fbpx
breaking news New

Fabricação, degustação, graduação em cerveja: Qual o curso ideal para você?

ideal
Curso de degustação da Sinnatrah oferece dicas de temperatura, técnicas para identificar o aroma e percepções sobre o amargor

A ampliação da oferta de cursos facilitou a vida do apreciador de cerveja. Para se aprofundar no assunto e fazer da bebida um caminho sem volta, ele tem hoje uma série de escolas especializadas nas mais diversas cidades do país. Trata-se, então, de escolher aquela mais próxima ou à ideal ao seu perfil – e iniciar a saborosa jornada.

Mas, no meio desse caminho, existe uma pedra. Em meio à saudável ampliação da oferta, é preciso estar atento para saber qual curso atende as suas necessidades. Pode não parecer, mas existe uma grande diferença entre eles, mesmo para o iniciante que pretende dar o primeiro passo. O importante, então, é: como não tropeçar nessa pedra? E a resposta soa límpida como um poema drummondiano: conhecendo exatamente o que cada um oferece.

“Os cursos básicos de degustação e fabricação são indicados para todos os amantes da bebida, mesmo os que não têm formação na área ou que estão entrando nesse mundo agora”, conta Júlia Reis, sócia e professora da Sinnatrah, uma cervejaria-escola de São Paulo que oferece cursos desde 2009.

“O ‘bebedor de cerveja’ tende a procurar dois caminhos principais: aprender a degustar uma boa cerveja, através de formações como a de sommelier, ou a produzir sua própria bebida em casa, nas suas panelas”, acrescenta Carlo Enrico Bressiani, sommelier de cervejas, PhD em Finanças pela Universitat Ramon Llull, de Barcelona, e diretor-geral da Escola Superior de Cerveja e Malte, de Blumenau.

Há, também, os cursos avançados, especialmente voltados para quem já deu os primeiros passos. “São destinados aos cervejeiros que já sabem produzir cerveja, mas buscam aprofundamento sobre ingredientes, novas técnicas (lupulagem, mostura, boas práticas de fermentação) e que querem conseguir montar suas próprias receitas do zero”, explica Júlia.

Confira, a seguir, alguns dos cursos oferecidos e veja qual se adequa a você:

  PARA CONHECER

Sommelier de Cervejas
É um curso de degustação “orientado”, conforme indica Amanda Reitenbach, fundadora do Science of Beer Institute, uma escola criada em 2010, localizada em Florianópolis e com parcerias na América Latina e na Europa. “Aborda aspectos como degustação orientada, harmonização de cerveja e alimento, serviço de bebidas. Habilita o aluno a atuar como sommelier, atuando na comercialização e orientação de cervejas”, diz. “Para o curso de sommelier de cervejas o único pré-requisito é ser apaixonado por cervejas e estar aberto a aprender ainda mais sobre o assunto.”
Serviço: O Science of Beer Institute oferece o curso em diversas cidades ao longo do segundo semestre. Confira mais detalhes

Júlia Reis, sócia e professora da Sinnatrah

Degustação
Um curso de análise sensorial e degustação dará as ferramentas para aproveitar tudo o que a cerveja oferece e melhorará a sua experiência com a bebida, relata Júlia Reis, da Sinnatrah. “No que eu ministro, por exemplo, incluímos dicas de temperatura de serviço, técnicas para identificar o aroma e o sabor completo da cerveja, percepções sobre o amargor, o impacto dos ingredientes no sabor”, aponta. “A ideia não é que a pessoa beba uma garrafa inteira de cerveja estudando, isso pode parecer muito sério ou monótono para algumas pessoas. A ideia do curso é mostrar as possibilidades de sabor que a cerveja oferece sem que, necessariamente, ele se torne um especialista ou grande estudioso.”
Serviço: A Sinnatrah oferece o curso nos dias 31 de julho e 22 de agosto, em São Paulo. Confira mais detalhes

 

  PARA FAZER

Fabricação
Se você é da linha “faça você mesmo”, um curso de fabricação será a porta de entrada ideal para esse universo. “Afinal, ensinamos o passo a passo para o preparo de uma cerveja em casa sem a necessidade de tantos equipamentos como em uma fábrica. Fazer a própria cerveja e escolher as características de cor, amargor, álcool é muito prazeroso para quem gosta de cerveja”, garante Júlia. Além de ser um hobby que se tornou popular nos últimos anos, o curso não requer conhecimento prévio de química ou engenharia como muitos imaginam, segundo a professora.
Serviço: A Sinnatrah oferece o curso nos dias 21 e 28 de julho, além de 23 de setembro, em São Paulo. Confira mais detalhes

Science of Beer: cerveja na teoria e na prática

Tecnologia em Processos Cervejeiros
Assim como o de sommelier, o curso de tecnologia em processos cervejeiros serve para o apaixonado por cerveja que pretende aprender sobre o assunto, segundo Amanda. “É voltado para quem quer aprender os processos de fabricação, aprimorar conhecimento técnico, profissionalizar suas produções e inserir-se no mercado de trabalho, pois orienta a planejar e coordenar todas as etapas da produção de cerveja.”
Serviço: O Science of Beer Institute oferece o curso em diversas cidades ao longo do segundo semestre. Confira mais detalhes

 

  PARA APROFUNDAR

Science of Beer Styles; Escolas e Estilos de Cerveja
Curso ideal para quem gosta de conhecimento. Investiga os estilos de cerveja e fala sobre suas origens, sua importância histórica, sua classificação – e aborda as escolas cervejeiras.  “O curso de estilos cervejeiros pede um conhecimento prévio para execução, uma vez que a proposta gira em torno do aprofundamento”, avisa Amanda.
Serviço: O Science of Beer Institute oferece o curso em diversas cidades ao longo do segundo semestre. Confira mais detalhes. E, para saber sobre o curso da Escola Superior de Cerveja e Malte, clique aqui

Escola Superior de Cerveja e Malte: pós em cerveja

Graduação e Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira
A Escola Superior de Cerveja e Malte criou uma verdadeira grade universitária sobre a bebida mais consumida do mundo. É a Engenharia de Produção Cervejeira, primeiro curso de graduação sobre o tema fora da Alemanha. Tem 4.194 horas e dá diploma em Engenhenharia de Produção. Já o curso de Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira é feito em 18 meses e visa “fornecer o domínio de todo o processo produtivo aos mais exigentes padrões de qualidade de forma a otimizar e inovar na fabricação cervejeira”, segundo a escola.
ServiçoConfira mais detalhes sobre o curso de Engenharia de Produção Cervejeira. E, aqui, sobre a Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password