fbpx
breaking news New

19 lançamentos realizados pelas cervejarias artesanais em novembro

Novidades apresentadas ao público em lançamentos foram, principalmente, as cervejas mais lupuladas

O mês de novembro demonstrou que as cervejarias artesanais têm apostado nos rótulos mais lupulados quando preparam os seus lançamentos. Foram muitos os casos de marcas que entenderam ser de estilos que apostam em doses abundantes de lúpulo a preferência dos consumidores.

Assim, entre cervejarias que realizaram lançamentos nas últimas semanas, há casos claros dessa opção, como na Bodebrown, que apresentou dois rótulos que levam o nome de tipos de lúpulo na receita. Em uma colaborativa, a Ignorus e a Mestre-Cervejeiro lançaram uma cerveja que possui oito lúpulos, um a menos do que os presentes em uma das novidades da Landel.

Leia também – Grupo Petrópolis lança Itaipava 100% Malte e reforça concorrência no setor

Confira abaixo esses e outros lançamentos das cervejarias realizados em novembro e selecionados pelo Guia:

Alles Blau
A Alles Blau realizou, em novembro, o lançamento de uma Vienna Lager. De cor âmbar avermelhada e com aroma tostado e refrescante, o rótulo tem 5% de teor alcoólico e 28 IBUs de amargor, com a promessa de ser uma cerveja com alta drinkabilidade.

Bodebrown
A Bodebrown foi uma marca que chamou a atenção dentro do setor de cervejarias artesanais pelos vários lançamentos realizados em novembro. Entre eles, destacaram-se duas novidades no formato de growlers PET, a Lupulol Mosaic e a Lupulol Sabro, marcadas pelo frescor e a presença marcante dos lúpulos. A Lupulol Mosaic combina maltes ingleses e ressalta a tradição das Pale Ales. No aroma, nuances cítricas e um combinado entre pêssego, manga, lima e pinho. Tem médio amargor e graduação alcoólica de 6,5%. Já a Lupulol Sabro alia os maltes ingleses e a raiz das Pale Ales com frutados, incluindo notas tropicais como coco e cítricos, provenientes do lúpulo, em especial o que lhe dá nome, o Sabro, adicionado de forma dinâmica durante o processo de fabricação. A marca paranaense também apresentou outra criação, a Helles de Curitiba. A novidade surgiu de uma parceria com o cervejeiro Jarbas Brauns. Essa cerveja tem graduação alcoólica de 5%, baixo amargor (15 IBUs) e uma coloração amarela ouro, com corpo médio.

Cruls
A cervejaria Cruls apresentou neste mês a Elipse, uma New England IPA feita com os lúpulos Citra, Sabro, Mosaic, Vic Secret e Columbus. Esta é a segunda cerveja da série Cosmos, linha dedicada exclusivamente ao universo das India Pale Ales. A arte do rótulo da Elipse é assinada pelo artista visual Taiom. A cerveja tem 5,7% de graduação alcoólica e 42 IBUs, estando disponível em latas de 473ml e em chope.

Doutor Duranz
A microcervejaria da região serrana do Rio de Janeiro lançou neste mês mais uma variação da sua Imperial Stout, a Nigredo Cherry Stout. A bebida tem 10,5% de teor alcoólico e 28 IBUs. Na receita, foram adicionadas cerejas morello. E a cerveja permaneceu maturando por três meses. A versão é bem densa e com destaque para as notas de café, chocolate e, obviamente, cereja.

Espiral
De Petrópolis, a Cervejaria Espiral, a mais nova integrante da Rota Cervejeira RJ, anunciou a chegada da IPAHolic. A novidade é uma Session IPA, com 4,9% de graduação alcoólica e 28 IBUs de amargor.

Goose Island
A Goose Island se uniu à Zee.Dog para lançar um rótulo comemorativo na inauguração do espaço Pet Friendly, em São Paulo. A novidade é a Temple Pale Ale, que traz em sua receita o aroma de lúpulo, sabores cítricos de frutas amarelas, provenientes dos lúpulos australianos utilizados no dry-hop, como Vic Secret, Galaxy e Enigma. Com espuma clara e cremosa, a bebida tem 30 IBUs e 5,6% de teor alcoólico.

Ignorus e Mestre-Cervejeiro
A rede Mestre-Cervejeiro.com anunciou o lançamento de uma cerveja colaborativa com a Ignorus, a 8 Lúpulos. A receita foi criada com doses consideráveis de uma combinação de 8 lúpulos (Cascade Cryo Hops, Centennial, Citra, Idaho, Galaxy, Mosaic, Motueka e Topaz). O resultado é uma American IPA intensa, dentro do perfil das clássicas, dourada, com aromas e sabores cítricos e frutados, amargor persistente e final seco. Ela é uma American IPA com 60 IBUs. E será comercializada em produção única e lotes limitados.

