Como a Ambev criou soluções digitais na pandemia para atender bares e restaurantes
Ao alterar rotinas, a pandemia do coronavírus forçou adaptações rápidas no modo de atuação das empresas. E ele se tornou mais digital, para compensar a falta de contato presencial. Foi, por exemplo, o que aconteceu com a Ambev, que apresentou inovações tecnológicas no seu atendimento aos estabelecimentos, sempre com o foco em seguir próxima aos seus clientes.
A cervejaria vem investindo em tecnologias, como uma plataforma digital que facilita as compras e a logística de entrega, e até mesmo em um banco digital, para auxiliar o setor de bares e restaurantes neste momento de adaptações e de recuperação da economia. E, de acordo com analistas do mercado financeiro, essas iniciativas fizeram a Ambev deixar de ser “apenas” uma companhia de cerveja.
Leia também – As razões e previsões que levaram o Grupo Petrópolis a apostar no lúpulo brasileiro
“A satisfação e o relacionamento com o cliente são a nossa obsessão e o sucesso desse cliente, atendendo o cliente dele, o consumidor, o público final, também é o nosso sucesso”, destaca Abílio Secarechio, diretor nacional de on trade da Ambev, durante a palestra “Cliente no foco: a jornada de atendimento da Ambev na era digital”, realizada no Congresso da Abrasel.
Segundo dados divulgados na apresentação, o setor de bares e restaurantes no Brasil conta, hoje, com mais de 1 milhão de estabelecimentos de pequeno e médio porte, locais com potencial para receber o atendimento da Ambev. Para isso, a companhia desenvolveu ferramentas tecnológicas. Nelas, de acordo com o executivo, a preocupação é em mapear a rotina do cliente, identificar as necessidades do dia a dia e tentar trazer soluções que facilitem a relação do estabelecimento com o público final.
Parceiro Bees
Uma dessas soluções criadas pela Ambev foi a plataforma Parceiro Bees, na qual o estabelecimento adquire, online, produtos da multinacional de bebidas. “É uma maneira de a gente ser mais flexível, mais personalizado e estar conectado 24 horas por dia”, explica Secarechio.
Há outras facilidades oferecidas pela plataforma, como o auxílio no controle de estoque. A ideia da Ambev é que a plataforma ofereça a oportunidade de organização dos estabelecimentos, com economia de tempo, e auxilie na compra dos produtos, além de auxiliar na logística de entrega. Outro ponto importante da ferramenta são as sugestões ofertadas pela Ambev. “A nossa ideia é sempre ter menos tempo gasto, otimizar a rotina para que as coisas que são funcionais possam trazer mais sucesso para o dono do bar e do restaurante”, acrescenta o executivo da Ambev.
Além disso, a Parceiro Bees conta com “desafios” que dão acesso a promoções aos estabelecimentos, como destaca Secarechio. “A ferramenta de desafios é uma maneira de chamar a atenção para esse empresário daquilo que achamos importante. E de uma maneira diferente, dando mais informações e mais benefício para aquela compra.”
Outra facilidade da plataforma digital da Ambev é a possibilidade de o cliente encontrar no mesmo lugar diversos fornecedores parceiros da cervejaria, o que também facilita a logística. E, com essas possibilidades, a Parceiro Bees atingiu 800 mil clientes cadastrados no segundo trimestre.
Solução financeira
Outra novidade desenvolvida pela Ambev durante a pandemia foi uma solução financeira para bares, restaurantes e outros negócios parceiros. Assim, surgiu a Donus, um aplicativo que abrange maquininha de cartão, conta digital gratuita, cashback e empréstimo. A fintech da companhia fechou o segundo trimestre com 80 mil clientes cadastrados.
“A Donus é basicamente o nosso braço financeiro, é uma conta digital, sem nenhuma burocracia. Nessa conta, nos três primeiros meses, esses clientes têm 5% de cashback na compra da Ambev, então tudo aquilo que ele compra, recebe 5% de volta”, detalha Secarechio. “A ideia aqui é ter mais um braço para que muitas vezes o cliente consiga resolver 100% os problemas dele.”
Digital Trade
Além disso, como destaca o diretor nacional de on trade da Ambev, a companhia criou o Digital Trade. A ferramenta foi desenvolvida pensando nas interações com as redes sociais, prometendo auxílio e impulso para as publicações nas redes sociais.
“A gente impulsiona para que o público atingido seja o correto e muito maior do que seria tradicionalmente com um post comum no Instagram, por exemplo”, conclui Secarechio.
0 Comentário