Identificação de embalagens ganha peso na memória do consumidor
A pandemia da Covid-19 impactou economicamente diversos setores e mudou comportamentos do consumidor. Não foi diferente no segmento cervejeiro, com embalagens como latas, garrafas PETs e growlers ganhando espaço e aparecendo como novas opções para as marcas. Um cenário que não deve se alterar nem com a retomada dos eventos, que forçam a indústria a reforçar os cuidados com a identificação dos seus rótulos nas embalagens.
Na visão de Bruno Lage, sócio-fundador da Label Sonic, empresa especializada em rotulagem, os eventos são uma possibilidade para as cervejarias consolidarem as suas marcas junto aos consumidores através da identificação empregada nas embalagens. Assim, uma rotulagem cuidadosa e chamativa deve facilitar o seu posterior reconhecimento pelo consumidor em um outro cenário de aquisição dos produtos.
Leia também – Macroeconomia desafia retomada do setor cervejeiro em nova fase, aponta startup
“Nos eventos, há sempre a venda de garrafas e latas. Neste sentido, é importante para nós, pois há o uso de rótulos. É importante mostrar seus produtos rotulados para que o consumidor possa identificá-los depois em outros PDVs. A venda de kits também é importante, pois consolida a marca na cabeça do consumidor”, destaca.
Os eventos, aliás, também ajudam na recuperação econômica das cervejarias por facilitarem o escoamento da produção de bebidas, além de proporcionarem uma experiência mais rica aos consumidores. E, na visão de Lage, as cervejarias retornam a esses encontros presenciais mais completas, após o desenvolvimento de soluções durante o período de pandemia do coronavírus.
“Com a pandemia, algumas cervejarias que produziam somente em barril, começaram a envasar e, alinhado à falta de garrafas e ao aumento do delivery, começaram a usar outras embalagens como latas, garrafas PET e growlers. E desta forma, conseguiram se manter e em alguns casos até aumentar as vendas. Portanto, aquelas cervejarias que escoavam a produção em eventos, agora possuem outros canais de distribuição. Os eventos, voltando com força total, irão ajudar demais no faturamento das cervejarias”, argumenta.
Com clientes e parceiros em diferentes segmentos, a Label Sonic também tem aproveitado o período de retomada dos eventos presenciais. Para isso, a empresa já esteve em feiras de negócios voltadas para o mercado de azeites e cachaças. Além disso, já estão programadas participações em eventos voltados a produtores de kombuchas e drinques. E o sócio da companhia ressalta a importância do estreitamento do relacionamento comercial permitido por esses eventos.
“O resultado foi excelente, pois sempre o contato pessoal terá um valor enorme na relação comercial. É a hora de encontrar e bater papo, apresentar produtos, conhecer mais pessoas do time do cliente, conhecer mais a fundo os problemas de cada cliente. A pandemia criou outros ambientes virtuais, mas o contato pessoal sempre será mais valioso”, conclui Lage.
0 Comentário