fbpx
breaking news New

20 lançamentos realizados pelas cervejarias artesanais em janeiro

Criatividade das cervejarias e diversidade de sabores refrescantes marcam novidades do segmento

Com o início do ano, as cervejarias artesanais brasileiras brindaram os consumidores com sabores e criatividade. Janeiro foi marcado por lançamentos inovadores e ousadia na criação de cervejas, muitas delas focadas na refrescância para combinar com as altas temperaturas dessa época.

Por isso, diversos lançamentos de cervejas realizados em janeiro contaram com a presença de frutas em suas formulações, tanto em Sours quanto em IPAs. Além disso, algumas marcas, já preparadas para o carnaval, aproveitaram o período para a apresentação de novidades voltadas à folia, que já começa a tomar conta das ruas no Brasil.

Leia também – Filme apresenta Blumenau e retoma sonho de mapear cultura cervejeira do Brasil

Essas novidades se unem para criar um festival de aromas e sabores no universo das cervejas artesanais. Confira uma seleção do Guia dos lançamentos de cervejas realizados em janeiro:

3Barcaças
A marca da Bahia lançou a Pitaya Hash, uma Pitaya Juicy IPA com teor alcoólico de 5,4%. Essa cerveja é resultado de uma colaboração especial com a loja Cerveja Salvador. A Pitaya Hash é uma Hazy IPA enriquecida com a presença da pitaya, Hop Hash Citra e um dry hop dos lúpulos Galaxy e Azzaca.

Bodebrown
A Bodebrown apresentou a Popeye Progressive Lager, uma homenagem à força e tradição, disponível em latas de 473ml. Essa cerveja combina os estilos German Lager e German Pilsner, utilizando dois tipos de malte e uma infusão progressiva de dois lúpulos alemães. Destacando a tradição cervejeira com a levedura bávara de baixa fermentação, a Popeye Progressive Lager é uma celebração inspirada em Popeye, o marinheiro atemporal símbolo de força, com teor alcoólico de 4,9%.

Brewstone
A Samba Session, lançamento da Brewstone para o carnaval, é uma Session IPA que combina os lúpulos Loral, Vic Secret e Mandarin Bavaria. O Loral traz um toque de ervas nobres e florais, enquanto o Vic Secret, exótico e selvagem, adiciona notas de frutas tropicais. O Mandarin Bavaria, com seu sutil toque de tangerina, completa a experiência, proporcionando doçura e leveza.

Burgman
A Serenata Tropical é o mais recente lançamento da Burgman, sendo do estilo Catharina Sour. Em sua formulação, incorpora lúpulo e malte nacional, além de uma combinação de manga e abacaxi. Tem uma acidez leve e um toque mínimo de amargor.

Croma Beer
A Croma Beer aproveitou o mês de janeiro para apresentar várias novidades ao público cervejeiro. A marca lançou a Wave Pool Max, uma Juicy IPA com 7,1% de graduação alcoólica. Essa cerveja incorpora três formatos diferentes de lúpulos, incluindo Aromahop Mosaic, Mosaic Cryo, Mosaic T90 e Galaxy T90. Uma adição extra de Riwaka eleva ainda mais o perfil lupulado, resultando em um equilíbrio entre os extremos frutados, tropicais e cítricos. Dando sequência à série 4 Billion, a 4 Billion Planets é uma Double Juicy IPA com 8,2% de álcool, oferecendo uma experiência intensa e frutada. A mistura de lúpulos Citra, Mosaic e Ekuanot traz complexidade ao sabor. O Citra adiciona notas cítricas e de toranja, o Mosaic contribui com um sabor frutado e de manga, enquanto o Ekuanot entrega um toque picante e herbal. Já a Outfield é uma Double Juicy IPA com 7,7% de álcool. A combinação de lúpulos Nelson Sauvin e Eldorado confere um sabor complexo e equilibrado. O Nelson Sauvin traz notas frutadas e de uva, enquanto o Eldorado adiciona um toque cítrico e de melão.

Ewam
A marca da Mooca, em São Paulo, apresentou mais uma criação, a Brut Sour Framboesa e Amora. Essa receita Sour combina framboesa e amora, resultando em uma cerveja leve, ácida e com uma efervescente carbonatação. Com teor alcoólico de 4,2%, seu perfil leve e ácido é complementado pela intensidade das frutas vermelhas.

Filosofia
O Eterno Retorno é a mais recente criação da Filosofia. Esta é a segunda New England IPA da marca, com um teor alcoólico de 7,2%. Segundo o descritivo, seu corpo alto harmoniza sabores maltados leves com a notável presença dos lúpulos, proporcionando um perfil que evoca frutas maduras amarelas e cítricas.

Juan Caloto
A Panaceia Dourada dos Confins do Éden foi o lançamento realizado em janeiro pela Juan Caloto. Com graduação alcoólica de 7,6%, esta Celestial Tripel Ale promete levar os apreciadores de cerveja a uma jornada sensorial única. A cerveja apresenta casca de laranja, sementes de coentro, trigo e aveia, resultando em aromas e sabores frutados, cítricos e levemente condimentados.