Publicidade

Landel 
A Cervejaria Landel apresentou mais duas novidades neste mês. Uma no Growler Day de Halloween, que ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro, que foi a 7 Pecados, uma New England IPA feita com sete lúpulos, como indica o nome do rótulo: ELA, Centennial, Cascade, Amarillo, Columbus, Chinook e Citra. A outra é a Sinestesia, uma American Strong Ale com 9% de teor alcóolico e 90 IBUs de amargor, com adição de flocos de cacau. A bebida é uma colaborativa com a Fábrica Chocolate Atlântico, de Ilhéus (BA). Com aroma predominante do cacau, a Sinestesia apresenta corpo maltado com notas da fruta ao final, lembrando a sensação de se degustar uma barra de chocolate, o que suaviza seu alto teor de álcool.

Lunatic Brew
A Lunatic Brew apresentou em novembro a Ryewine, uma cerveja potente, com maltes de centeio, sendo encorpada e aveludada, com venda exclusiva na Beer Mad da Vila Gastronômica Souq, em Curitiba. A Ryewine está disponível em três versões e é uma variação da Barley Wine, um sucesso da marca.

Maniacs 
A nova cerveja desenvolvida pela Maniacs promete trazer o mel de abelhas em sua composição. Batizada como Honey Honey, ela é o quarto lançamento da marca neste ano. O rótulo possui coloração clara e turva, leva notas de lima da pérsia, carambola, capim limão e mel. Com 28 IBUs de amargor, a Honey Honey está disponível em chope e em garrafas de 355ml.

MinduBier
A MinduBier realizou o lançamento de dois rótulos no mercado de cervejarias artesanais no mês de novembro. Trata-se da Straction, uma Double Dry-Hopped New England IPA, e da Distraction, uma Double Dry-Hopped New England Double IPA. A primeira tem como protagonista o lúpulo Strata (resultado do programa de melhoramento genético de lúpulos da Universidade Estadual do Oregon/EUA), com 6,9% de teor alcoólico e uma coloração alaranjada e turva. Já a segunda cerveja traz o lúpulo Citra (também originário dos EUA), que, junto ao blend de lúpulos Huell Melon (Alemanha) e Simcoe (EUA), entrega sabor de frutas como pêssego e maracujá, além de notas cítricas no retrogosto e teor alcoólico de 7,7%.

Nacional
A Mula Series é a nova ativação da Cervejaria Nacional, com a adição de novos ingredientes no rótulo clássico Mula IPA. Agora, entrou na carta da marca a Mula Cítricos, que inclui na receita folhas de frutas. A cerveja leva em seu preparo as folhas de laranja, tangerina e limão, que proporcionam aroma de frutas. Tem corpo médio, com a mesma coloração da receita original, 7,5% de graduação alcoólica e 60 IBUs de amargor.

Ouropretana
A Destilaria e Cervejaria Ouropretana anunciou a chegada da Ouropretana Weiss Vodka, produzida em uma destilaria artesanal e em pequena escala. Em sua composição, além dos cereais selecionados, são adicionados cereais da destilação da Ouropretana Weissbier, que tem trigo e cevada em sua composição. A novidade possui graduação alcoólica de 40%. É triplamente destilada em colunas de cobre, que suavizam o sabor dos cereais. Com a adição dos componentes da Ouropretana Weissbier, há um perfil sensorial que traz uma nota picante e levemente adocicada.

Priceless
Novo complexo gastronômico no centro de São Paulo, o Priceless chega com uma criação exclusiva do fundador da Cervejaria Avós, Junior Bottura: a cerveja Dona Carlinda. É um rótulo com dulçor e, de acordo com sua descrição, com a cremosidade da manga palmer, plantada às margens do Rio São Francisco, em Petrolina (PE). O nome é uma homenagem à pequena produtora de arroz agroecológico que é a base da cerveja. O rótulo possui 4,1% de teor alcoólico e 21 IBUs.

Santo Chico 
Outra novidade entre os lançamentos das cervejarias é a So Alone, uma Smash IPL, sendo a nova aposta da Santo Chico. Ela é uma nova receita da cervejaria de Osasco (SP), com single malte Pale Ale e single hop Sabro, de fermentação Lager. Tem teor alcoólico de 6,6% e corpo médio baixo, com carbonatação média. De cor âmbar, apresenta-se transparente e levemente turva no copo. O lúpulo Sabro, único na receita, traz características peculiares a este novo rótulo, lembrando em seu aroma e sabor frutas, como o coco e a tangerina madura.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password