fbpx
breaking news New

Dia da Cachaça: Cervejarias investem em harmonização com a bebida

Em parceria com a Escola da Cachaça, a Dogma lançou recentemente uma carta harmonizada de cachaças e cervejas (Crédito da imagem: Facebook da Dogma)

Uma dose de cachaça entre uma cerveja e outra. A combinação parece perfeita e pode ser celebrada nesta semana em função de uma data especial. Nesta quinta-feira se comemora o Dia Nacional da Cachaça, em referência ao dia em que foi liberada a produção e comercialização da bebida no Brasil – 13 de setembro de 1661.

E não faltam opções para o cervejeiro festejar a data. Cultuada cervejaria paulistana, por exemplo, a Dogma lançou recentemente uma carta harmonizada de cachaças e cervejas, feita em parceria com a Escola da Cachaça.

Como exemplos, a carta aponta que a Cachaça Middas, que possui flocos de ouro em sua composição, combina com a Dasein, uma German Pilsen, e com a Citra Lover, uma Double IPA.

Já a Middas Reserva harmoniza com a Orfeu, uma RIS, e com a Cafuza, uma Double India Black. Todas essas opções podem ser testadas na sede da cervejaria, na Rua Fortunato, 236, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo.

Parcerias
Estimativas apontam que o Brasil produz cerca de 1,2 bilhão de litros de cachaça por ano. A bebida está diretamente vinculada a aspectos culturais, econômicos e sociais do país, desde o início da colonização portuguesa, especialmente a partir do ciclo da cana de açúcar.

A cachaça começou a ser produzida nos engenhos, com subprodutos da produção de açúcar, expandindo a sua produção para as então denominadas “casas de cozer méis” no século XVII. Hoje, o Brasil possui mais de 40 mil produtores de cachaça artesanal.

E, para homenagear essa tradição, a 13 também fez uma série vinculada à bebida. A ideia é produzir sempre um estilo diferente, utilizando alguma madeira nacional usada na cachaça e em colaboração com um parceiro.

O último lançamento foi a Sour Blonde Sassafrás, feita com a Cachaça Pardin. Trata-se de uma cerveja levemente ácida, complexa e aromática, com base de Belgian Blonde e toque dos aromas e sabores da Sassafrás, uma das madeiras brasileiras mais exóticas e intensas.

Recentemente, a 13 também desenvolveu uma colaboração com a DUM para lançar uma Wheat Wine maturada em castanheira. Já a primeira cerveja da série veio após uma parceria com a consagrada holandesa Brouwerij De Molen.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password