fbpx
breaking news New

Heineken se une a projeto para tornar cidade 100% circular em embalagens no PR

Telêmaco Borba é palco da iniciativa voltada para reciclagem e que uniu cervejaria com Klabin

O Grupo Heineken e a Klabin se uniram a um projeto para tornar Telêmaco Borba, no interior do Paraná, 100% circular. A iniciativa de caráter ambiental na cidade de cerca de 80 mil habitantes buscará dar a destinação correta a todos os resíduos sólidos recicláveis do município, que deverão ser transformados, reaproveitados ou reciclados, evitando o envio para aterros sanitários.

Para isso, o Grupo Heineken e a Klabin passaram a fazer parte do projeto Território 100% Circular em Embalagens (TC100), estruturado em 2020 pela Hub Incríveis, uma rede de inovação criativa que surgiu com o objetivo de reinventar o uso de embalagens. Além disso, a iniciativa passou a ter o apoio do ViraSer, um programa de logística reversa que atua para acelerar, qualificar e profissionalizar os sistemas de coleta seletiva nos municípios.

Leia também – Tragédia das chuvas na Bahia dificulta operação e adia recuperação das cervejarias

“O objetivo desse projeto é unir fortalezas, conhecimentos, experiências e recursos para darmos mais um importante passo rumo às mudanças necessárias em relação ao uso de embalagens pós consumo no Brasil. Nós acreditamos no potencial de colaboração entre as esferas público e privada para endereçar essas questões, pois entendemos que, somente juntos, será possível garantir os impactos positivos que almejamos de ponta a ponta na cadeia de embalagens”, afirma Ornella Vilardo, gerente sênior de sustentabilidade do Grupo Heineken, justificando a participação da companhia no projeto.

Em 2021, a primeira fase do TC100, que contou com o patrocínio da Klabin, buscou realizar um diagnóstico da quantidade de materiais de embalagens reciclados e comercializados pela cooperativa de Telêmaco Borba, além de medir o total de materiais direcionados para o aterro. E o trabalho apontou que apenas 11,7% das embalagens são recuperadas via coleta seletiva ao ano na cidade paranaense.

Publicidade

O projeto também destacou a necessidade de melhorias na estrutura das cooperativas, o aperfeiçoamento das políticas públicas, a formação e desenvolvimento de lideranças, a realização de iniciativas de educação ambiental e a criação de uma rede de comercialização de reciclados.

A segunda etapa do projeto envolve a criação conjunta de soluções. Depois, então, será o momento de colocar as soluções criadas em prática na cidade e acompanhar os resultados, identificando pontos de melhoria, acertos e o potencial de cada iniciativa. Além disso, também há o plano de levar o trabalho para outras localidades.

Com a presença da Klabin, empresa produtora de papéis, e a entrada do Grupo Heineken, com a sua expertise na cadeia do vidro, o foco agora é encontrar parcerias que tenham na sua estratégia a circularidade de embalagens, focando em companhias produtoras de plástico e metal, para garantir o conhecimento em todas as cadeias.

Por que Telêmaco Borba?
Escolhida para ser a primeira cidade a realizar o projeto TC100, Telêmaco Borba faz parte da trajetória da Klabin, a ponto de a empresa ter se instalado na localidade em 1934, antes mesmo de ela ter se tornado um município. Hoje, mais de 90% do seu território é de propriedade da empresa de celulose.

Um dos motivos que a levou a ser escolhida para a iniciativa ambiental foi possuir um aterro sanitário no fim de sua vida útil. “A cidade foi selecionada pelo comitê de inovação do Hub Incríveis para servir como um case que inspire e viabilize a construção de métodos e práticas circulares para outros territórios”, afirma Marcos Iorio, responsável técnico do Projeto TC100.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password