fbpx
breaking news New

Barcelona recebe 2ª edição do InnBrew, feira que afirma fôlego do setor pós-pandemia

innbrew Barcelona
Aposta dos organizadores está nas entrega dos prêmios do VII Barcelona Beer Challenge, no sábado

*Por Andreia Gonçalves Ribeiro

A convenção InnBrew, The Brewers Convention, destinada a profissionais da cerveja artesanal, é realizada desta quinta-feira até sábado em um já reconhecido território cervejeiro em Barcelona, La Farga em L’Hospitalet.

Abandonando o selo de BBFPro – como anteriormente era nomeada a área business do Barcelona Beer Festival -, o evento retorna com os mesmos moldes da primeira edição ocorrida em julho de 2021, destinado ao público B2B. No ano passado, o InnBrew foi o primeiro encontro pós-restrições mais rígidas da pandemia em Barcelona. O Guia apresentou uma cobertura do evento, com exclusividade, na ocasião.

Leia também – Artigo: Fòrum Gastronòmic reuniu estrelas para reforçar reativação do setor em Girona

InTalks, InMeet e InnShow são as três vias do congresso. Neles, os profissionais do setor se reúnem para encontros de debate, palestras sobre temas atuais, workshops técnicos de formação e feira com expositores do mercado.

A aposta dos organizadores para esta segunda edição é a entrega dos prêmios do VII Barcelona Beer Challenge, que ocorre no sábado. Junto à premiação, é distribuído o prêmio Steve Huxley, que elege uma personalidade que se destaca pela trajetória no universo da cerveja do país. O selo com uma medalha da competição é um dos mais almejados do sul da Europa.

Vale lembrar que o BBChallenge se associou ao Concurso Brasileiro de Cervejas, em uma aposta para maior internacionalização de ambos os campeonatos. A notícia foi dada pouco depois da visita do diretor da Beer Events, Mikel Rius, ao Brasil. O organizador do BBF e do InnBrew, esteve presente em Florianópolis durante o Beer Summit no fim de 2021, também tendo participado como juiz do Brasil Beer Cup.

Publicidade

Entre os principais temas das conferências e mesas de discussão do InnBrew, estão sustentabilidade, eficiência energética e reciclagem, matérias que já não são um diferencial, senão as únicas vias a serem adotadas na produção, logística, venda e compromissos das cervejarias. Outras discussões miram o papel dos festivais de cerveja e a função das cooperativas de cerveja na era pós-Covid.

Como já é tradição em todo evento na Catalunha, lideradas pelas profissionais do Pink Boots, as mulheres cervejeiras marcaram dois encontros no evento. São momentos descontraídos para troca de experiências, boas-vindas de novas companheiras, celebração e visibilidade. Apesar do setor estar com apenas 30% delas, a grande maioria está em cargos de alta gestão ou são as próprias cervejeiras. Em reportagem do The Guardian, publicado em março, é possível conhecer algumas delas.

Segundo a organização, “é uma grande conquista realizar uma feira como esta, em um setor relativamente novo e emergente como o da cerveja artesanal – com pouco mais de 15 anos de experiência em nosso país. Logo, a realização da segunda edição de uma convenção como o InnBrew já dá sinais de maturidade do setor”. Cabe agora acompanhar e analisar se as expectativas estarão alinhadas com os resultados da conferência.


*Andreia Gonçalves Ribeiro é mestra em Turismo Cultural Gastronômico e em Patrimônio, pela Universitat de Girona, além de sommelière de cervejas pelo ICB e sommelière bartender pela ABS-SP. Hoje, pesquisa sobre a cerveja e seus fenômenos na Catalunha.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password