fbpx
breaking news New

Surfe, cerveja e boa ação em Bali: Medina enaltece ação sustentável da Corona

bali
Ecobags produzidas durante etapa de surfe em Bali. Feitas de garrafas recicladas, elas integraram iniciativa protagonizada por Medina

O brasileiro Gabriel Medina foi eliminado no segundo round da etapa de Bali do Campeonato Mundial de Surfe. Mas, se a provável expectativa do bicampeão mundial era ter avançado mais na competição da Indonésia, que deve se encerrar nesta quinta-feira, sua participação fora dos mares colheu excelentes resultados.

Em parceria com a Parley for the oceans e sua patrocinadora Corona, Medina se juntou a Speto – um dos nomes mais importantes do grafite brasileiro – para dar vida a “La Casa”, um espaço feito de plástico reciclado que reuniu esportistas, artistas e ativistas do meio ambiente.

Também estiveram presentes no espaço a surfista Stephanie Gilmore, a comentarista esportiva Rosy Hodge e as artistas plásticas Nadia Hernandez e Gemma O’Brien. Juntos eles trabalharam no design de edições limitadas de ecobags, feitas de garrafas plásticas recicladas, para apoiar Bali na luta contra as sacolas plásticas.

“Tivemos a oportunidade de ver como o projeto da Corona e da Parley é eficiente por ser um ciclo de ações para educar e engajar as pessoas. Começamos com limpezas de praias, que ajudam a interceptar o plástico de chegar ao mar, passando por palestras de como podemos evitar o uso de plástico no dia a dia ou de como reutilizá-lo e, claro, o momento mais legal foi estar na ‘La Casa’ com o Speto desenvolvendo algo único, redesenhando e dando um novo destino ao plástico”, detalha o bicampeão mundial.

Conscientização
Além de exaltar a iniciativa da Corona, Medina pondera que praias paradisíacas – como Bali – não estão livres de poluição. Estima-se que aproximadamente 5 trilhões de sacolas plásticas são usadas anualmente, com 10 milhões delas entrando em circulação na Indonésia diariamente. Para combater o problema, Bali anunciou que plásticos descartáveis serão banidos do local a partir de 1º de julho.

“Comecei a me preocupar recentemente com a quantidade de plástico que tenho visto espalhado por praias de todo mundo. Pensamos às vezes que em paraísos como Bali ou Noronha isso não é um problema, mas a realidade tem sido assustadora. Vivo na praia, trabalho dentro do mar, e sei que preciso ajudar a protegê-lo”, afirma o surfista, antes de acrescentar.

Publicidade

“Por isso, quando a Corona me convidou a me envolver nessa causa, pensei: é a chance para mudar esse cenário, precisamos encontrar novas maneiras e lutar contra a poluição marítima pelo plástico já”, reforça Medina.

O bicampeão mundial comenta, ainda, que uma iniciativa como La Casa é fundamental para conscientizar a população. “Acho que é a chance da galera ver que cada um tem um papel nesse processo. Precisamos mudar nossos hábitos e colaborarmos como sociedade para garantir o futuro dos nossos oceanos e de todo o planeta. A mensagem que fica é que precisamos ser criativos para nos adaptar a uma realidade mais sustentável e também trabalharmos juntos, cidadãos, empresas, marcas e governo.”

Speto e Medina

Speto
Responsável pelo trabalho de criação das ecobags, o artista plástico Speto explica que aceitou o desafio por estar preocupado com os níveis de poluição de plástico.  “Tenho ficado preocupado com as previsões e os dados de quanto plástico é despejado nos oceanos anualmente, prejudicando todo um ecossistema. Fiquei muito feliz com o convite da Corona para abraçar essa causa e participar de um momento tão incrível de colaboração e criatividade em Bali com o Medina e com a marca. Tenho que confessar que só entendemos a dimensão do problema depois de ver de perto.”

Para Speto, a iniciativa ofereceu a chance de “por a mão na massa e fazer algo que vai ajudar um país inteiro a mudar seu hábito quanto ao uso e descarte de plástico”, facilitando o trabalho de conscientização e, quem sabe, tornando o mundo um pouco melhor.

“Essa é a chance de voltar para casa e provocar todos a minha volta, amigos, família e outros artistas, a pensarem ‘como eu posso ser mais sustentável? Como minhas decisões e relação com o plástico e o lixo pode ser melhor?’, e tomar uma atitude real para ajudar nessa luta’, finaliza o artista.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password