Publicidade

Koala San Brew
A série Kosmos foi a principal aposta da Koala San Brew nos seus lançamentos de cervejas realizados em janeiro. A marca de Nova Lima (MG) apresentou a Apeiron, uma New England Triple IPA com a inclusão da lupulina isolada e a utilização da levedura exclusiva KSB-01. No sensorial, há uma “explosão” de frutas tropicais, com destaque para abacaxi, maracujá, manga, bluberry e notas de frutas cítricas, além de nuances de frutas de caroço. A finalização é marcada por um toque resinoso de pinho. A Koala também lançou a Pilars of Creation, uma Triple IPA. Tem variedades australianas na lupulagem, incluindo Enigma e Eclipe, juntos ao lúpulo neozelandês Riwaka da fazenda Hop Revolution. A levedura KSB-01 também é usada na fermentação. No paladar, segundo o descritivo, é cítrica, com um toque de mandarina e complemento de toranja rosa.

Landel
A cervejaria de Campinas (SP) lançou a Saison Pé na Areia. A novidade é uma interpretação do estilo Saison, originário da escola belga, e traz uma adição de caju e abacaxi. Leve, tem aromas condimentados e frutados, além de uma sutil acidez no retrogosto. Destacando-se por uma abordagem mais leve em comparação às Saisons tradicionais, a Pé na Areia ostenta 5,1% de álcool e 30 IBUs de amargor.

Proa
A Proa Cervejaria e o Graveteiro, grupo de agricultores familiares de Uauá, interior da Bahia, uniram forças para lançar uma Catharina Sour colaborativa intitulada Sertão ao Litoral. Essa cerveja destaca-se por ser uma Sour com maracujá-do-mato, goiaba e hibisco, incorporando elementos tropicais, acidez refrescante e um toque floral. A parceria entre a Proa e o Graveteiro visa valorizar a cultura e a produção local, destacando o empenho e paixão do grupo de agricultores.

Quatro Poderes
A marca de Brasília fez um lançamento em janeiro já com foco no carnaval: a Rosa dos Ventos. É uma cerveja de trigo com pitaya rosa, com 4,9% de graduação alcoólica e disponível em latas de 473ml. A marca a define como “a porta-bandeira inigualável para abrir o carnaval”.

Stormy Brewing
A Stormy Brewing começou o ano com um trio de lançamentos. O primeiro foi a Dance of Sands, uma New England IPA com 6,8% de graduação alcoólica. Essa cerveja combina lúpulos Superdelic, Citra e El Dorado. O Superdelic é o protagonista, trazendo aromas de frutas vermelhas, manga madura e notas cítricas intensas. A novidade tem corpo médio/alto, amargor baixo, coloração amarelo palha e turbidez alta. O segundo lançamento foi a Waves on the Rocks, uma Double New England IPA com 8,3% de graduação alcoólica. Essa cerveja combina os lúpulos Nelson Sauvin, Mosaic e Cascade, resultando em um corpo alto e muito sedoso, amargor baixo, coloração amarelo palha e turbidez alta. O frescor e o frutado intenso do Nelson Sauvin, com seus tons de uvas brancas e pitanga, são a marca registrada desta cerveja. O terceiro lançamento foi a Watermelon – Edição Hortelã, uma Imperial Sour com 7,6% de graduação alcoólica. A cervejaria adicionou um toque ainda mais refrescante com a presença de hortelã, proporcionando maior frescor para enfrentar as altas temperaturas. A melancia permanece como protagonista, enquanto frutas vermelhas e hortelã garantem uma base de sabor singular. Tem coloração vermelho claro e turva, acidez baixa/moderada, corpo alto e álcool quase imperceptível.

Turatti
A Cervejaria Turatti lançou sua primeira cerveja sem álcool com um toque especial: é produzida com cuscuz, uma homenagem à tradição gastronômica do Nordeste brasileiro. Com apenas 0,5% de teor alcoólico e baixíssimas calorias, a American Lager Sem Álcool Turatti oferece uma opção leve e diferenciada para os apreciadores de cerveja. O cuscuz adiciona complexidade ao sabor, criando uma fusão única entre tradição, inovação e criatividade.

Way Beer
A Way Beer apresentou seu mais recente lançamento em janeiro: a Sour Pitaya. A cerveja destaca a exótica e refrescante pitaya, fruta típica do verão que tem conquistado a gastronomia criativa brasileira. Originária do México e ainda relativamente recente no Brasil, a pitaya equilibra um sabor suave com uma intensa coloração. A Sour Pitaya da Way reflete o rosa vibrante e translúcido da fruta, com média formação de espuma. Com baixo amargor e um teor alcoólico de 4,5%, a cerveja é refrescante. Segundo seu descritivo, o aroma cítrico característico das sours realça as notas de frutas tropicais no paladar.

1 Comment

  • LUCIENNE PIRES DE BARCELLOS Reply

    15 de fevereiro de 2024 at 20:55

    seria interessante saber onde comprar esses lançamentos, nem que fosse loja online 🙂

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password