fbpx
breaking news New

Entrevista: O que motivou o Carrefour a investir no mercado cervejeiro no Brasil

Com rótulos próprios, Carrefour espera tornar mundo das artesanais acessível a um público mais amplo

O setor de cervejas artesanais despertou nos últimos anos a atenção de grandes empresas, que têm se inserido nesse nicho especialmente com a aquisição de marcas de destaque. A última delas a aderir e a investir no segmento, mas com parcerias, ao invés de uma aquisição, foi o Carrefour. A multinacional de supermercados decidiu não apenas expor e vender rótulos nas suas gôndolas, mas também produzir e comercializar a sua própria marca.

Em junho, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, o Carrefour lançou a Nauta. E, para empreender no segmento de artesanais, optou por não atuar sozinho, unindo-se a duas empresas conhecidas do setor no Brasil: a StartUp Brewing, responsável por sua linha de latas, e a Way Beer, que produz as bebidas engarrafadas.

Leia também – Entrevista: A mulher toma a cerveja que quiser e isso não pode ser tirado de nós

A avaliação do diretor de marca própria do Carrefour Brasil, Allan Gate, é de que a entrada da empresa se dá em um contexto de crescimento do segmento de artesanais, algo que naturalmente vai expandir o local da comercialização dos rótulos, fazendo-os chegar às grandes redes varejistas.

Para isso, a promessa e estratégia do Carrefour é de atrair um público maior a partir de preços competitivos – as seis opções de cervejas em garrafas de 600ml custam R$ 11,99, enquanto os cinco rótulos enlatados têm preços de R$ 7,99.

Confira, abaixo, na entrevista ao Guia, as opiniões de Allan Gate sobre o setor de cervejas artesanais no Brasil e os planos do Carrefour para a sua atuação no segmento.

O Carrefour já possuía outros produtos próprios, mas apenas agora decidiu entrar no setor cervejeiro. Como surgiu a ideia de ter a sua marca própria?
Colocamos nossos consumidores sempre no centro de nossas decisões, queremos nos aproximar cada vez mais deles, oferecendo uma solução completa para sua jornada de compras. Para isso, estamos sempre buscando entender suas características e necessidades. Logo, como a cerveja é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, uma das mais consumidas no país e a procura pelas linhas artesanais tem sido cada vez maior, vimos a necessidade de uma marca própria de cervejas artesanais, com o benefício de trazê-la com um preço justo e de alta qualidade.

Como surgiu e funciona a parceria com a StartUp Brewing e a Way Beer? Qual é a participação de cada uma das partes?
A reputação do Brasil em termos de cerveja está bem estabelecida, e as cervejarias estão se destacando cada vez mais em qualidade e inovação. Portanto, era natural procurarmos um fornecedor brasileiro para nos apoiar nesse projeto. Escolhemos a StartUp Brewing e a Way Beer porque são as duas cervejarias artesanais com identidades diferentes, produzindo cervejas de qualidade, equilibradas e inovadoras.

A Way Beer produz nossa linha de cerveja em garrafa. Dependendo do conceito que queremos introduzir no mercado, o mestre cervejeiro deles nos aconselha sobre possíveis receitas e buscando desenvolvê-las exclusivamente para o Carrefour. A StartUp Brewing produz nossa linha de cerveja em latas. Da mesma forma, eles nos apoiam na escolha dos estilos que queremos incluir no mercado e desenvolvem os produtos com características sensoriais únicas. A experiência dessas duas cervejarias no mundo cervejeiro é muito importante para nós, pois nos ajudam a permanecer assertivos em todo o desenvolvimento e posicionamento de nossos produtos.

Como o Carrefour enxerga o setor de cervejas artesanais no Brasil?
O setor de cerveja artesanal está em expansão e este é apenas o começo. O Brasil viu seu número de cervejarias artesanais explodir nos últimos anos. Com esse aumento na popularidade da cerveja artesanal, os consumidores recorrerão a grandes varejistas para oferecer a eles diversas opções desses produtos, com qualidade e preço justo.

Como o Carrefour espera se posicionar nesse segmento? Quais são suas metas?
Com a marca Nauta, o Carrefour quer se posicionar no segmento de cervejas artesanais com uma gama de produtos variados a preços justos. Nosso objetivo é tornar esse mundo acessível a um público mais amplo e permitir que os consumidores descubram vários estilos de cerveja, dos grandes clássicos aos mais inovadores.

A marca Nauta foi lançada durante a crise do coronavírus. A pandemia afetou o planejamento do Carrefour para suas cervejas? Como?
Apesar de buscarmos fazer alguns lançamentos de produtos com pequenos eventos presenciais, entendemos que o momento que estamos passando pede algumas mudanças para garantir a segurança de todos. Por isso, optamos por uma divulgação do lançamento 100% online, sempre com um cuidado para não promover aglomeração de pessoas, às vezes inerentes ao consumo de cerveja, mas focando na identidade da marca, nos diferenciais das nossas receitas e suas características sensoriais únicas.

O Carrefour já possuía marcas de cerveja em outros países. Que experiências o grupo traz e pode implementar com esses lançamentos? E quais especificidades já foram percebidas no mercado brasileiro?
O grupo Carrefour tem cervejas em outros países, a grande maioria sob a marca “Carrefour”. A maior experiência trazida pelo grupo é que cada país deve adaptar sua oferta de acordo com os hábitos de consumo e as expectativas de seus clientes regionalmente. Por exemplo, Espanha e Bélgica são dois países com cervejas Carrefour no mercado, mas seus posicionamentos são bem diferentes devido aos diferentes hábitos de consumo. O mesmo vale para o Brasil. Estudamos muito o mercado brasileiro, bem como as expectativas atuais e futuras dos consumidores. Das nossas pesquisas, surgiu a nossa marca Nauta, que tem uma identidade única e oferece uma escolha variada de cervejas artesanais produzidas localmente.

3 Comentários

  • SÓSTENES RAMALHO Reply

    1 de agosto de 2020 at 12:53

    Do que adianta, vou a loja e não tem o produto que consumo a cerveja IPA. Raramente tem.

  • Geraldinho Correa Reply

    2 de agosto de 2020 at 18:04

    Carrefour tem que se esforçar para ter preço e uma carta diversificada de birras. O Supernosso dá de goleada nesses quesitos.

  • Luiz Carlos Reply

    3 de agosto de 2020 at 00:17

    As cervejas são caras e o local que são colocadas (prateleiras) não tem o atrativo que tem, por exemplo, os vinhos.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password