fbpx
breaking news New

Araraquara terá pós-graduação em tecnologia cervejeira a partir de agosto

araraquara tecnologia cervejeira
Para prefeito de Araraquara, Edinho Silva, curso unirá academia com demandas da indústria cervejeira

A cidade de Araraquara terá, a partir de agosto, um curso de especialização em tecnologia cervejeira. A modalidade de pós-graduação lato sensu será oferecida pelo Instituto de Química (IQ) da unidade local da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). A aula inaugural foi realizada na última quinta-feira (10).

O curso em Tecnologia Cervejeira começará a ser ministrado em agosto em Araraquara, sendo concluído em 2024, após 21 meses de aulas de mais de 20 disciplinas. Serão disponibilizadas 40 vagas pela Unesp para a primeira turma, com inscrições a partir de junho. E elas são destinadas a profissionais formados em diversas áreas, como Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Agronomia, Química, Biologia, entre outras.

Leia também – 25 opções de cursos cervejeiros para o 1º semestre de 2022

A especialização será coordenada pelo professor Leinig Antonio Perazolli do Instituto de Química, com vice-coordenação do professor Rodrigo Marques e apoio técnico e pedagógico da cervejaria Boreal, de Sertãozinho (SP), juntamente de seu proprietário, o mestre-cervejeiro e ex-aluno do IQ João Fernando Sacilotto.

Os participantes do curso terão acesso a conteúdos teóricos e práticos, incluindo passo a passo para a produção de uma cerveja, elaboração de receitas, análises da qualidade do produto, estudo das matérias-primas que dão origem à bebida, harmonização e boas práticas de fabricação.

Publicidade

Além disso, a expectativa é de que a especialização capacite os profissionais a lidarem com o processo de registro e regulamentação da cerveja produzida, além de ensiná-los noções de marketing e técnicas para a comercialização do produto. As aulas do curso em tecnologia cervejeira vão ser realizadas nas instalações do curso de Engenharia Química do Instituto de Química, dentro do campus da Unesp em Araraquara.

“A iniciativa do novo curso do Instituto de Química, em Tecnologia Cervejeira, é mais um passo do IQ para uma concepção de universidade moderna, que se preocupa com o desenvolvimento econômico da cidade e com o bem-estar da comunidade. São várias as parcerias da Unesp com a Prefeitura de Araraquara. Tenho certeza de que serão formados profissionais de altíssima qualidade e competência. Minha gratidão à Unesp e ao Instituto de Química por estarem em sintonia com os desafios da cidade”, afirma Edinho Silva, prefeito de Araraquara, que esteve presente à aula inaugural do curso.

O evento que marcou a oficialização da abertura da especialização em tecnologia cervejeira da Unesp de Araraquara contou com duas palestras. Foram elas: “Heineken: mais do que uma garrafa verde”, proferida por Decio Novaes, profissional de relações governamentais da companhia, e do diretor industrial Cassio Montenegro; e  “Cultura Cervejeira”, com Rodrigo Sawamura, gerente de cultura de cerveja da Estrella Galicia do Brasil.

A presença de profissionais das cervejarias não foi à toa, afinal, Araraquara já conta com uma fábrica do Grupo Heineken e terá em breve uma unidade da Estrella Galicia. A criação do curso traz a expectativa de que a região se torne um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão em tecnologia cervejeira, podendo se transformar um importante polo para o setor.

Araraquara vive momento muito especial com a chegada da Estrella Galicia e o anúncio de novos investimentos pelo Grupo Heineken. Vamos nos tornar o maior polo de produção de cerveja do Brasil. Isso significa geração de emprego e renda e fortalecimento da nossa economia.

Edinho Silva, prefeito de Araraquara

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password