uma cerveja do estilo Tropical Blond Ale, leva água potável tratada do esgoto de Cingapura na sua receita, em uma iniciativa que tem a intenção de chamar a atenção para a importância do uso sustentável desse recurso natural.
A NEWBrew foi apresentada inicialmente em 2018, em uma conferência sobre a água. Agora, então, a Brewerkz realizou o seu lançamento comercial, em parceria com a agência nacional de água de Cingapura.
Leia também – Heineken se torna 1ª multinacional a adquirir cervejaria em Taiwan
Em sua composição, então, a cerveja conta com a NEWater, a marca de água potável tratada do esgoto local. Ela fluiu pela primeira vez de estações de tratamento em 2003, em iniciativa para melhorar a segurança hídrica na ilha. E essa água tratada se soma a uma receita que leva maltes de cevada alemães e os lúpulos aromáticos Citra e Calypso, além de levedura de fazenda da Noruega.
“O resultado é uma cerveja altamente agradável, adequada para o clima tropical de Cingapura, com um sabor suave e tostado de mel”, afirma a Brewerkz Singapore em seu site oficial.
Transformar o esgoto em água potável é uma alternativa para lidar com a escassez do recurso natural, com o uso de tecnologia para tornar isso viável já tendo sido adotado por Israel e Cingapura, que também utiliza outras saídas para lidar com o problema, o que inclui coleta de água da chuva e a dessalinização da água do mar.
Em Cingapura, a NEWater é produzida desinfetando o esgoto com luz ultravioleta para remover partículas contaminantes, além do uso de técnicas como microfiltração e osmose reversa. E o seu resultado final atende às diretrizes da Organização Mundial da Saúde.
A NEWater é usada principalmente para resfriamento em processos industriais, bem como para abastecer reservatórios. E a expectativa é de que atenda a 55% das necessidades de água de Cingapura até 2060.
Com o lançamento, a Brewerkz e as autoridades locais esperam auxiliar na expansão da tecnologia que atua no tratamento do esgoto, persuadindo o público ao demonstrar que, uma vez processada, a água do esgoto é apenas água. A iniciativa também pretende chamar a atenção para a emergência climática, com as secas ameaçando o abastecimento de água doce pelo mundo.
Iniciativas semelhantes já foram adotadas pelo mundo por outras cervejarias. Isso ocorreu na Suécia, onde a Nya Carnegie Brewery fez parceria com a Carlsberg e o IVL Swedish Environmental Research Institute para um lançamento, assim como aconteceu com a Village Brewery, no Canadá, que se uniu a pesquisadores da Universidade de Calgary e à empresa de tecnologia de água dos Estados Unidos Xylem.
0 Comentário