fbpx
breaking news New

Candidatos a prefeito de Blumenau revelam planos para o mercado cervejeiro

João Paulo Kleinübing (DEM) e Mário Hildebrandt (Podemos) vão disputar o segundo turno da eleição em Blumenau no domingo

A cerveja não está mais associada a qualquer outra cidade brasileira do que Blumenau. Essa ligação estreita se dá pelos grandes eventos realizados no município catarinense, pela presença de várias indústrias do segmento e pelo seu potencial turístico. Por isso, às vésperas do segundo turno da eleição em Blumenau, o Guia ouviu os dois candidatos à prefeitura, João Paulo Kleinübing (DEM) e Mário Hildebrandt (Podemos), para conhecer suas propostas voltadas a esse importante segmento da economia local.

Em Blumenau, por exemplo, acontece a Oktoberfest, uma das mais tradicionais e grandiosas do mundo. E a cidade também é palco do Festival Brasileiro da Cerveja. Além disso, de acordo com o último levantamento do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi a sétima cidade a registrar mais rótulos em 2018.

Leia também – Concurso Brasileiro de Cervejas abre inscrições e promete incentivos para 2021

Diante desse cenário, Kleinübing e Hildebrandt têm propostas para fomentar o turismo cervejeiro, incentivar a realização de eventos e permitir a criação de empregos através da indústria local.

Prefeito de Blumenau desde abril de 2018, após a saída de Napoleão Bernardes do cargo, Hildebrandt lembra a importância das cervejarias artesanais para eventos na cidade. E assegura que os incentivos que permitem a participação delas será mantido caso seja reeleito.

“A cidade tem o orgulho de sediar a segunda maior Oktoberfest do mundo, evento em que as cervejarias artesanais ocupam espaço fundamental. A participação delas na festa é subsidiada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, considerando que os pontos de venda são licitados por valores em média 15 vezes inferiores aos da cervejaria oficial”, aponta Hildebrandt.

O candidato também promete seguir com o fomento ao turismo cervejeiro em Blumenau caso obtenha novo mandato na eleição de domingo. “Seguimos comprometidos em incentivar o setor, reforçando o Fundo Municipal de Turismo com recursos oriundos das concessões de espaços públicos, para que esse dinheiro também possa deixar mais forte o Vale da Cerveja”, acrescenta Hildebrandt.

Já Kleinübing foi prefeito de Blumenau de 2005 a 2012. E citando ações adotadas nas suas gestões no município, promete ter foco especial no turismo e em eventos que ajudem no crescimento do setor cervejeiro, além de tornar a cidade uma referência nessas temáticas.

Publicidade

“Vamos fortalecer o turismo, como fizemos nos meus dois mandatos, nos quais construímos a Vila Germânica e criamos vários eventos que dinamizaram o segmento. Vamos colocar Blumenau novamente nas vitrines nacional e internacional, resgatando a qualidade das nossas festas e eventos, colocando a cidade novamente em uma posição de liderança”, destaca Kleinübing.

Propostas à indústria
Candidato à reeleição, Hildebrandt ainda promete que Blumenau, já conhecida pelas várias cervejarias da cidade e pelos eventos, também receberá apoio para que outras atividades dessas indústrias se desenvolvam, como a produção de equipamentos.

“Daremos condições para que todo o segmento, não só o de produção de cerveja, possa se desenvolver. Temos um ótimo exemplo, que é o do Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, que está investindo fortemente para que a cidade também vire um polo de equipamentos e serviços do segmento cervejeiro, compondo um amplo trade e agregando valor à economia da cidade”, afirma Hildebrandt.

Kleinübing, por sua vez, aponta que o setor cervejeiro terá protagonismo em seus planos de desenvolvimento da economia local. “Temos entre as nossas prioridades o desenvolvimento econômico, para a geração de empregos e renda. E o setor cervejeiro certamente está entre um dos mais promissores em Blumenau, pela tradição cultural que representa e pelo crescimento acelerado do consumo das cervejas artesanais em todo o país”, diz o candidato, prometendo ações para resolver questões burocráticas que atrapalhariam os investimentos locais.

“Nosso principal plano, para o setor econômico, é de que a prefeitura atrapalhe o mínimo possível os empreendedores, agilizando os processos de licenças e o trâmite de processos, investindo em racionalização e informatização. Não é aceitável que hoje você resolva toda a sua vida bancária por um aplicativo e que quando se trata de serviços da prefeitura quase nada esteja disponível online”, conclui Kleinübing.

Primeiro turno
No primeiro turno da eleição em Blumenau, Hildebrandt recebeu 42,53% dos votos válidos (68.222), enquanto Kleinübing teve 15,56% (24.957). No domingo, os moradores da cidade decidirão quem estará à frente da prefeitura até o fim de 2024.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password