fbpx
breaking news New

19 lançamentos de cervejas artesanais realizados no mês de junho

Cervejaria Cruls lançou a sua American IPA, a nova integrante da Linha Padrão da marca de Brasília

A chegada do inverno e as datas festivas do meio do ano, como o tradicional São João, inspiraram as cervejarias artesanais a apresentarem novidades em junho. A Bodebrown, por exemplo, realizou três lançamentos neste mês, assim como a Maniacs ampliou o seu portfólio com mais dois rótulos.

Já a Antuérpia criou a Linha Cordel com o sabor do Nordeste, enquanto a Demonho apresentou duas novidades no mercado, assim como a Cervejaria Nacional. Para celebrar o período, a Landel trouxe uma American Strong Ale. E a Goose Island, em parceria com a Lohn Bier e a Avós, agitou o mercado em junho com colaborativas.

Leia também – Começo do inverno inspira chegada de rótulos especiais de cervejarias da Rota RJ

Assim, o Guia reuniu algumas das novidades mais relevantes do segmento. Confira estes e outros lançamentos das artesanais realizados em junho:

Antuérpia
Inspirada na história de Maria Bonita e Lampião, a Antuérpia desenvolveu a linha Cordel, com três cervejas: além da Perdição, lançada em 2018, foram apresentadas a Devoção e a Tentação. Elas trazem sabores nordestinos e contam uma parte da história da região. Os rótulos frutados possuem alta drinkabilidade. A Perdição estreou no mercado em 2018 e, desde então, teve a sua receita aprimorada. A Devoção brinca com a acidez do cajá e com o amargor característico do estilo IPA. Já a Tentação se destaca pela graviola, que convida o paladar para um segundo gole.  As ilustrações das embalagens foram cuidadosamente criadas para fazer referência às xilogravuras de cordel, manifestação artística que une as técnicas de xilogravura com o formato da literatura de cordel. O responsável por criar uma identidade tão distinta para a linha foi o artista Madruga.

Avós
A Cervejaria Avós uniu a elegância e a complexidade do conhaque Martell V.S.O.P à sua premiada Baltic Porter e, em junho, criou a cerveja Baltic Cognac Julep, em edição que homenageia coquetéis. Serão produzidas apenas 130 garrafas de 330ml.

Bodebrown
Neste mês de junho, a Bodebrown apresentou três lançamentos. O primeiro foi a Lupulol Sabro, resultado da combinação de maltes ingleses, ressaltando a tradição das Pale Ales. Na sua elaboração, houve aplicações dinâmicas do lúpulo Sabro, de origem norte-americana, em diversas fases do processo produtivo. A segunda novidade da Bodebrown foi a Oliven Brasilianisch Kölsch, receita que leva toques de mel e azeite de oliva e foi criada em parceria com a Casa Albornoz. E, para celebrar a chegada do inverno, a Bodebrown trouxe a Mama Milk. A bebida leva adição de lactose e tem 11,5% de teor alcoólico. Sua coloração é preta e o amargor é médio para alto, com 70 IBUs.

Colorado
A Cervejaria Colorado resolveu adicionar um ingrediente especial em sua nova cerveja: o maracujá. A fruta, associada à calma, faz parte da receita de Kuyá, a nova Session IPA que chegará às lojas a partir de julho. Leve e refrescante, a bebida é ideal para o brasileiro lidar com as notícias surreais que surgem no dia a dia, segundo a marca. A Kuyá entra para o portfólio fixo e apresenta aromas intensos de frutas tropicais, com cor dourada, 4% de graduação alcoólica e 30 IBUs. 

Cruls
A cervejaria Cruls lançou a sua American IPA, a nova integrante da Linha Padrão da marca. Trata-se de uma IPA que recebe os lúpulos norte-americanos Amarillo, Simcoe, Bravo e Columbus, com notas cítricas, frutadas e resinosas para cerveja. A American IPA tem 7% de graduação alcoólica e 52 IBUs e está disponível em garrafas de 600ml e chope.

