fbpx
breaking news New

Rótulos de cerveja que uniu NewAge, Ball e Implicantes denunciam racismo

Novidade transforma expressões que escancaram racismo estrutural em frases antirracistas

A NewAge Bebidas, a Implicantes e a Ball Corporation se uniram para, através da arte exposta em rótulos de uma cerveja, denunciarem o racismo estrutural. Assim, lançaram a Wienbier 56 Black, uma Dark Lager, que vem acompanhada por potentes mensagens antirracistas.

“Em um momento em que vivemos cheio de comportamentos de ódio, de racismo e desrespeito ao próximo, entendemos que esta era a hora de nos posicionarmos de alguma forma. E isso foi pensado em conjunto com os nossos parceiros da Ball e cervejaria Implicantes”, destaca Rodrigo Beck, analista de marketing da NewAge.

Como forma de denunciar o preconceito, a cerveja possui 5 rótulos diferentes, com todos eles transformando expressões que escancaram o racismo estrutural brasileiro em frases antirracistas, tendo suas artes produzidas por Diego Dias, sócio-fundador da Implicantes, em parceria com a agência Banana Brasil.

Leia também – Temas colecionáveis impulsionam growlers de vidro para o Natal

São elas: “Minha cor não é pecado!”, que alarma sobre a objetificação do corpo preto, “Me chama pelo meu nome!”, alertando sobre termos pejorativos e racistas ainda usados com frequência para desrespeitar a comunidade preta; “Eu faço com dedicação!”, denunciando sobre a expressão “nas coxas”; “Eu sou preto de alma linda!”, que também adverte pelo uso de “alma branca” e celebra a alma livre que transborda o caráter da comunidade preta; e por fim, “Meu cabelo é meu poder!”, enaltecendo os cachos, tranças e dreads e incriminando preconceitos em relação ao cabelo crespo.

O sócio da Implicantes relata a influência da cultura do lambe-lambe para a criação dos rótulos da Wienbier 56 Black. “Ficamos muito entusiasmados com o convite para participarmos deste projeto. É um desafio retratar, por meio da arte, o racismo estrutural de forma que atinja públicos diversos. Para alcançar este objetivo, a inspiração foi a cultura urbana de lambe-lambe, sendo que a tecnologia Ball Digital Printing foi fundamental para atingir o resultado almejado”, destaca Dias.

Publicidade

Nesse processo de criação da Wienbier 56 Black, a Ball participou com o envase da bebida, com as artes sendo impressas na Ball Digital Printing, tecnologia que traz uma infinidade de cores e qualidade fotográfica para as latas de alumínio. Na prática, a Ball tem buscado reforçar a diversidade entre os profissionais no seu dia a dia, como relata Suellen Moraes, gerente de diversidade e inclusão para a América do Sul da empresa de embalagens de alumínio.

“Em 2022, registramos 43% de diversidade racial em nossas contratações, superando a meta definida para o ano e reafirmando o compromisso de sempre promover iniciativas para acelerar a jornada de equidade racial dentro da Ball. Agora também temos a chance de levar mensagens antirracistas para os consumidores, com um trabalho inspirador feito em conjunto com nossos clientes”, diz Suellen.

Responsável pelo processo produtivo, a NewAge transformou a 56 Black, uma das cervejas do portfólio da Wienbier, em uma Black Lager, que contou com a participação direta do seu mestre-cervejeiro, Paulo Silva.

“Na fábrica temos muitos profissionais negros trabalhando em diversos setores. Um deles é o nosso mestre cervejeiro Paulo Silva, de 34 anos, formado em Química pela Ufscar, que desenvolveu a cerveja para esta ação”, relata Beck, apontando como a NewAge busca fomentar a diversidade.

E a Wienbier 56 Black conta com um quarto elemento, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). A organização sem fins lucrativos, comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial, foi a escolhida para receber parte das receitas obtidas com as vendas da cerveja.

“A escolha partiu de um consenso entre todos os parceiros envolvidos, pelo fato dessa instituição estar totalmente engajada com a causa no país, podendo, assim, reverter essa contribuição em mais ações que venham, num futuro próximo, reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho”, explica o analista de marketing da NewAge.

Onde encontrar?
A Wienbier 56 Black foi produzida em edição limitada. São 20 mil unidades da cerveja que denuncia o racismo, todas em latas de 473ml. Está à venda nos e-commerces da Ball e da NewAge, além de alguns supermercados, com preço a partir de R$ 6,53.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password