fbpx

Balcão da Matisse: A cerveja em Rembrandt, o mestre da Acquaforte

Em 2019 completa-se 350 anos da morte de Rembrandt Harmenszoon van Rijn. Mas o que esse grande artista tem a ver com cerveja, além de ter nascido na Holanda?

Rembrandt foi um pintor e gravador conhecido como um dos mais originais acquafortistas, técnica que ele utilizou para reproduzir e vender suas gravuras, como esta desenhada a partir de seu próprio reflexo no espelho, quando tinha apenas 24 anos.

Técnica que remonta ao início do século XVI, a Acquaforte usa uma chapa de metal revestida com cera, uma agulha para desenhar removendo a cera e um ácido para corroer o metal onde a cera foi removida. A área corroída retém tinta e, quando a chapa é colocada sobre o papel úmido, o desenho é transferido. Com isso Rembrandt foi o primeiro artista importante a vender suas obras para o público em geral.

Leia também: O abismo sublime – A turbulenta relação que une cerveja, álcool e literatura russa

Mais do que pintor e gravurista, Rembrandt foi considerado um dos grandes profetas da civilização, pois sua obra despertava ideias sobre a forma de pensar a vida, como se ele trouxesse a problemática da vida para a arte, mostrando o indivíduo na sua integralidade e no seu contexto.

Rembrandt e Saskia na parábola do filho pródigo

Neste quadro em que retrata a si mesmo e sua esposa Saskia, a genialidade de Rembrandt nos mostra a vida em um momento pulsante de celebração, juntando-se a outros artistas holandeses do século XVII, como Pieter Claesz e Jan Jansz van de Velde, que também exibiam a cerveja em suas obras.

Conforme observou o socialista alemão Georg Simmel, a arte de Rembrandt retrata o indivíduo em sua relação com a experiência, evitando quebrá-la em partes e convidando a capturar o todo. A cerveja que aparece na cena não é, portando, um elemento separado, mas parte da celebração, algo que harmoniza com o momento e com todos os elementos da pintura.

Dessa forma não seria absurdo dizer que para Rembrandt a cerveja era, assim como é para nós, um item fundamental para os pequenos e grandes momentos de alegria, algo que se integra ao todo da celebração da vida.


Mario Jorge Lima é engenheiro químico e sócio-fundador da Cervejaria Matisse

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password