Publicidade

Demonho
A Demonho trouxe duas novidades que provam a versatilidade das IPAs: a Raízes Malignas  (Double IPA) e a Pescador de Almas (Juicy IPA). O primeiro rótulo é uma Double IPA clássica, com um leve toque de aveia, e doses expressivas do lúpulo Mosaic. Ela tem 8,2% de graduação alcoólica e 70 IBUs. Já a Juicy IPA é uma salada de frutas com aroma e sabor, resultante da combinação dos lúpulos Amarillo, Mosaic, El Dorado e Simcoe com a fermentação da levedura Vermont. Sua graduação alcoólica é de 7%. E o rótulo conta com 50 IBUs.

Colaborativas da Goose Island
A Goose Island apresentou três colaborativas neste mês. Ao lado da Avós, lançou dois rótulos especiais em homenagem a John Hall: para resgatar a história do criador da Goose, as marcas lançaram a Grandpa John, uma Strong Baltic Porter de coloração rubi profunda, e a Lil John, uma Small Porter com espuma clara e aroma delicado. O primeiro lançamento tem 29 IBUs e 9,4% de graduação alcoólica. A bebida é de coloração rubi profundo, tendo espuma densa e persistente, aroma intenso de caramelo, com camadas de biscoito, tostado e chocolate. Já o segundo rótulo tem 15 IBUs e 2,7% de graduação alcoólica. E a sua coloração é âmbar escuro com reflexos avermelhados, tendo espuma fina e clara. Sua descrição aponta aroma delicado de tosta e nutty.

Para o Dia Mundial da Cerveja, comemorado no dia 5,  a Goose e a Lohn Bier se uniram para criar a Little Cata, uma Catharina Sour legítima brasileira com perfil de acidez limpa e com frutas em primeiro plano. Um dos destaques do lançamento são os lúpulos brasileiros da safra de 2021, em uma combinação que traz notas herbais e cítricas, criando um sabor fresco. São 3,4% de graduação alcoólica e 10 IBUs com carbonatação frisante, típica das Sours brasileiras.

Landel
A Cervejaria Landel também aproveitou o mês de junho para criar a Mad Dog, uma American Strong Ale com 9,5% de teor alcoólico e 90 IBUs. Elaborada cuidadosamente para aquecer nos dias mais frios da estação, esta cerveja é encorpada, maltada, lupulada e complexa, com aromas cítricos e resinosos, em camadas sob a potência do toffee dos maltes caramelados. A bebida pertence à linha Pisquê e está disponível em chope na tap house da marca e em lata de 473ml.

Maniacs
A Maniacs apresentou neste mês três cervejas em edição limitada. Os rótulos envasados em versão long neck de 355ml são duas novas IPAs, a Maniacs West Coast IPA e a Maniacs Double IPA, além da Maniacs 41 Pils, cerveja já produzida em barris e growlers de 1 litro. A West Coast IPA é amarga, seca, super aromática e cítrica, com leve sabor maltado e 6,5% de teor alcoólico e 60 IBUs. Já a Double IPA possui corpo médio, amargor alto, persistente e marcante. Tem 9% de teor alcoólico e 90 IBUs.

Nacional
A Cervejaria Nacional apresentou duas novas cervejas neste mês: o rótulo sazonal de inverno Rélou e a a Sa’si Pé de Moleque para as festas juninas. O primeiro lançamento é uma Double New England IPA e traz uma explosão de cítricos, 65 IBUs e 7,6% de graduação alcoólica. Já para deixar o arraiá ainda mais completo, a cervejaria apresentou a Sa’si Pé de Moleque, uma Stout com adição de amendoim torrado, com 5,2% de graduação alcoólica e 40 IBUs. Tem aroma e paladar de maltes tostados que lembram café e chocolate amargo, além de leve doçura dos maltes que, unida ao amendoim, remete a essa iguaria tão conhecida das festas juninas.

Wäls
A marca de Belo Horizonte lançou a Doce da Mata, uma união entre o sabor do doce de leite e a Wäls. As cidades que receberam o produto são Juiz de Fora, Barbacena, Cataguases, Ubá e Muriaé. Essa cerveja harmoniza com a suavidade do queijo Minas.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password